O mês em resumo: Cai a ditadura de Kadafi e economia às avessas

Agosto termina e dois assuntos foram destaque: A queda da ditadura de Muammar Kadafi na Líbia e as novas consequências da crise econômica que atingiu o mundo.


E a crise econômica voltou a atormentar o planeta. Tudo por causa do rebaixamento da dívida dos Estados Unidos. No dia 2 de agosto o acordo que definiu o novo limite da dívida foi aprovado com muito custo, mas o mundo reagiu mal e as bolsas caíram nos dias seguintes. No dia 5, a agência Standard & Poors rebaixou a nota da dívida pública americana para AA+ devido à crescente dívida e o pesado déficit orçamentário. As bolsas enfrentaram enormes perdas naquela semana. No Brasil, o Ibovespa teve num só dia perdas de 8%


Outro assunto que agitou o mês foi a tomada de Trípoli, a capital da Líbia pelas forças rebeldes. A tomada da capital aconteceu em 21 de agosto quando o QG de Kadafi foi invadido. Os seus três filhos foram colocados em prisão domiciliar, dois dias depois de tomar o quartel, as forças continuaram o combate com as forças de resistência de Kadafi. O ditador se refugiou na Argélia, enquanto isso, Trípoli era das forças rebeldes. Era o fim de um regime ditatorial dos mais sangrentos no continente africano. Um governo de transição deverá ser instalado até as eleições de 2013.


A onda de violência que paralisou Londres também foi destaque em agosto. A capital inglesa foi tomada por uma série de protestos pela morte de Mark Duggam no dia 4, e os confrontos entre manifestantes e a polícia seguiram nos dias seguintes. Prédios ficaram incendiados, ônibus quebrados e no total, cinco pessoas morreram nos distúrbios causados pelas redes sociais.

O furacão Irene passou como uma tempestade tropical matando 50 pessoas na Costa Leste dos Estados Unidos.



O governo Dilma teve duas baixas em agosto. Mais dois ministros caíram no mês. O primeiro foi Nélson Jobim que deixou o Ministério da Defesa por falar mal do governo. Em entrevista à revista Piauí, Jobim fez críticas ao governo e chamou Ideli Salvatti de fraquinha e provocou a ministra chefe da casa civil Gleisi Hoffmann, tais declarações deixaram Dilma irritada e Jobim perdeu o posto. Quem assumiu o cargo foi o chanceler Celso Amorim, já Wagner Rossi caiu no Ministério da Agricultura pela série de denúncias de irregularidades publicadas na imprensa. Rossi desmentiu tudo e no seu lugar assumiu o deputado Mendes Ribeiro. Já Alfredo Nascimento atacou o governo depois de ser demitido do Ministério dos Transportes e seu partido, o PR deixou a base aliada. E no Ministério do Turismo, a Operação Voucher prendeu 35 pessoas por corrupção.


Dilma Rouseff foi eleita a terceira mulher mais influente do planeta, segundo a revista Forbes. A escolha se deve ao fato de ser a primeira mulher a ser eleita na maior economia da América Latina. Dilma ficou atrás de Hillary Clinton e Angela Merkel.

Deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) chora no plenário da Câmara durante a sessão sobre a cassação do seu mandato

E mais uma vez o cheiro de pizza contaminou nossos políticos. Flagrada em vídeo onde recebia dinheiro de Durval Barbosa, Jaqueline Roriz escapou de ser cassada. Foram 165 votos à favor, quando o número necessário para aprovar a cassação era de 257. Assim, Jaqueline segue seu mandato e o povo mais uma vez fica com cara de tacho.


Um crime covarde chocou o Rio de Janeiro. A juíza Patrícia Acioli foi executada no dia 11 de agosto com 21 tiros quando chegava em sua casa em um condomínio de Piratininga, próximo à Niterói. A Polícia segue investigando o caso, mas ninguém foi preso. Realmente não foi um bom mês pros cariocas. No dia 9, um ônibus foi sequestrado na linha entre Mauá e Duque de Caxias próximo à Avenida Presidente Vargas deixando cinco pessoas feridas. Quatro bandidos foram presos, no dia 14, uma tragédia no Parque Glória tirou a vida de duas pessoas e deixando oito feridas. No dia 27, um bonde sem freio matou cinco pessoas em Santa Teresa.


Personagem do mês: Reynaldo Gianecchini: O ator Reynaldo Gianecchini descobriu que tem câncer linfático, do tipo Linfoma T não Hodgkin. O ator se submeteu à sessões de quimioterapia e no dia 26 deixou o hospital. O ator demonstrou estar forte para encarar o drama.


A novela Insensato Coração saiu do ar no dia 19 e no último capítulo foi revelado o assassino da personagem Norma (Glória Pires). A assassina foi Wanda (Natália do Vale). O vilão Léo (Gabriel Braga Nunes) morreu na prisão. O último capítulo teve picos de 50 pontos. No dia 22 estreou Fina Estampa, nova novela de Aguinaldo Silva e vem obtendo índices razoáveis. Os destaques são: Lília Cabral como Griselda e Christiane Torloni com a perua Tereza Cristina, mas quem vem roubando a cena é o ator Marcelo Serrado como o impagável mordomo Crô.


O SBT comemorou seus 30 anos com uma festa com seus funcionários. O que chamou a atenção foi Sílvio Santos à vontade na coletiva, de camisa florida e short rosa. Um episódio de Chaves foi exibido com o elenco da emissora.



José Luiz Datena voltou à Bandeirantes no dia 8 à frente do Brasil Urgente depois de rápida passagem pela Record. E essa passagem vai dar muita dor de cabeça. Segundo a assessoria de imprensa da emissora que soltou um comunicado, não houve censura à Datena. O Cidade Alerta agora ficou restrito à São Paulo. Falando em Record, a emissora viveu um mês infernal com quedas de audiência principalmente com a fraca edição de A Fazenda e com a demissão de todo quadro de funcionários da Rádio Record entre eles os comunicadores Gil Gomes, Paulo Barboza e Leão Lobo. A emissora passou a tocar música direto.


Momento bizarro: Em sua despedida do Manhã Maior, a jornalista Keila Lima deixou o emocional falar mais alto ao se despedir do programa. Numa tremenda saia justa, Keila deu uma tremenda alfinetada em Daniela Albuquerque dando a entender que Daniela era ingrata e que a emissora tem poucos recursos, e tudo ao vivo. Regina Volpato que andava afastada da TV assumiu o comando do programa.


O futebol do Brasil celebrou este mês o quinto título mundial na categoria sub 20. A conquista na Colômbia teve a marca de Oscar, que na decisão contra Portugal marcou os três gols da vitória. Henrique foi escolhido o melhor jogador do torneio.


O UFC Rio fez o Brasil descobrir as lutas de MMA virarem uma nova febre. No ginásio lotado, o público delirou com os golpes, socos e chutes dos lutadores brasileiros. Rodrigo Minotauro, Maurício Shogun e Anderson Silva levaram o público ao delírio no octógono conquistando grandes vitórias.


No atletismo, o Brasil tem sua primeira campeã. Fabiana Murer escreveu seu nome na história ao conquistar o título mundial na prova do salto com vara, com a marca de 4,85 m. Esta é a primeira conquista de um atleta brasileiro em mundiais da modalidade.

Dois ex- jogadores passaram por enormes apuros em agosto. O Doutor Sócrates, ídolo da Fiel nos anos 80 ficou sete dias internado por causa de uma hemorragia digestiva. Já Ricardo Gomes, técnico do Vasco sofreu um AVC hemorrágico mas se recupera bem.

E Neymar se tornou papai com o nascimento de David Lucca no dia 24. Com 2,8 kg, David Lucca veio ao mundo com a bênção de Ganso, parceiro inseparável do craque santista.


Em agosto nos deixaram: o ator Ítalo Rossi, com mais de 400 peças teatrais e 50 anos de carreira, o jornalista Walther Abrahão, que esteve presente em seis Copas do Mundo, o ex - presidente do BNDES Antônio Barros de Castro e o diretor de redação do jornal O Globo Rodolfo Fernandes.


Fim de uma era na Apple. Steve Jobs deixou o comando da empresa. Nos últimos 35 anos, Jobs revolucionou a informática com produtos e inovações como o iPod, iMac, Macintosh e a mais recente novidade, o tablet iPad, uma revolução nos smartphones.

Em setembro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

2 Comentários

FABIOTV disse…
Olá, tudo bem? E uma pergunta que não quer calar: É Kadafi, Gadafi, Gadaffi, Kadaffi? Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net
Kleber Nunes disse…
Eu conheço Kadafi, já que a Folha de S. Paulo usa Gadaffi, varia muito em relação à pronúncia, mas eu uso Kadafi.