Itamar Franco morre em São Paulo




O senador e ex- presidente Itamar Franco morreu na manhã de sábado aos 81 anos devido á complicações da pneumonia. Itamar estava internado desde 21 de maio quando se licenciou do cargo de senador para tratar uma leucemia. A causa da morte foi um AVC, segundo o Hospital Albert Einstein. Político nascido em Salvador foi prefeito por duas vezes no município de Juiz de Fora. Em 1974 foi eleito senador pelo MDB, sendo reeleito em 1982 pelo PMDB. Quatro anos mais tarde foi para o PL, partido que disputou a eleição de governador, mas acabou derrotado por Newton Cardoso do PMDB. Em 1989, compôs com Fernando Collor de Mello a chapa vitoriosa que levou Collor ao poder. Com o impeachment de Collor, Itamar assume a presidência. Seu governo foi marcado por uma coalizão de partidos, cujo objetivo era garantir a governabilidade e a estabilidade democrática após o processo de impeachment que mobilizou a sociedade, além da administração dos crescentes problemas econômicos, como a escalada da inflação. Foi no governo Itamar que Fernando Henrique Cardoso foi nomeado ministro da Fazenda, e incumbido com a tarefa de combater a inflação. No mesmo ano, o Brasil adotou o Cruzeiro Real, e foi lançado o Plano de Estabilização Econômica, que preparava o país para a introdução de uma nova moeda. Em julho de 1994, o real começou a circular. A estabilidade econômica do Plano Real garantiu a FHC a vitória na disputa presidencial daquele ano. Depois da Presidência tornou embaixador do Brasil em Portugal entre 1995 e 1996 e, depois, representou o país na OEA (Organização dos Estados Americanos) de 1996 a 1998. Em 1998 foi eleito governador de Minas Gerais depois que foi preterido pelo PMDB que não indicou candidato à presidente. Tentou novamente se candidatar nas eleições de 2002 e 2006. Em 2009 se filia ao PPS sendo eleito senador nas eleições de outubro passado com mais de 5 milhões de votos. Com a morte de Itamar, assume o suplente Zezé Perrela.

Postar um comentário

2 Comentários

Kleber Nunes disse…
Se é que existe ética na política, o Itamar Franco acabou assumindo um enorme abacaxi com a saída do Collor e fez um governo se não foi o melhor, foi o governo que preparou o país para o período de prosperidade e estabilização econômica que viria nos governos de FHC e Lula. Graças ao Plano Real instalado no governo de Itamar, o Brasil conseguiu derrotar o tão temido dragão da inflação e consequentemente elegeu Fernando Henrique que saiu de ministro para ser presidente.
Kleber Nunes disse…
Durante seu governo, Itamar fez ficar famosa a modelo Lilian Ramos que no carnaval de 1994 apareceu sem calcinha e o caso deu muito que falar. Logo depois tentou engatar um namoro rápido com a professora June Drummond no final de seu mandato.