O Fenômeno vai parar




ronaldo brasil final da copa do mundo 2002 (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

Ronaldo Fenômeno vai pendurar as chuteiras. Aos 34 anos, o jogador que renasceu duas vezes para o futebol decidiu encerrar a carreira. Com 18 anos de carreira, mais de 400 gols em sete clubes e na seleção brasileira, o jogador decide parar porque cansou. Em entrevista ao jornalista Daniel Piza do jornal O Estado de S. Paulo, Ronaldo confirmou a decisão de parar de jogar. "Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba".

Ronaldo tinha intenção em seguir no Corinthians até o fim do ano, mas ele resolveu antecipar a decisão. Começou a carreira no Cruzeiro onde foi artilheiro e despontou como craque. Aos 17 anos foi pra Holanda jogar no PSV Eindhoven. Em 1996 foi contratado pelo Barcelona onde passou a ter status de ídolo e viveu seus melhores momentos na carreira. Na Itália jogou na Inter de Milão e Milan. Ainda jogou no Real Madrid e em 2009 voltou ao futebol brasileiro jogando pelo Corinthians onde foi fundamental nas conquistas da Copa do Brasil e Campeonato Paulista. No ano passado não conseguiu ritmo de jogo em consequência de perda de rendimento. Sofreu duas contusões graves: a primeira em abril de 2000 e a última em fevereiro de 2008.

Pela seleção jogou as copas de 1994, 98, 2002 e 2006. Em 98 foi o personagem da maior derrota do Brasil em Copas. Horas antes do jogo contra a França, Ronaldo sofre uma convulsão. Apático nada pode fazer diante dos franceses. Em 2002 deu a volta por cima sendo campeão e artilheiro com 8 gols. Em 2006 na Alemanha foi cirticado por excesso de peso, mesmo assim marcou mais três gols se tornando o maior artilheiro de todas as copas.

Postar um comentário

0 Comentários