O penúltimo capítulo da série olímpica sobre os momentos mais marcantes do Brasil nas Olimpíadas traz hoje a trajetória de José Roberto Guimarães.
Zé Roberto Guimarães é o único da história olímpica a se sagrar campeão olímpico em ambos os naipes no vôlei mundial sendo campeão no masculino e bi no feminino. Como jogador disputou os jogos olímpicos de Montreal em 1976 e pela seleção foi bicampeão sul americano. Iniciou carreira de treinador sendo assistente de Bebeto de Freitas em 1988, depois dirigiu times nacionais.
Em 1992 surgiu a oportunidade de dirigir a seleção masculina de vôlei e nos jogos de Barcelona comandou uma geração fantástica de jogadores que conquistaram a primeira medalha de ouro em um esporte coletivo em jogos olímpicos, no ano seguinte essa mesma seleção conquistava a Liga Mundial. Deixou a seleção masculina após a Olimpíada de Atlanta e chegou a ser gerente de futebol no Corinthians.
Sua volta à seleção foi em 2003 quando passou a dirigir a seleção feminina promovendo uma renovação conquistando títulos do Grand Prix, sul americano e ao mesmo tempo colecionando fracassos como na Olimpíada de Atenas quando viu escorrer entre os dedos a vaga na final olímpica no fatídico jogo contra a Rússia quando ficou a um ponto de ir pra decisão e as russas reagiram vencendo de virada. Quatro anos depois nos jogos de Pequim veio o tão sonhado ouro feminino, em Londres 2012 veio o bicampeonato numa campanha marcada pela superação - depois de um começo difícil o time reagiu e chegou á final contra os EUA, saiu atrás e virou pra 3 x 1 chegando ao bicampeonato olímpico. Zé Roberto chegava à sua terceira medalha de campeão olímpico na carreira. Ele ganharia em Tóquio a medalha de prata à frente da seleção feminina. José Roberto completa no dia 31 deste mês 70 anos e esperamos que o presente seja mais uma medalha no currículo nos jogos de Paris.
Na quinta que vem no encerramento da série um bronze com sabor de ouro. Vamos relembrar a épica maratona de Atenas que consagrou Vanderlei Cordeiro de Lima há 20 anos atrás.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.