Hoje o quadro Semana em Resumo será especial e todo dedicado ao conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia. Lembrando que toda vez que houver um fato relevante edições especiais serão postadas.
1 - O blefe de Putin: No começo da semana o presidente russo Vladimir Putin anunciava que reconhecia as regiões de Donetsk e Luhansk como áreas separatistas e ao mesmo tempo ordenava o envio de tropas às regiões.
2 - O início da operação: No final da noite de quarta feira no Brasil (final da madrugada em Kiev) começava a operação militar russa. Houve ataques em várias frentes: por terra, no ar e no mar. Houve também a invasão á usina nuclear de Chernobyl, palco em 1986 de um dos maiores desastres nucleares da história. os combates já duram três dias e mais de 200 pessoas morreram. Milhares de ucranianos tentam fugir de Kiev rumo à Polônia. Jogadores brasileiros que atuam na Ucrãnia tentam fugir de trem rumo à Romênia e revelaram um clima aterrador em alta tensão. Este foi o maior ataque a um estado europeu desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
3 - A reação do mundo: Não demorou muito para começarem a surgir sanções vindas dos Estados Unidos e da comunidade internacional. As sanções vão desde a perda de acesso à dólares até a exclusão no Swift. Por outro lado Joe Biden descartou o envio de tropas para lutarem na Ucrânia. No Conselho de Segurança da ONU o Brasil votou a favor da resolução que condena a invasão, a Rússia usou poder de veto e barrou a resolução.
4 - A resistência ucraniana: O presidente ucraniano Zelensky vem clamando resistência pois ele é o alvo de Putin e ele disse que o país não vai baixar as armas.
5 - Os efeitos na economia: A invasão russa causou transtornos e derrubou as bolsas por toda parte, o preço do barril de petróleo passou dos US$ 100 e o dólar no Brasil fechou em alta.
Sábado que vem o quadro retorna
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.