A série especial sobre os esportes do programa olímpico traz hoje o ciclismo.
* Postagem publicada originalmente em 2016 e republicada em 2021 com adaptações
O ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro ou cumprir a meta no menor tempo possível. O ciclismo se tornou esporte na Inglaterra, uma das potências da modalidade no século XIX. Nos Jogos Olímpicos a modalidade está presente desde a primeira edição. Nos Jogos de Seul 88 as mulheres começaram a participar dos eventos de estrada. Em Atlanta 96 estrearam as provas de cross country e mountain bike e em Pequim 2008 estreou a modalidade BMX.
Categorias
No ciclismo são quatro as categorias disputadas:
- Provas de estrada: São testes de resistência e uma corrida contra o tempo. São disputados em dois tipos: por equipes e contrarrelógio.
- Provas de montanha (Mountain Bike): são provas disputadas em terrenos acidentados e repletos de obstáculos e o objetivo dos ciclistas é transpor esses obstáculos. Envolve destreza, resistência, concentração e auto - suficiência;
- BMX: São corridas disputadas em pista de terra com bicicletas especiais;
- Provas de pista: disputadas em velódromos combinam velocidade e tática. São disputadas em uma pista oval de madeira com extensão de 250 metros e o objetivo é percorrer as distâncias no menor tempo possível.
A bike
As bicicletas usadas pelos atletas são leves e resistentes e projetadas para alcançar o máximo de velocidade possível. As bikes possuem uma única marcha e não tem freios. Os ciclistas usam roupas à base de elastano, um material resistente e os capacetes aerodinâmicos proporcionam melhor rendimento e milésimos de segundo preciosos.
Nas provas de estrada os ciclistas largam juntos e devem percorrer percursos longos e vence quem chegar primeiro no menor tempo possível. Na corrida contrarrelógio os ciclistas largam num intervalo de 90 segundos individualmente e vence quem registrar o menor tempo. As bicicletas devem ser leves e resistentes e os uniformes devem ser feitos de material que absorva o suor e permita a respiração da pele.
Os locais de competição
O parque Musashinonomori será sede da largada da prova de estrada, as provas do BMX serão no circuito onde também será disputado o skate. Em Izu nas proximidades de Shizuoka está localizado o velódromo das provas de pista e o circuito de mountain bike e no autódromo de Fuji que já sediou a Fórmula 1 acontecerão as provas contrarrelógio e a chegada da prova de estrada.
O Brasil nos jogos
O carioca Henrique Avancini é atualmente o vice líder do ranking mundial do mountain bike e é cotado para conquistar uma medalha inédita na modalidade e o ciclo que vem fazendo até aqui vem sendo espetacular sempre estando entre os cinco melhores. Em 2018 venceu na Itália o mundial de maratona da modalidade e ano passado venceu o cross country olímpico. O Brasil terá ainda Luiz Henrique Cocuzzi e Jaqueline Mourão no mountain bike e no BMX Renato Rezende e Priscila Steveaux como representantes.
Amanhã a esgrima.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.