O Mês em Resumo: Atentado contra Bolsonaro embaralha eleição, Museu Nacional vira cinzas e mês de luto pesado com mortes de Segall, Angela Maria e Roriz

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de setembro.

Resultado de imagem para atacado com uma faca por Adélio Bispo de Oliveira.


Resultado de imagem para No dia 29 ele sai do hospital

Protesto organizado pelas redes sociais contra o candidato Jair Bolsonaro reuniu dezenas de milhares de pessoas neste sábado, na Cinelândia, no Centro do Rio TV Globo

Jair Bolsonaro estava em um ato de campanha no dia 6 na cidade mineira de Juiz de Fora quando foi atacado com uma faca por Adélio Bispo de Oliveira. O corte acabou levando Bolsonaro rapidamente a um hospital em Juiz de Fora onde passou por uma cirurgia emergencial, depois transferiu - se para o Hospital Albert Einstein onde ficou internado durante 22 dias onde passou por uma outra cirurgia menos emergencial e se recuperou. O autor do atentado foi preso e aguarda julgamento. Durante o período que ficou internado Bolsonaro fez campanha nas redes sociais, o seu candidato a vice General Mourão fez declarações sobre a criação de um novo imposto e o 13º salário que não pegaram bem e em entrevista à José Luiz Datena disse que não aceitará outro resultado se não a sua eleição. No dia 29 ele sai do hospital e ao mesmo tempo atos favoráveis e contrários ocorrem por todo o país e ao mesmo tempo a revista Veja divulga trechos de um processo de separação com a ex- mulher Ana Cristina em que ela o acusa de roubo de cofre e ocultação de patrimônio, mas ela negou as acusações.

Resultado de imagem para O PT lança Fernando Haddad como candidato do partido

O PT lança Fernando Haddad como candidato do partido depois que o TSE barrou a candidatura do ex- presidente Lula, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Com sua candidatura lançada ele cresce nas pesquisas e assume o segundo lugar polarizando a eleição com Bolsonaro.

Resultado de imagem para incêndio de grandes proporções destrói mais de 90% do acervo de 20 milhões de itens do Museu Nacional

Resultado de imagem para incêndio de grandes proporções destrói mais de 90% do acervo de 20 milhões de itens do Museu Nacional

200 anos de história viraram pó. Na noite do dia 2 um incêndio de grandes proporções destrói mais de 90% do acervo de 20 milhões de itens do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista. Dentre os itens que viraram cinzas está a coleção de itens da imperatriz Teresa Cristina e o crânio de Luzia, o mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil. 


Dias Toffoli assume o comando do STF defendendo um diálogo maior entre os três poderes. Ele assume a presidência da república durante a viagem de Michel Temer à ONU onde discursou pela última vez como presidente.

Imagem relacionada

Um laudo da Polícia do Paraná conclui que a advogada Tatiane Spitzner foi morta por asfixia mecânica causada por esganadura e sinais de crueldade. O crime ocorreu em julho e o marido, acusado de cometer o crime está preso.

Resultado de imagem para Estados Unidos e China travam novos lances da guerra comercial

Estados Unidos e China travam novos lances da guerra comercial. Donald Trump taxa em 10% sobre US$ 200 milhões em importações chinesas e o governo chinês responde taxando US$ 60 bilhões em produtos americanos. 


Enquanto milhares de venezuelanos passam fome o presidente Nicolás Maduro esbanja apetite em um restaurante na Turquia. As imagens correm pelas redes sociais causando revolta entre os exilados venezuelanos.


Na Indonésia mais de 800 pessoas morrem em consequência do terremoto seguido de tsunami e mais de 500 pessoas ficam feridas.

Resultado de imagem para Scott Dixon conquista o pentacampeonato da Fórmula Indy

Resultado de imagem para Scott Dixon conquista o pentacampeonato da Fórmula Indy

O neozelandês Scott Dixon conquista o pentacampeonato da Fórmula Indy com o segundo lugar na etapa final em Sonoma. Dixon está atrás apenas de A.J. Foyt, o maior campeão da história da categoria.

Bartosz Kurek, o herói do título polonês — Foto: Reuters

A seleção masculina de vôlei fica com o vice campeonato no mundial da modalidade perdendo para a Polônia que repete 2014 e se torna tricampeã mundial. 

Resultado de imagem para Pela sexta vez a brasileira Marta é eleita a melhor jogadora do mundo de futebol


Pela sexta vez a brasileira Marta é eleita a melhor jogadora do mundo de futebol, uma façanha e tanto se tornando a atleta mais premiada no FIFA The Best, a premiação dos melhores jogadores de futebol no mundo. O croata Luka Modric é eleito o melhor jogador encerrando dez anos de domínio da dupla Cristiano Ronaldo/Messi. Modric foi um dos motores do Real Madrid e destaque na campanha histórica da seleção da Croácia que foi vice campeã na Copa do Mundo disputada na Rússia.


Beatriz Segall fez vários papéis no cinema, teatro e TV sendo o papel mais marcante a vilã Odete Roitman, criação de Gilberto Braga em Vale Tudo, novela exibida 30 anos atrás. Por conta da personagem a atriz ganhou reconhecimento nacional. Beatriz Segall morre no dia 5 aos 92 anos de causas não reveladas.


O ator americano Burt Reynolds fez filmes marcantes no cinema e ao todo atuou em 90 filmes. Ele vinha de problemas cardíacos e morre no dia 6 de ataque cardíaco.

Resultado de imagem para Mr. Catra

Mr. Catra era o nome artístico de Wagner Domingues Costa e nos anos 2000 ganha fama através do hit Adultério, funk paródia de Tédio do Biquini Cavadão e outros hits. Pai de 32 filhos descobriu um câncer no estômago em dezembro de 2017 e estava em tratamento quando faleceu no dia 9 devido à complicações da doença.


Nas décadas de 50 e 60 Tito Madi escreveu e gravou canções da Bossa Nova e foi compositor significativo para as carreiras de cantores como Roberto Carlos e Wilson Simonal. O seu maior sucesso foi Chove lá fora. Tito Madi morre no dia 26 aos 89 anos.


Ex- governador do Distrito Federal por quatro vezes, sendo três vezes via voto Joaquim Roriz é idolatrado pela população mais pobre e por conta disto fez várias cidades em torno do DF através da política habitacional que erradicou mais de 60 favelas da capital do país. Começou carreira como vereador em Luziânia, foi deputado estadual, deputado federal por Goiás, prefeito interventor e seu último cargo foi o de senador por um curto período. Político que realizou obras importantes como a Ponte JK por outro lado esteve envolvido em escândalos de corrupção como a Operação Aquarela que levou à sua renúncia no Senado em 2007. Depois de ser barrado na Ficha Limpa nunca mais concorreu a cargo político, foi quando sua saúde começou a deteriorar, chegou a ficar na fila por um transplante de rim e no ano passado devido à complicações do diabetes amputou parte do pé direito. Internado desde o mês passado Roriz teve complicações e no dia 27 morre aos 82 anos. 

Angela Maria em sessão na Rádio Globo, em 1957 Foto: Arquivo O Globo / Arquivo O Globo


Ela era conhecida na MPB como a Sapoti, participou da Era do Rádio e em 70 anos de carreira Angela Maria foi uma das maiores cantoras do Brasil tendo seu auge nas décadas de 50 e 60 e dentre seus maiores sucessos destaca - se Babalu, Balada triste e Tango pra Tereza. Angela Maria estava internada desde o fim de agosto e morre no dia 29 aos 89 anos. 



Resultado de imagem para Hélio Jaguaribe

Resultado de imagem para Leonardo Machado

Outras mortes do mês: José Hugo Celidônio (2 de setembro), chef de cozinha onde fez adaptações de pratos franceses e italianos, Wilson Moreira (6 de setembro), sambista que foi um dos fundadores da Mocidade Independente de Padre Miguel e teve como parceiro o sambista Nei Lopes, Graça Araújo (8 de setembro), jornalista pernambucana e que sofreu um AVC, Hélio Jaguaribe (10 de setembro), advogado, sociólogo e escritor além de membro da Academia Brasileira de Letras e Leonardo Machado (28 de setembro), ator que atuou em inúmeros filmes no cinema e na televisão atuou no seriado Na Forma da Lei e na novela Viver a Vida.

Em outubro o quadro retorna. 

Postar um comentário

0 Comentários