sábado, 1 de abril de 2017

Top 5: Venezuela perto da expulsão depois de novo golpe contra democracia

A Venezuela volta a ser assunto nesta semana por conta de mais uma intervenção ditatorial do governo de Nicolás Maduro.



1 - Venezuela: Na quinta feira ocorreu mais um ato de demonstração negativa do governo ditatorial quando a Assembleia Nacional foi apropriada pelo Tribunal Supremo de Justiça que assumiu o Parlamento, só que Maduro negou o golpe tentando acusar a conspiração da OEA e dos Estados Unidos anulando a intervenção. O Mercosul em reunião neste sábado iniciou um processo que pode ocasionar a expulsão do país do bloco com o uso da Cláusula Democrática. Houve protestos da opositores do governo de Maduro e policiais.

Manifestante em frente ao Congresso Nacional do Paraguai, na sexta-feira (31) - os protestos contra a emenda que permitiria a reeleição presidencial terminaram com um morto e um incêndio no prédio do Congresso (Foto: Cesar Olmedo / AFP)

2 - Paraguai: O Congresso paraguaio não conseguiu aprovar a emenda da reeleição de presidentes e isto gerou protestos que terminaram com uma pessoa morta e dezenas de feridos. Ano passado houve uma tentativa de regulamentar a reeleição só que a emenda foi rejeitada. No Paraguai a reeleição não é permitida e os mandatos são únicos com cinco anos de duração..



Maria Eduarda, de 13 anos, morta após ser baleada dentro de uma escola municipal Foto: Reprodução

3 - O caos carioca: Foi uma semana caótica para os cariocas, primeiro com o estúpido e cruel assassinato de um turista argentino durante uma briga em Ipanema. Depois houve a prisão de cinco conselheiros do TCU que fazem parte de uma quadrilha administrativa e pra piorar teve a morte da menina Maria Eduarda atingida por uma bala perdida.



4 - Condenado: O ex- presidente da Câmara Eduardo Cunha foi condenado por Sérgio Moro à 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Cunha é réu em outros três processos na Lava Jato e não poderá concorrer a cargos públicos até 2032.

Bob Dylan

5 - Nobel: Quase seis meses depois de ser agraciado pela academia o cantor americano Bob Dylan recebeu neste sábado o Prêmio Nobel de Literatura do ano passado. Dylan foi escolhido pela sua poesia nas canções.

Imagem da semana

Estudantes pedem justiça no enterro da menina Maria Eduarda Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Virou uma triste rotina a violência sem fim no Rio de Janeiro. No enterro de Maria Eduarda que foi morta por bala perdida a revolta de familiares pedindo justiça. Até quando vamos ver cenas como estas de mães chorando pelos filhos mortos pela violência no Rio?

Sábado que vem tem mais.

Nenhum comentário: