O Mês em Resumo: Operação Carne Fraca desmoraliza setor de carnes, novo atentado abala Londres e seleção de Tite é a primeira a se classificar pra Copa de 2018

O quadro O Mês em resumo traz agora os principais fatos do mês de março.


No dia 17 de março a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca e atingiu em cheio a imagem do setor de frigoríficos. 32 empresas dentre elas a JBS/Friboi, BRF e outras são acusadas de fraudarem o alimento. A investigação apontou que para burlar a fiscalização propinas foram pagas para liberarem o produto estragado aparentemente e para disfarçar adicionaram ácido ascórbico e até papelão. O efeito foi imediatamente devastador na economia. 21 países suspenderam temporariamente a compra de carne nacional, à exceção de Hong Kong que suspendeu por tempo indeterminado.


O procurador geral da República Rodrigo Janot divulga no dia 14 a lista de políticos que estão sob inquérito da Operação Lava Jato que completou três anos. Na lista estão cinco ministros do governo de Michel Temer, os ex- presidentes Sarney, Lula e Collor e tucanos como José Serra e Aécio Neves. Ainda na Lava Jato o ex- presidente Lula deu seu primeiro depoimento como réu e disse ser vítima de um enorme massacre.


O juiz Sérgio Moro condena o ex- presidente da Câmara Eduardo Cunha à 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas e fica proibido de concorrer à cargos públicos. A sentença se baseia no desvio de recursos da Petrobras e dinheiro de propina movimentado na Suíça.


A Câmara dos Deputados aprovou projeto de 1998 que regulamenta a terceirização de serviços. A mudança atingirá todas as atividades de serviços públicos e foi sancionada pelo presidente Michel Temer.


O TSE autorizou o julgamento da chapa Dilma/Temer que foi reeleita em 2014. Os ministros vão avaliar as denúncias da Odebrecht que apontam irregularidades financeiras na campanha eleitoral de 2014 de uso de caixa 2.


O Brasil atravessou em 2016 sua pior recessão da história. A economia recolheu 3,6% e atingiu seu 11º trimestre seguido em queda. O desemprego atinge a marca de 13 milhões de pessoas.


Para tentar aquecer a economia o governo liberou os saques do FGTS das contas inativas. Nos primeiros dias as filas enormes sobrecarregaram o sistema, mas tudo se normalizou.



O Rio de Janeiro registra a primeira morte por febre amarela nesse que é considerado o maior surto silvestre da história e leva a população a se vacinar contra a doença. O inferno carioca segue com a prisão de cinco conselheiros do Tribunal de Contas da União acusados de corrupção. A ex- primeira dama Adriana Ancelmo foi transferida para uma prisão domiciliar e para piorar a violência dá mais uma vez as caras tirando uma vida inocente. A menina Maria Eduarda de 13 anos foi morta por uma bala perdida dentro de uma escola municipal durante tiroteio entre policiais e traficantes.


O terror volta a atacar em Londres. Na tarde do dia 22 um radical islâmico tenta invadir o parlamento e dirigindo um veículo em alta velocidade atropelou os pedestres, invadiu o prédio e esfaqueou um policial que morreu. Ele foi morto à tiros pelos policiais e outras quatro morreram. este foi o segundo ataque mais letal na capital inglesa depois dos atentados de 2005.


O presidente Donald Trump colhe uma derrota no Congresso americano que rejeitou a proposta de derrubar o Obamacare, o plano de saúde do governo anterior por falta de apoio dos parlamentares.

Na Holanda os conservadores impõem uma dura derrota à extrema direita nas eleições parlamentares e o Reino Unido iniciou sua saída da União Europeia. O país enviou ao bloco a notificação para iniciar o Brexit.



Depois de 33 anos de jejum a Portela volta a ganhar o carnaval carioca. Com um enredo sobre os rios a escola de Madureira venceu a Mocidade Independente numa apuração apertada, mas o carnaval pode terminar empatado pois a Mocidade entrou com recurso na Liesa alegando que um dos jurados recebeu duas versões da ficha técnica ao invés de uma. Por conta dos incidentes nenhuma escola foi rebaixada e depois do título o carnavalesco Paulo Barros deixou a agremiação indo pra Vila Isabel, em São Paulo a campeã foi a Acadêmicos do Tatuapé.


A seleção brasileira de futebol comandada por Tite é a primeira seleção já classificada pra próxima Copa do Mundo ano que vem na Rússia. A classificação foi garantida com duas vitórias nas eliminatórias contra Uruguai e Paraguai. O Brasil é o único país do mundo a disputar todas as Copas do Mundo disputadas até agora.


Pioneiro do rock o guitarrista americano Chuck Berry trouxe a mistura do rock com o blues e lançou clássicos como Johnny Be Goode. Ele foi encontrado morto no dia 18 aos 90 anos e se preparava pra lançar um novo disco daqui a dois meses.


Único piloto campeão nas duas e quatro rodas o britânico John Surtees morre aos 83 anos no dia 10. Surtees foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1964 e tricampeão mundial de motociclismo nos anos 50.


Meia - atacante da seleção da França que foi terceira colocada na Copa do Mundo de 1958 Raymond Kopa morre no dia 3. Ele foi celebrado como o maior jogador francês antes do surgimento de Michel Platini e Zinedine Zidane e fundou o movimento sindical no futebol com a primeira entidade em defesa dos atletas.

Outros mortos do mês: Joni Sledge (10 de março), formou o grupo vocal Sisters Sledge e fez sucesso com o hit We are family (1979), David Rockfeller (20 de março), bilionário americano e dono de mais de 15 mil obras de arte e João Gilberto Noll (29 de março), escritor gaúcho e ganhador de 5 prêmios Jabutis.

O quadro retorna em abril.

Postar um comentário

0 Comentários