Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: Operação Carne Fraca desmoraliza setor de carnes, novo atentado abala Londres e seleção de Tite é a primeira a se classificar pra Copa de 2018

O quadro O Mês em resumo traz agora os principais fatos do mês de março.


No dia 17 de março a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca e atingiu em cheio a imagem do setor de frigoríficos. 32 empresas dentre elas a JBS/Friboi, BRF e outras são acusadas de fraudarem o alimento. A investigação apontou que para burlar a fiscalização propinas foram pagas para liberarem o produto estragado aparentemente e para disfarçar adicionaram ácido ascórbico e até papelão. O efeito foi imediatamente devastador na economia. 21 países suspenderam temporariamente a compra de carne nacional, à exceção de Hong Kong que suspendeu por tempo indeterminado.


O procurador geral da República Rodrigo Janot divulga no dia 14 a lista de políticos que estão sob inquérito da Operação Lava Jato que completou três anos. Na lista estão cinco ministros do governo de Michel Temer, os ex- presidentes Sarney, Lula e Collor e tucanos como José Serra e Aécio Neves. Ainda na Lava Jato o ex- presidente Lula deu seu primeiro depoimento como réu e disse ser vítima de um enorme massacre.


O juiz Sérgio Moro condena o ex- presidente da Câmara Eduardo Cunha à 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas e fica proibido de concorrer à cargos públicos. A sentença se baseia no desvio de recursos da Petrobras e dinheiro de propina movimentado na Suíça.


A Câmara dos Deputados aprovou projeto de 1998 que regulamenta a terceirização de serviços. A mudança atingirá todas as atividades de serviços públicos e foi sancionada pelo presidente Michel Temer.


O TSE autorizou o julgamento da chapa Dilma/Temer que foi reeleita em 2014. Os ministros vão avaliar as denúncias da Odebrecht que apontam irregularidades financeiras na campanha eleitoral de 2014 de uso de caixa 2.


O Brasil atravessou em 2016 sua pior recessão da história. A economia recolheu 3,6% e atingiu seu 11º trimestre seguido em queda. O desemprego atinge a marca de 13 milhões de pessoas.


Para tentar aquecer a economia o governo liberou os saques do FGTS das contas inativas. Nos primeiros dias as filas enormes sobrecarregaram o sistema, mas tudo se normalizou.



O Rio de Janeiro registra a primeira morte por febre amarela nesse que é considerado o maior surto silvestre da história e leva a população a se vacinar contra a doença. O inferno carioca segue com a prisão de cinco conselheiros do Tribunal de Contas da União acusados de corrupção. A ex- primeira dama Adriana Ancelmo foi transferida para uma prisão domiciliar e para piorar a violência dá mais uma vez as caras tirando uma vida inocente. A menina Maria Eduarda de 13 anos foi morta por uma bala perdida dentro de uma escola municipal durante tiroteio entre policiais e traficantes.


O terror volta a atacar em Londres. Na tarde do dia 22 um radical islâmico tenta invadir o parlamento e dirigindo um veículo em alta velocidade atropelou os pedestres, invadiu o prédio e esfaqueou um policial que morreu. Ele foi morto à tiros pelos policiais e outras quatro morreram. este foi o segundo ataque mais letal na capital inglesa depois dos atentados de 2005.


O presidente Donald Trump colhe uma derrota no Congresso americano que rejeitou a proposta de derrubar o Obamacare, o plano de saúde do governo anterior por falta de apoio dos parlamentares.

Na Holanda os conservadores impõem uma dura derrota à extrema direita nas eleições parlamentares e o Reino Unido iniciou sua saída da União Europeia. O país enviou ao bloco a notificação para iniciar o Brexit.



Depois de 33 anos de jejum a Portela volta a ganhar o carnaval carioca. Com um enredo sobre os rios a escola de Madureira venceu a Mocidade Independente numa apuração apertada, mas o carnaval pode terminar empatado pois a Mocidade entrou com recurso na Liesa alegando que um dos jurados recebeu duas versões da ficha técnica ao invés de uma. Por conta dos incidentes nenhuma escola foi rebaixada e depois do título o carnavalesco Paulo Barros deixou a agremiação indo pra Vila Isabel, em São Paulo a campeã foi a Acadêmicos do Tatuapé.


A seleção brasileira de futebol comandada por Tite é a primeira seleção já classificada pra próxima Copa do Mundo ano que vem na Rússia. A classificação foi garantida com duas vitórias nas eliminatórias contra Uruguai e Paraguai. O Brasil é o único país do mundo a disputar todas as Copas do Mundo disputadas até agora.


Pioneiro do rock o guitarrista americano Chuck Berry trouxe a mistura do rock com o blues e lançou clássicos como Johnny Be Goode. Ele foi encontrado morto no dia 18 aos 90 anos e se preparava pra lançar um novo disco daqui a dois meses.


Único piloto campeão nas duas e quatro rodas o britânico John Surtees morre aos 83 anos no dia 10. Surtees foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1964 e tricampeão mundial de motociclismo nos anos 50.


Meia - atacante da seleção da França que foi terceira colocada na Copa do Mundo de 1958 Raymond Kopa morre no dia 3. Ele foi celebrado como o maior jogador francês antes do surgimento de Michel Platini e Zinedine Zidane e fundou o movimento sindical no futebol com a primeira entidade em defesa dos atletas.

Outros mortos do mês: Joni Sledge (10 de março), formou o grupo vocal Sisters Sledge e fez sucesso com o hit We are family (1979), David Rockfeller (20 de março), bilionário americano e dono de mais de 15 mil obras de arte e João Gilberto Noll (29 de março), escritor gaúcho e ganhador de 5 prêmios Jabutis.

O quadro retorna em abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Juliana Veiga

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz Juliana Veiga.



Juliana Veiga tem 36 anos e é formada em Rádio e TV pela Anhembi Morumbi. Antes de ser jornalista praticou snowboard onde foi pentacampeã brasileira da modalidade.









Sua estreia como jornalista foi em 2001 quando recebeu convite do Sportv para apresentar um programa sobre esportes na neve. No ano seguinte entrou na TV Bandeirantes onde atuou no canal Band Sports e no Esporte Total em sua fase final com Nivaldo Prieto e Roberto Avallone. Em 2008 descobriu a locução e foi contratada por uma agência de publicidade e fez locução de comerciais para marcas como Rexona, Jontex, Vasenol entre outras. Na ESPN desde 2011 Juliana é apresentadora de uma das três edições do Sportscenter. Já fez um ensaio para a revista Trip e chegou a ser sondada pela Playboy.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.