O Mês em Resumo: Troca de comando na Presidência: sai Dilma e entra Temer e país em choque com violência contra a mulher

O quadro O Mês em resumo traz os principais fatos do mês de maio.


O Brasil trocou de mãos no poder. A era PT por enquanto chegou ao fim. Dilma Rousseff sofreu nova derrota, foi afastada e o processo de impeachment seguiu, mas antes outros fatos ocorreram para chegarmos ao ápice da crise.



No dia 5 Eduardo Cunha é afastado da linha sucessória e da Presidência da Câmara. A decisão do ministro Teori Zavascki do STF seguiu provas colhidas pela Lava Jato. Assumia o primeiro vice - presidente Waldir Maranhão e dois dias antes da votação do parecer no Senado ele decide anular o processo na Cãmara, uma medida atrapalhada que causou mais confusão, só que o Senado ignorou e ele decidiu revogar o ato.


Delcídio do Amaral teve seu mandato cassado de forma unânime. Foram 74 votos à favor da cassação. Ele é o terceiro senador na história da República a ter seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar.





E veio a tão aguardada sessão do Senado. A sessão começou na manhã do dia 11. Foram quase 20 horas de discursos até alta madrugada. A votação do parecer de Antonio Anastasia (PSDB - MG) foi concluída às 6:34 da manhã do dia 12. Foram 55 votos à favor, 22 contra e 1 abstenção. Dilma Rousseff era afastada e Michel Temer assumia de forma interina. Às 11 da manhã daquela quinta feira Dilma discursou no Palácio do Planalto prometendo lutar até o fim. Foi saudada por simpatizantes. À tarde Temer tomava posse como presidente interino. O discurso inicial à nação foi pedindo Ordem e Progresso, lema que ponteia a bandeira do Brasil e seu governo. Mas em 20 dias até agora o seu governo já teve suas polêmicas: a primeira, diante do protesto dos artistas ele voltou atrás e refundou o Ministério da Cultura que é comandado por Marcelo Calero, a segunda, a descoberta do rombo deixado por Dilma: mais de R$ 170 bilhões.


A Lava Jato segue causando estragos, mesmo no governo Temer. Sérgio Machado, ex- presidente da Transpetro resolve abrir o bico e divulga uma série de gravações com políticos do PMDB. No dia 23 a Folha de S. Paulo divulga a primeira gravação e essa gravação derruba Romero Jucá do Planejamento. Na conversa, Jucá sugere um pacto para controlar a Lava Jato. Uma semana depois outro ministro, Fabiano Silveira, da pasta da Transparência pede demissão depois de uma nova gravação ser divulgada pelo Fantástico da TV Globo fazendo críticas à Lava Jato. A série de conversas envolvem também o ex- senador José Sarney e o procurador geral Rodrigo Janot.

Enquanto isso o Brasil segue afundado na crise econômica. O número de desempregados passa de 11 milhões e postos de trabalho são fechados. A taxa atinge 11,2%.


Um caso choca o país. Uma adolescente de 16 anos é vítima de estupro coletivo. Um vídeo postado nas redes sociais mostra a adolescente nua e desacordada sendo estuprada por mais de 30 indivíduos. O ato revolta o mundo e a polícia vai à caça dos suspeitos, Até agora duas pessoas foram presas.


A apresentadora Ana Hickmann escapa da morte depois de sofrer a ação doentia de um fã obsessivo. Na tarde do dia 21 Rodrigo de Pádua foi até o Hotel Caesar Business em Belo Horizonte, se passou por um funcionário e invadiu o quarto onde Ana estava hospedada e ameaçou matá - la, fez outras três pessoas reféns e acabaria sendo morto pelo cunhado da apresentadora, Gustavo Correa. Abalada, Ana Hickmann ficou uma semana afastada do Hoje em Dia voltando no dia 30.


O STF suspende a circulação da Pílula do Câncer. A pílula feita de fosfoetalonamina sintética não tem efeitos comprovados e sua distribuição foi proibida.


Um avião da companhia aérea EgyptAir cai no Mar Mediterrãneo com 66 pessoas à bordo. Ninguém sobreviveu. A polícia do Egito investiga a hipótese de terrorismo pois havia sinais de fumaça.


Na Venezuela o presidente Nicolás Maduro decreta estado de exceção diante da crise econômica que assola o país.






Saíram os campeões estaduais da temporada. Em Brasília o campeão é o Luziânia, o Santa Cruz vence a Copa do Nordeste e o campeonato pernambucano, na Bahia o campeão é o Vitória, no Paraná o campeão é o Atlético Paranaense, em Santa Catarina a Chapecoense é campeã estadual. O América Mineiro volta a vencer o estadual de Minas Gerais, o Internacional conquista o hexa no Rio Grande do Sul, em São Paulo o Santos leva o bicampeonato diante do Audax e no Rio de Janeiro o Vasco é bicampeão de forma invicta derrotando o Botafogo.


O pequeno Leicester faz história e é o campeão da Premier League.O título não veio em campo, mas o empate do Tottenham com o Chelsea dá o título ao time comandado por Claudio Ranieri e liderado dentro de campo por Jamie Vardy.


O Real Madrid conquista o 11º título da UEFA Champions League depois de vencer nos pênaltis o Atlético de Madrid por 5 x 3 depois de 1 x 1 nos 90 minutos.


A OMS através de uma carta assinada por 150 cientistas sugere o cancelamento ou o adiamento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela preocupação com a epidemia de zika vírus, mas o COI e o Comitê Organizador contestam a divulgação da carta.



O holandês Max Verstappen, de 18 anos se torna o mais jovem piloto a ganhar uma corrida de Fórmula 1. O feito ocorreu no Grande Prêmio da Espanha. Na 100ª edição das 500 milhas de Indianápolis o americano Alexander Rossi entra pra história ao vencer a corrida centenária.



A chama olímpica chegou ao Brasil. Na manhã do dia 3 o fogo olímpico desembarcou em Brasília dando início ao revezamento da tocha que percorrerá 329 cidades até chegar no Rio em 4 de agosto.


Cauby Peixoto conquistou o país com seu jeito espalhafatoso e sua voz levou multidões à histeria em 60 anos de carreira. Dentre seus grandes sucessos destacam - se Conceição, Blue Gardenia e Bastidores. Ele ainda estava na ativa fazendo uma turnê com sua grande amiga Angela Maria até ser internado. Cauby morre no dia 15 aos 85 anos, vítima de pneumonia.

O mês ainda teve as mortes de Teixeira Heizer (3 de maio), jornalista que fez parte da primeira transmissão de futebol da história da TV Globo, Aluísio Pimenta (8 de maio), ex- ministro da Educação no governo Sarney, Boris Schnaidermann (18 de maio), considerado o maior tradutor de clássicos da literatura russa, Arnaldo Malheiros (24 de maio), um dos principais criminalistas mais renomados do Brasil e que teve como seus clientes o ex- presidente FHC e o atual ministro da Fazenda Henrique Meireles e Mário Amato (26 de maio), ex- presidente da Fiesp entre 1986 e 1992, ficou conhecido com frases polêmicas.

Em junho o quadro estará de volta.

Postar um comentário

0 Comentários