O Mês em Resumo: Paris chora os mortos do terror, Mariana chora os mortos da lama, Corinthians é hexa brasileiro e senador é preso

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de novembro.





A sexta feira 13 de novembro de 2015 em Paris entrou pra história como o dia em que o terror islâmico com suas garras afiadas feriu de morte a cidade luz. Uma série de três ataques em vários pontos deixou 129 pessoas mortas. No Stade de France dois homens bomba detonaram explosivos, em outro ponto da cidade mais pessoas foram mortas e na casa de shows Bataclan mais de 100 pessoas foram mortas pelos terroristas. O mentor dos ataques fugiu e cinco dias depois em uma verdadeira caçada foi morto pela polícia. O grupo jihadista Estado Islâmico assume a autoria dos atentados.



Se a França sofria com o terror, aqui no Brasil a natureza foi implacável. No dia 5 duas barragens se romperam e 12 pessoas morreram no distrito de Mariana. Os rejeitos de mineração pertencem à mineradora Samarco. O tsunami de lama devastou casas, ruas e a lama atravessou o Espírito Santo. Ao todo 62 bilhões de litros de rejeitos foram despejados.



A Operação Lava Jato chega à 21ª fase e novas prisões são feitas. O senador Delcídio Amaral, líder do governo é preso junto do banqueiro André Esteves. Os dois foram acusados de atrapalhar as investigações e tentar inviabilizar a delação premiada de Nestor Cerveró. O pecuarista José Carlos Bumlai também é preso por suposto envolvimento em empréstimos.

Eduardo Cunha manobra e engana a população no Conselho de Ética. Seu processo de cassação deverá ser votado ano que vem.


O país enfrenta uma epidemia de microcefalia causada pelo vírus Zika, do mosquito Aedes Aegypt, o mesmo da dengue. O país registra mais de 700 casos da doença e duas pessoas morreram. A doença causa má formação dos crânios dos bebês.

A burocracia volta a atacar. Durante uma semana quem tentou acessar o portal eSocial teve muitos problemas e erros no software que deixaram muita gente irritada.


O racismo voltou a atacar. A atriz Taís Araújo é vítima de racismo nas redes sociais. Em sua página no Facebook ela foi ofendida nos comentários e dias depois os acusados foram localizados. Outro caso de racismo ocorreu com a atriz Cris Vianna que também foi vítima de ataques no Facebook. Estes dois casos somados ao ocorrido com a jornalista Maria Júlia Coutinho só reforçam a ideia de que o racismo é um mal a ser combatido e com rigor.


Um caça russo é abatido no espaço aéreo da Turquia agravando a crise diplomática dos dois países.


O liberal Maurício Macri é o novo presidente da Argentina. Ele coloca fim à 12 anos de poder da família Kirchner e sua eleição pode significar uma esperança contra governos populistas, como o da Venezuela em que opositores são assassinados como o político Luis Manuel Diaz.


Fim de uma era: A revista Playboy deixará de circular no Brasil, pois a Editora Abril resolver abrir mão do título e não pagar royalties. A edição de dezembro será a última, mas a marca entrou em negociação para continuar sendo vendida no país.


Com a cena mais esperada, a abertura do Mar Vermelho a novela Os Dez Mandamentos garante à Record o primeiro lugar em três capitais e de ponta a ponta.


A Rússia é suspensa pela IAAF por fraudar exames antidoping e o país deve ficar de fora das Olimpíadas do ano que vem.


Kyle Busch é o grande campeão da Sprint Cup, a divisão principal da NASCAR. Buschinho conquistou o título inédito vencendo a etapa final em Homestead depois de ter quebrado a perna no começo do ano em Daytona e ficar de fora de 11 corridas. O tetracampeão Jeff Gordon se aposentou das pistas. Na Fórmula 1 a audiência do Grande Prêmio do Brasil na Globo é superada pela Record num claro sinal da decadência e do desinteresse da categoria no país.


Sem ser brilhante o Botafogo conquista o título brasileiro da Série B com uma vitória sobre o ABC no Mané Garrincha e volta para a Série A juntamente de América Mineiro, Vitória e Santa Cruz que retorna depois de dez anos e por ter chegado ao fundo do poço na Série D. Na Série C o campeão é o Vila Nova e na D o campeão é o Botafogo de Ribeirão Preto.



Com uma campanha espetacular o Corinthians se sagra hexacampeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência. O título veio no empate com o Vasco e a taça é entregue após a acachapante goleada de 6 x 1 sobre o São Paulo.



No mês morreram o roteirista Colin Welland, a jornalista Sandra Moreyra, o jogador de rúgbi Jonah Lomu e o endocrinologista Alfredo Halpern, criador da Dieta dos Pontos e consultor do programa Bem Estar.

O quadro volta em dezembro para mais uma retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários