Top 5: A revolta do mundo contra o caçador que matou Cecil e Baía de Guanabara em xeque

Nesta semana o mundo se revoltou contra a morte do leão símbolo do Zimbábue e aqui no Brasil a Baía de Guanabara poluída entrou em xeque.

Leão Cecil - AP

1 - Cecil, o leão morto no Zimbábue: O dentista americano Walter Palmer virou inimigo público mundial por ter cometido um ato criminoso ao matar a tiros o leão Cecil, símbolo do Zimbábue. Ele pagou US$ 55 mil e atirou no animal que agonizou por 40 horas. Cecil foi atraído com carne fresca e depois cruelmente abatido. O dentista criminoso corre o risco de ser extraditado para julgamento na África. E o irmão de Cecil, Jericho está vivo depois que boatos apontaram que ele também seria morto por caçadores. O governo do Zimbábue suspendeu a caçada de leopardos, leões e elefantes.

Baia de Guanabara - Fabio Motta/Estadão

2 - Olimpíadas 2016: A OMS recomendou ao COI e ao Comitê Organizador das Olimpíadas do próximo ano uma avaliação das condições das águas da Baía de Guanabara. Uma reportagem da Associated Press esta semana apontou que focos de coliformes fecais e vírus foram encontrados na Baía e na Lagoa Rodrigo de Freitas. 150 focos de adenovírus humano, rotavírus e coliformes foram constatados, tanto o COI e o Comitê decidiram realizar um estudo mais aprofundado.


3 - Operação Lava Jato: Mais 13 pessoas foram indiciadas nas investigações. Jorge Zelada, ex- diretor da Petrobras foi indiciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Zelada foi preso no mês passado pela 15ª fase da Operação Lava Jato.

Efe

4 - Afeganistão: O novo líder do Talibã, o mulá Mansour pediu unidade e que vai lutar por um governo islâmico no país. Ele assume o posto no lugar do mulá Omar, que morreu há dois anos. O mulá Omar ficou famoso por dar abrigo à Osama bin Laden, terrorista líder da al Qaeda e mentor dos atentados de 11 de setembro de 2001, morto há quatro anos. Falando em Bin Laden, dois parentes morreram neste sábado em acidente aéreo na Grã Bretanha.

Instituto Lula foi alvo de ataque com explosivo -  MARCOS BEZERRA/Futura Press

5 - Atentado ao Instituto Lula: Na noite de quinta a sede do Instituto Lula foi atacada por suspeitos que arremessaram um artefato explosivo. Ningupem ficou ferido. Para o Instituto foi um ataque político, por conta da crise que o governo atravessa por causa da Operação Lava Jato.

Imagem da semana


Na tensa região da Cisjordânia a multidão enterra um jovem que foi morto em protesto depois de um incidente em que um bebê foi morto. É mais um capítulo da crise no barril de pólvora chamado Oriente Médio.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários