O Mês em Resumo: PT mergulha na crise, bolsa chinesa derruba economia, São Paulo vive nova chacina e nova morte na Indy

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de agosto.




O PT passou pela sua maior enrascada em mais um capítulo da crise política que arrasta o governo Dilma. No dia 3 de agosto a Operação Lava Jato chega á 17ª fase, apelidada de pixuleco. José Dirceu foi preso por suposto desvio de dinheiro da Petrobras. A prisão desencadeia uma assustadora queda nos índices de popularidade de Dilma Rousseff que chegam a 7%. Na base política o vice Michel Temer decide deixar a articulação política.



No dia 20 Eduardo Cunha é denunciado junto do senador Fernando Collor por corrupção e lavagem de dinheiro. Quem acusou foi o procurador geral Rodrigo Janot que foi reconduzido. Collor tentou afrontá - lo, mas Janot se defendeu bem.



No domingo, 16 de agosto mais de 800 mil pessoas voltaram às ruas protestando contra o governo. Em Brasília um boneco inflável do ex- presidente Lula inflável e vestido de presidiário foi apelidado de Pixuleco e chamou a atenção do público.



Na economia a bolsa de Xangai cai 8,5% no dia 24 de agosto levando pânico ao mundo todo. Aqui no Brasil novos números foram divulgados e pelo segundo trimestre seguido o país não cresce e o PIB atinge - 1,9%. Com isso o país entra em recessão técnica consolidando a sucessão de erros que o governo cometeu desde o primeiro mandato de Dilma. E na Grécia o primeiro ministro Alexis Tspiras renuncia ao mandato e novas eleições são marcadas.


São Paulo foi palco da maior chacina já ocorrida na história. Em 2 horas e meia 18 pessoas morreram baleadas e mais uma morre dias depois. A acusação partiu de policiais que queriam se vingar da morte de um cabo por retaliação.





No noticiário internacional destaque para a explosão de uma fábrica de produtos químicos na China, a reabertura da embaixada americana em Havana, o atentado que deixou 22 pessoas mortas na Tailândia e a morte de 71 imigrantes ilegais na Áustria.


A morte ao vivo na TV: Uma equipe de reportagem foi atacada no estado da Virginia. O atirador matou a repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward. O assassino, Bryce Williams se suicidou depois de se entregar à Polícia.


Xuxa Meneghel enfim estreou na Record depois de cinco meses de espera. Seu primeiro programa deu dez pontos de audiência dobrando o desempenho no horário.


Usain Bolt se tornou uma lenda definitivamente. Ele conquistou o tricampeonato dos 100 metros, o tetra dos 200 e ajudou a Jamaica a levar o título mundial no revezamento 4 x 100 no mundial disputado em Pequim. O Brasil obtém apenas uma medalha de prata com Fabiana Murer no salto com vara.

Faltando um ano para as Olimpíadas o Rio de Janeiro realiza vários eventos teste nos locais das competições. A semana de vela foi marcada por reclamações de alguns atletas sobre as condições da Baía de Guanabara na região da Marina da Glória.


A morte voltou a atacar na Indy. O inglês Justin Wilson, de 37 anos morre um dia depois de ser atingido na cabeça por pedaços do carro de Sage Karam em Pocono. Justin Wilson foi levado inconsciente e em coma acabou não resistindo. Esta foi a oitava morte em 20 anos.


O neozelandês Scott Dixon demonstrou regularidade e na última corrida conquistou o tetracampeonato da categoria ao vencer a prova de Sonoma. Dixon empatou em pontos com Juan Pablo Montoya, mas levou o título pelo número de vitórias.





Dentre as mortes do mês tivemos Orlando Orfei, italiano que foi um dos mais populares artistas de circo do país, o psiquiatra Içami Tiba, referência em psicoterapia de adolescentes, o ex- chefe da polícia secreta do Chile Manuel Contreras, o músico Renato Ladeira, tecladista do conjunto musical Herva Doce, a atriz Yvonne Craig, que interpretou a Mulher Gato no seriado Batman, Marcy Borders, ex - funcionária do Bank Of America que ficava no World Trade Center e que foi o símbolo do maior atentado terrorista da história. Sua foto com o corpo todo encoberto de poeira correu o mundo e o escritor e médico neurocientista Oliver Sacks, autor de Tempo de Despertar.

Em setembro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários