O Mês em Resumo: Novas prisões na Lava Jato, casamento gay é aprovado nos EUA, seleção volta a decepcionar e Cristiano Araújo divide o país com sua morte

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de junho.


Em mais uma fase da Operação Lava Jato a Polícia Federal prende os presidentes das empreiteiras Andrade Gutierrez e Odebrecht. As prisões de Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo colocam a Operação a um passo de chegar ao topo. Isso levou o PT a entrar em desespero, principalmente o ex-presidente Lula que fez duras críticas ao partido que segundo ele está no volume morto. Pra piorar matéria da revista Veja publica a delação de Ricardo Pessoa, dono da UTC que revela a lista de quem se beneficiou com o esquema.


O Tribunal de Contas da União intima a presidenta Dilma Rousseff a explicar as tais pedaladas fiscais cometidas no ano passado, ou seja, se cometeu alguma irregularidade com o dinheiro público.


Numa decisão histórica o STF derrubou de forma unânime a exigência de autorização prévia para publicação de biografias.


O banco HSBC anuncia o fim de suas atividades no Brasil e culpa o cenário negativo da economia para tal decisão. Ainda na economia as notícias não foram boas. Os índices de desemprego aumentam e os economistas já consideram esse ano como perdido.

Negociações entre a Grécia e seus credores não tiveram sucesso (Foto: Alkis Konstantinidis/Reuters)

A Grécia entra em moratória ao não saldar uma dívida de € 1,6 bilhão com o FMI. O país entrou em colapso e foi decretado feriado bancário. O referendo pode ser suspenso.



Intolerância por toda parte. No Brasil houve o caso de Kayllane Campos, apedrejada quando saía de um culto do candomblé. Teve também uma discussão entre o jornalista Ricardo Boechat e o pastor Silas Malafaia. Nos Estados Unidos Dylann Roof invadiu uma igreja frequentada por negros e matou nove pessoas.


Ainda nos Estados Unidos foi aprovada a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por 5 x 4 a lei foi aprovada e bastante comemorada pelos americanos.


Num ataque simultâneo o Estado Islâmico volta a colocar suas garras e em três países houve ataques. Na França um funcionário de uma fábrica de gás foi decapitado, na Tunísia dois atiradores abriram fogo contra turistas e banhistas com saldo de 37 mortos e no Kuwait uma mesquita foi invadida e 25 pessoas morreram.



O Barcelona conquista pela quinta vez a UEFA Champions League com grande atuação de Neymar que marca o gol que sacramentou o título.


Joseph Blatter renuncia ao mandato de presidente da Fifa por conta das denúncias de corrupção que manchou a credibilidade da entidade.


Menos de um ano depois de tomar de 7 da Alemanha a seleção brasileira volta a decepcionar o torcedor. Numa campanha pífia a seleção de Dunga é eliminada nos pênaltis pelo Paraguai, o mesmo adversário de 2011. A campanha da seleção na Copa América do Chile é decepcionante: vitória de virada sobre o Peru com gol no último lance, derrota para a Colômbia, vitória no sufoco diante da Venezuela e eliminação para o Paraguai. Neymar pegou quatro jogos de suspensão e terá de cumprir pena nos dois primeiros jogos das Eliminatórias que começam em outubro.


Depois de ser defenestrado da Fórmula 1 e recomeçar sua carreira nos Estados Unidos, Nelsinho Piquet se torna o primeiro campeão da Fórmula E, a categoria dos carros elétricos. O título vem com um sétimo lugar na etapa final e um ponto de vantagem sobre o suíço Sebastién Buemi.


O ator Christopher Lee ficou notabilizado na tela do cinema por dar vida ao vampiro Drácula e atuar em mais de 250 filmes. Christopher Lee morre no dia 7 aos 93 anos.


O alemão Horst Brandstätter foi criador dos bonecos Playmobil que venderam mais de 2 bilhões de unidades em todo mundo. Ele morre no dia 3 aos 81 anos.


O letrista Fernando Brant criou na década de 60 o Clube da Esquina, mas ficou famoso com sua parceria com o cantor Milton Nascimento. Foi autor de clássicos da MPB como Travessia, Canção da América e tantas outras. Há três anos sofria de câncer no fígado e no dia 12 morre depois de ter complicações de um transplante de órgãos aos 68 anos.


Conhecido como o Rei da Soja, Olacyr de Moraes integrou a lista de bilionários da revista Forbes muito jovem, nos anos 80 se tornou o maior produtor individual do grão. Nos anos 90 o negócio entrou em declínio e ele teve de vender quase todo o seu patrimônio, ao mesmo tempo se divorcia e passa a frequentar a vida noturna cercado de mulheres mais jovens. No dia 16 ele morre aos 84 anos em decorrência de um câncer no pâncreas.



Volante contemporâneo de Pelé, Zito fez parte do esquadrão do Santos que foi bicampeão mundial interclubes e com a camisa da seleção brasileira foi bicampeão mundial tendo marcado gol na final de 62 no Chile. Foi o grande responsável pela descoberta de dois talentos surgidos na Vila Belmiro: Robinho e Neymar. No dia 14 Zito morre aos 82 anos. No dia 22 morre Luiz Carlos Nunes da Silva, o Carlinhos. Apelidado de Violino foi idolo no Flamengo e mostrou elegância nos gramados jamais sendo expulso de campo. Como treinador foi bicampeão brasileiro, campeão da Copa Mercosul e tricampeão carioca dirigindo o Flamengo.


O americano James Horner fez suas composições para o cinema e com o filme Titanic ganhou dois Oscars. No dia 22 um avião modelo turbohélice pilotado por ele mesmo caiu e não resistiu aos ferimentos.


Cristiano Araújo era um dos novos ídolos da música sertaneja universitária, mas desconhecido da maioria do povo brasileiro. A comoção nacional que tomou conta do país por conta de sua morte precoce nos faz entender a divisão cultural no Brasil. Numa curva ascendente que vem desde 2011 o cantor vinha conquistando o público e na madrugada do dia 24 o carro em que ele viajava capotou em uma estrada no interior de Goiás. A sua namorada Allana Morais morreu na hora. Ele ainda foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu aos 29 anos.

O mês ainda teve as mortes de Leônidas Pires Gonçalves, ex ministro do Exército no governo de José Sarney, o saxofonista Ornette Coleman, o político Paes de Andrade, a atriz Laura Antonelli e o estudioso das tradições gaúchas Antônio Augusto Fagundes.

Em julho tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários