O Mês em Resumo: Revelado o esquema de corrupção na Fifa, ciclista é estupidamente morto e silêncio com a morte de B.B King

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos que marcaram o mês de maio.

















Na manhã do dia 27 de maio estoura o Fifagate. Nesse dia o futebol mundial assiste à prisão de sete dirigentes acusados de corrupção. Uma investigação do FBI dá início à mais grave crise na entidade. dentre os envolvidos está o ex- presidente da CBF José Maria Marin. A crise estoura ao mesmo tempo que Joseph Blatter se reelege presidente da entidade em seu quinto mandato. A investigação revela como funciona o esquema de corrupção que envolveu parceiros comerciais com dólares ilícitos. No Brasil o escândalo motiva o senador Romário, maior opositor à CBF a instalar uma nova CPI para investigar os contratos suspeitos.


Ainda sobre o futebol, só que no âmbito continental a Conmebol tira o Boca Juniors da Libertadores devido à confusão entre torcedores do Boca que lançaram gás de pimenta nos jogadores do River Plate em partida polêmica. O River não voltou pro segundo tempo e o Boca foi eliminado da competição e punido com quatro jogos com portões fechados.


O jurista Luiz Edson Fachin foi aprovado depois de duas sabatinas e será o novo ministro do STF em substituição à Joaquim Barbosa. A aprovação de Fachin foi uma derrota para o presidente do Senado Renan Calheiros. Outra derrota do Congresso foi a aprovação do fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, mantendo as outras normas do sistema eleitoral.

A economia do Brasil cresce apenas 0,2% no primeiro trimestre e o ajuste fiscal faz com que o governo aumente os impostos para reverter o quadro.


Na Inglaterra o Partido Conservador consegue maioria no Parlamento inglês e o primeiro ministro David Cameron sai fortalecido.


Nasce a herdeira de Cambridge Charlotte Elizabeth Diana, filha do casal William e Kate.


Na Coreia do Norte um ministro é fuzilado em praça pública por ter dormido em público. Hyon Yong Choi foi executado por baterias antiaéreas em praça pública em mais um ato de insanidade do ditador Kim Jong - ul.

Cuba deixa de ser oficialmente um país que patrocinava o terrorismo em mais um passo da diplomacia dos Estados Unidos de quebrar o gelo definitivo que perdura desde 1961.


Avançando cada vez mais na região entre a Síria e o Iraque o Estado Islâmico conquista a cidade de Palmira. Os jihadistas prometem ataques á templos culturais.


A Irlanda se torna o primeiro país do mundo a a adotar o casamento gay. Um referendo realizado no dia 23 autorizou o país a celebrar matrimônio entre pessoas de mesmo sexo.



Um prédio explode em São Conrado no dia 18. O alemão Markus Müller morre depois de dez dias devido às queimaduras.



Um crime bárbaro e chocante: O médico Jaime Gold é esfaqueado violentamente por dois menores e morre depois de cirurgia. O crime ocorre na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. O menor que desferiu os golpes fatais foi preso.


Um susto para o casal Angélica e Luciano Huck. Um avião bimotor realiza um pouso de emergência em uma fazenda nas proximidades de Campo Grande. Ambos tiveram ferimentos leves e a aeronáutica vai apurar as causas do acidente que por pouco não termina em tragédia.








Saem os campeões estaduais da temporada 2015. Em Brasília o título é do Gama que volta a comemorar depois de 12 anos. O Bahia conquista o título estadual na Bahia, em Pernambuco o título fica com o Santa Cruz, em Minas dá Galo, o Santos fica com o título paulista, o Operário leva o estadual no Paraná, o Inter fica com o título gaúcho e no Rio de Janeiro o Vasco conquista o estadual depois de 12 anos.


O Flamengo conquista o tetracampeonato do Novo Basquete Brasil depois de vencer o Bauru na melhor de três jogos.


O blues ficou de luto. B.B King, o rei dos Blues sai definitivamente de cena no dia 15 aos 89 anos. B.B King inspirou muitos guitarristas pelo mundo e junto de sua Lucille levou seu som para o mundo.


O ator Elias Gleizer veio ao Brasil depois de escapar da guerra e iniciou uma brilhante carreira de ator, primeiro na Tupi e depois na Globo. Dentre seus papéis mais marcantes destaca- se o Tio Zé de Sonho Meu. Internado desde o dia 6 quando sofreu uma queda numa escada rolante o ator morre no dia 16 por complicações circulatórias aos 81 anos.


O americano Dean Potter era especialista em saltar de penhascos com paraquedas juntamente de seu cão, mas no dia 18 ele e um amigo falharam ao saltar do parque Yosemite e ambos morreram.


O matemático John Nash ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1994 pela contribuição à Teoria dos Jogos, item fundamental para o profundo entendimento dos mercados e que ficou conhecido como o Equilíbrio de Nash. No dia 24 ele e a mulher sofrem acidente de carro e ambos morrem.

Em junho tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

1 Comentários

Kleber Nunes disse…
O cerco se fecha pra Ricardo Teixeira. A PF o indiciou em quatro crimes: lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Um pilantra como ele não merece ficar solto. O que ele fez na CBF não tem perdão. Usurpou, usou a seleção brasileira como produto para faze - la balcão de negócios ou você acha que ficou com pena da seleção quando tomamos o inesquecível 7 x 1? Pois é, enquanto o povo lamentava a humilhante derrota ele ficava rindo da nossa cara com os negócios escusos.