Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: A tragédia que mudou o rumo da campanha presidencial, o médico monstro que foi preso e o adeus à Robin Williams e Antônio Ermírio de Moraes

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de agosto.









Eduardo Campos disputava pela primeira vez a Presidência da República, mesmo assim sua campanha não decolava. Apesar de estar em sua primeira campanha presidencial era visto por muitos futuramente um potencial presidente. No dia 12 de agosto em sabatina no Jornal Nacional o candidato se despedia dos eleitores dizendo "Não vamos desistir do Brasil!". Na manhã seguinte ele estaria em mais compromissos de campanha, um deles era no Guarujá, mas ele não chegaria à seu destino. O Cessna em que viajava junto de mais seis pessoas não conseguiu pousar no Aeroporto e teve de arremeter para uma nova tentativa, mas o avião perdeu potência e bateu em um terreno baldio matando todos os ocupantes. Terminava de forma precoce a carreira de um dos mais promissores políticos do Brasil, aos 49 anos. A Aeronáutica abriu investigação para apurar as causas do acidente. Recife parou para se despedir de Eduardo Campos durante cinco dias. No dia 17 Campos é sepultado sob gritos do povo e fogos de artifício.



A morte de Eduardo Campos abriu caminho para a ascensão de Marina Silva como nova cabeça de chapa com Beto Albuquerque como vice. A candidata do PSB sobe nas pesquisas e virou tormento para Dilma Rousseff e Aécio Neves que tentam novas estratégias para barrar a subida meteórica.



José Roberto Arruda teve sua candidatura impugnada pelo TSE baseado na Lei da Ficha Limpa. Por 6 votos a 1, Arruda teve sua candidatura ao GDF indeferida, mas cabe agora recurso no Supremo Tribunal Federal.



O ex- médico Roger Abdelmassih foi localizado e preso no Paraguai. Abdelmassih estava foragido há três anos e para enganar a Polícia utilizou vários disfarces. Roger Abdelmassih foi condenado em 2010 à 278 anos de prisão por estuprar 38 mulheres que sonhavam ser mãe, a maioria pacientes de sua clínica.



A cidade americana de Ferguson, no estado do Missouri foi alvo de fortes protestos por causa da morte do negro Michael Brown, morto por um policial branco. Mais de 30 pessoas foram detidas nos confrontos com a Polícia.



Vídeo divulgado por membros da Jihad islâmica mostra o jornalista James Foley sendo decapitado. O ato revolta a comunidade internacional e pressiona o governo dos Estados Unidos para conter o avanço do estado islâmico no Oriente Médio.



O ebola avança na África. A epidemia já matou mais de 900 pessoas. Nos Estados Unidos duas pessoas que foram infectadas conseguiram se recuperar graças ao medicamento ZMapp, que está em fase de testes.



Personagem do mês: Artur Avila: O professor de Matemática se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a medalha Fields, o Nobel da área. O prêmio foi dado a ele pelo conjunto da obra.



Novos vídeos complicam a situação de Leandro Boldrini, pai do garoto Bernardo, morto em abril num crime que chocou o país. Bernardo é constantemente ameaçado de morte pela madrasta, o que comprova a omissão do pai.



Um mês depois do fim da Copa a FIFA divulga relatório sobre o mundial. Sobre a participação do Brasil a entidade não perdoou o desempenho do time no Mineiratzen de 7 x 1 classificando a atuação do time como deplorável.





O surfista Gabriel Medina fez história ao bater em uma etapa do WCT o multicampeão Kelly Slater e se aproxima do inédito título mundial de surfe. No Mundial de Judô a única medalha de ouro foi conquistada pela judoca Mayra Aguiar na categoria até 71 kg.

Will Power

Na Fórmula Indy o australiano Will Power se sagrou campeão da temporada ao chegar na nona colocação na última corrida em Fontana.. O brasileiro Hélio Castroneves mais uma vez tem de se contentar com o vice campeonato, o quarto.





Mais um caso triste de racismo no futebol. Em jogo da Copa do Brasil entre Santos e Grêmio, câmeras de TV flagram torcedores gremistas fazendo gestos racistas e xingamentos de macaco ao goleiro do Santos Aranha.


Robin Williams se destacou tanto na comédia como no drama e dentre seus personagens mais marcantes estão a Srta Doubtfire de Uma Babá quase Perfeita. O ator foi encontrado morto aos 63 anos no dia 11 de agosto deixando pra trás uma carreira marcante.



Dona de um olhar matador a atriz americana Lauren Bacall morre no dia 12 aos 89 anos. Foram mais de 40 filmes em 70 anos de carreira.



O empresário Antônio Ermírio de Moraes construiu sua trajetória empresarial com uma simples e descomunal capacidade de trabalho. À frente do Grupo Votorantim transformou o conglomerado em líder na produção de cimento e um dos maiores produtores de celulose do mundo. Em 1986 chegou a se aventurar na política, mas foi derrotado ao Governo de São Paulo e nunca mais se aventurou voltando aos negócios. No dia 24 uma insuficiência cardíaca colocou fim à trajetória do empresário.

O mês ainda teve as mortes de Dirce Tutu Quadros, ex- deputada e filha única de Jânio Quadros, o cineasta britânico Richard Attenborough, ganhador do Oscar de melhor diretor por Gandhi em 1982, o ex- secretário de imprensa James Brady, ferido em um atentado contra o então presidente Ronald Reagan em março de 1981, o historiador Nicolau Sevcenko, o ex- técnico da seleção feminina de vôlei Ênio Figueiredo, a cantora Cybele Freire, do grupo musical Quarteto em Cy e o americano Corey Griffin que popularizou nas redes sociais o desafio do balde de gelo, uma febre que foi destaque este mês com famosos aderindo por uma boa causa. A campanha busca arrecadar fundos para a pesquisa e combate à esclerose lateral amiotrófica.

Em setembro tem mais resumo mensal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…

A Bela do Domingo: Mariana Becker

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Mariana Becker.


Há 18 anos na Rede Globo, a jornalista gaúcha de 41 anos já viajou por 34 países desde 2007 quando passou a acompanhar o mundo da Fórmula 1.













Com carreira iniciada em 1995 na área geral, depois passando para o esporte a repórter chegou a participar de três edições do Rali dos Sertões, sendo duas delas pilotando. A sua experiência acabou levando a jornalista ao mundo da F1 a partir de 2007 quando foi escalada pela primeira vez. Desde então ela superou preconceitos e mesmo assim recebeu poucas cantadas por parte de colegas do mundo. Hoje em Interlagos, Mariana estará com o time da Globo na transmissão do Grande Prêmio do Brasil, prova que encerra a temporada 2013. Ela é casada com o produtor Jayme Britto e mora em Mônaco desde 2008.

Semana que vem tem mais.