O Mês em Resumo: A tragédia que mudou o rumo da campanha presidencial, o médico monstro que foi preso e o adeus à Robin Williams e Antônio Ermírio de Moraes

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de agosto.





Eduardo Campos disputava pela primeira vez a Presidência da República, mesmo assim sua campanha não decolava. Apesar de estar em sua primeira campanha presidencial era visto por muitos futuramente um potencial presidente. No dia 12 de agosto em sabatina no Jornal Nacional o candidato se despedia dos eleitores dizendo "Não vamos desistir do Brasil!". Na manhã seguinte ele estaria em mais compromissos de campanha, um deles era no Guarujá, mas ele não chegaria à seu destino. O Cessna em que viajava junto de mais seis pessoas não conseguiu pousar no Aeroporto e teve de arremeter para uma nova tentativa, mas o avião perdeu potência e bateu em um terreno baldio matando todos os ocupantes. Terminava de forma precoce a carreira de um dos mais promissores políticos do Brasil, aos 49 anos. A Aeronáutica abriu investigação para apurar as causas do acidente. Recife parou para se despedir de Eduardo Campos durante cinco dias. No dia 17 Campos é sepultado sob gritos do povo e fogos de artifício.


A morte de Eduardo Campos abriu caminho para a ascensão de Marina Silva como nova cabeça de chapa com Beto Albuquerque como vice. A candidata do PSB sobe nas pesquisas e virou tormento para Dilma Rousseff e Aécio Neves que tentam novas estratégias para barrar a subida meteórica.


José Roberto Arruda teve sua candidatura impugnada pelo TSE baseado na Lei da Ficha Limpa. Por 6 votos a 1, Arruda teve sua candidatura ao GDF indeferida, mas cabe agora recurso no Supremo Tribunal Federal.


O ex- médico Roger Abdelmassih foi localizado e preso no Paraguai. Abdelmassih estava foragido há três anos e para enganar a Polícia utilizou vários disfarces. Roger Abdelmassih foi condenado em 2010 à 278 anos de prisão por estuprar 38 mulheres que sonhavam ser mãe, a maioria pacientes de sua clínica.


A cidade americana de Ferguson, no estado do Missouri foi alvo de fortes protestos por causa da morte do negro Michael Brown, morto por um policial branco. Mais de 30 pessoas foram detidas nos confrontos com a Polícia.


Vídeo divulgado por membros da Jihad islâmica mostra o jornalista James Foley sendo decapitado. O ato revolta a comunidade internacional e pressiona o governo dos Estados Unidos para conter o avanço do estado islâmico no Oriente Médio.


O ebola avança na África. A epidemia já matou mais de 900 pessoas. Nos Estados Unidos duas pessoas que foram infectadas conseguiram se recuperar graças ao medicamento ZMapp, que está em fase de testes.


Personagem do mês: Artur Avila: O professor de Matemática se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a medalha Fields, o Nobel da área. O prêmio foi dado a ele pelo conjunto da obra.


Novos vídeos complicam a situação de Leandro Boldrini, pai do garoto Bernardo, morto em abril num crime que chocou o país. Bernardo é constantemente ameaçado de morte pela madrasta, o que comprova a omissão do pai.


Um mês depois do fim da Copa a FIFA divulga relatório sobre o mundial. Sobre a participação do Brasil a entidade não perdoou o desempenho do time no Mineiratzen de 7 x 1 classificando a atuação do time como deplorável.



O surfista Gabriel Medina fez história ao bater em uma etapa do WCT o multicampeão Kelly Slater e se aproxima do inédito título mundial de surfe. No Mundial de Judô a única medalha de ouro foi conquistada pela judoca Mayra Aguiar na categoria até 71 kg.

Will Power

Na Fórmula Indy o australiano Will Power se sagrou campeão da temporada ao chegar na nona colocação na última corrida em Fontana.. O brasileiro Hélio Castroneves mais uma vez tem de se contentar com o vice campeonato, o quarto.




Mais um caso triste de racismo no futebol. Em jogo da Copa do Brasil entre Santos e Grêmio, câmeras de TV flagram torcedores gremistas fazendo gestos racistas e xingamentos de macaco ao goleiro do Santos Aranha.


Robin Williams se destacou tanto na comédia como no drama e dentre seus personagens mais marcantes estão a Srta Doubtfire de Uma Babá quase Perfeita. O ator foi encontrado morto aos 63 anos no dia 11 de agosto deixando pra trás uma carreira marcante.


Dona de um olhar matador a atriz americana Lauren Bacall morre no dia 12 aos 89 anos. Foram mais de 40 filmes em 70 anos de carreira.


O empresário Antônio Ermírio de Moraes construiu sua trajetória empresarial com uma simples e descomunal capacidade de trabalho. À frente do Grupo Votorantim transformou o conglomerado em líder na produção de cimento e um dos maiores produtores de celulose do mundo. Em 1986 chegou a se aventurar na política, mas foi derrotado ao Governo de São Paulo e nunca mais se aventurou voltando aos negócios. No dia 24 uma insuficiência cardíaca colocou fim à trajetória do empresário.

O mês ainda teve as mortes de Dirce Tutu Quadros, ex- deputada e filha única de Jânio Quadros, o cineasta britânico Richard Attenborough, ganhador do Oscar de melhor diretor por Gandhi em 1982, o ex- secretário de imprensa James Brady, ferido em um atentado contra o então presidente Ronald Reagan em março de 1981, o historiador Nicolau Sevcenko, o ex- técnico da seleção feminina de vôlei Ênio Figueiredo, a cantora Cybele Freire, do grupo musical Quarteto em Cy e o americano Corey Griffin que popularizou nas redes sociais o desafio do balde de gelo, uma febre que foi destaque este mês com famosos aderindo por uma boa causa. A campanha busca arrecadar fundos para a pesquisa e combate à esclerose lateral amiotrófica.

Em setembro tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários