A História das Copas: 1930, começa uma história de 84 anos de emoção

Estamos a pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo aqui no Brasil e o Blog de knunes dá o pontapé inicial para a cobertura do evento apresentando nossa primeira série do Pacote Copa do Mundo. Nas próximas dez semanas às terças e quintas vamos apresentar a História das Copas, um apanhado de tudo que aconteceu nas Copas do Mundo desde 1930 até a última em 2010. E pra começar, vamos relembrar a Copa de 1930 no Uruguai, onde tudo começou.



A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Dois anos antes em congresso da FIFA na Holanda foi definida a criação de um campeonato mundial de seleções. Idealizado pelo francês Jules Rimet, esse campeonato seria disputado de quatro em quatro anos. Nascia ali a Copa do Mundo. O Uruguai foi o país escolhido para sediar o primeiro mundial. Só que a primeira Copa do Mundo não tinha as grandes seleções e o profissionalismo começava ainda que de forma tímida. Os ingleses, inventores do esporte não gostaram nada disso.

A primeira partida oficial de Copa do Mundo foi disputada em 13 de julho em Montevidéu e a seleção da França venceu o México por 4 x 1. O primeiro gol da história foi marcado por Lucien Laurent. A fórmula de disputa tinha quatro grupos, sendo um com quatro e os demais com três times. Apenas o campeão da chave avançava à semifinal. Não teve decisão do terceiro lugar.


A nossa primeira participação em Copas não foi lá essas coisas. Sem ser a grande força dos tempos atuais, o Brasil que foi até o Uruguai jogou dividido, pois um racha entre paulistas e cariocas evitou que o país mandasse uma seleção forte. Sem Friedenrich, Feitiço e Del debbio o Brasil não fez uma boa campanha. Logo na estreia, derrota para a Iugoslávia por 2 x 1. Coube a Preguinho marcar o primeiro gol brasileiro em Copas. A equipe entrou eliminada e nem a goleada inútil sobre a Bolívia salvou o time.

Como o Brasil jogou a Copa de 1930.

- Goleiros: Joel e Velloso;
- Zagueiros: Brilhante, Itália, Zé Luiz, Menezes, Hermógenes, Agostinho e Luiz Luz;
- Meio campo: Fausto, Fernando, Humberto Araújo, Pamplona, Martin e Ivan Mariz;
- Ataque: Arakem Patuska, Doca, Manoelzinho, Moderato, Nilo, Policarpo, Preguinho, Russinho e Teófilo.
Técnico: Píndaro de Carvalho


Uruguai e Argentina disputaram a primeira final de Copa do Mundo em 30 de julho. O estádio Centenário recebeu mais de 80 mil pessoas para acompanhar a vitória da Celeste Olímpica por 4 x 2. O Uruguai era o primeiro campeão do mundo.

Números da Copa de 1930

Jogos: 18
Gols: 70 (média de 3,89 por partida)


Artilheiro: Stábile (Argentina ) - 8 gols
Público total: 434.500 pessoas (média de 24.139 por partida).

Na quinta feira tem o segundo capítulo da História das Copas com a Copa de 1934 na Itália.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
E aê beleza?!

Poderia colocar os posts desta Série no FC Gols? Agradeço desde já.

Abraços.
FC Gols:
http://fcgols.blogspot.com