O Mês em Resumo: Avião desaparece no Oceano Índico, Dilma se enrola com caso Pasadena e Brasil perde o talento de Paulo Goulart

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de março.



Um mistério sem fim. Assim foi o desenrolar do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines que levava 239 passageiros que desapareceu no dia 8. Durante 17 dias as buscas aos destroços do avião intrigaram o mundo, mas no dia 24 o anúncio do primeiro ministro malaio dizendo que ninguém sobreviveu deixou parentes dos desaparecidos indignados. O avião caiu no Oceano Índico e ninguém sabe o que aconteceu.


E segue a crise na Ucrânia. Depois da deposição do presidente Victor Yanukovic, a Península da Crimeia foi anexada ao território russo mostrando a força de Vladimir Putin.


Na política brasileira o fato mais importante foi o caso Pasadena. A refinaria comprada pela Petrobras em 2006 virou uma enorme dor de cabeça pra presidenta Dilma. O caso rende uma série de versões desencontradas e a prisão de um dos envolvidos no caso.


A Câmara dos Deputados aprova o Marco Civil da Internet, um projeto de lei que estabelece direitos e deveres dos brasileiros na web.


Surge o Blocão, um grupo de parlamentares de oito partidos liderados por Eduardo Cunha e impõem derrotas para o governo no Congresso.


Susto em Brasília: Um avião da Avianca faz um pouso de emergência no Aeroporto JK e a perícia do piloto evitou o pior.



O Rio de Janeiro volta a conviver com a violência do crime organizado que ataca a UPP no Complexo de Manguinhos e o governo federal e o governo do Rio decidem entrar em acordo e tropas federais intervém nas UPPs. E mais uma UPP foi instalada, desta vez no Complexo da Maré que foi ocupado por tropas federais.


Por uma semana os cariocas tiveram de conviver com muito lixo acumulado devido à greve dos garis que paralisou a cidade.



O Oscar 2014 premia os filmes Gravidade e 12 anos de Escravidão, mas quem chamou atenção foi a apresentadora da cerimônia Ellen Degeneres que fez o selfie mais tuitado da história ao lado dos astros do cinema. Aqui no Brasil outros selfies ficaram famosos como o selfie tirado pelo elenco da Rede Record no dia do lançamento de sua programação e outro tirado por Chico Pinheiro ao lado da parceira de bancada Ana Paula Araújo.




Carnaval de tricampeãs: Nos desfiles das escolas de samba o ano foi de tri. Em São Paulo a Mocidade Alegre foi tricampeã seguida assim como a Acadêmicos da Asa Norte no carnaval de Brasília. E no Rio de Janeiro o carnavalesco Paulo Barros chegou ao lugar mais alto do pódio com um enredo sobre Ayrton Senna que deu o terceiro título nos últimos cinco anos da Unidos da Tijuca, só que depois de ganhar o carnaval pela escola do Borel ele se transferiu para a Mocidade Independente de Padre Miguel.


A menos de 100 dias da Copa do Mundo uma nova tragédia nas obras do Itaquerão. O operário Fábio Hamilton da Cruz morre depois de cair de uma altura de 15 metros. Ele trabalhava nas instalações da arquibancada provisória da arena. Também em março é inaugurada a Arena da Amazônia em Manaus.

Uma série de denúncias que apontavam recebimento de comissão por contratos de patrocínio derruba Ary Graça da presidência da CBV. Ary Graça renunciou ao mandato.


Ele foi um dos maiores atores da história do Brasil. Atuou em centenas de trabalhos entre filmes e telenovelas. Foi casado com a atriz Nicette Bruno e formou um dos casais mais queridos da dramaturgia. Paulo Goulart sofria de câncer no mediastino e depois de ficar internado por um mês morre em 13 de março aos 81 anos deixando um enorme vazio.


Jogador que passou por Vasco, São Paulo e Atlético Paranaense, Bellini ficou marcado na história do futebol brasileiro e mundial ao imortalizar o gesto de erguer a taça de campeão. O gesto surgiu quando o Brasil foi campeão pela primeira vez em 1958 e atendendo aos fotógrafos que o circundava, ele levantou o troféu e imortalizou um gesto que se repete a cada conquista. Vítima do Mal de Alzheimer, Bellini morre no dia 20 aos 83 anos.

A modelo americana L'Wren Scott é encontrada morta em seu prédio no dia 17. L'Wren namorava o vocalista dos Rolling Stones Mick Jagger e assim que soube da morte da companheira anunciou a suspensão da turnê da banda.

O mês teve ainda as mortes do cineasta francês Alain Resnais, do deputado Sérgio Guerra, ex- presidente do PSDB, do humorista Canarinho que atuava na Praça é nossa e Adolfo Suárez, ex - presidente da Espanha depois do regime ditatorial de Francisco Franco.

Em abril tem mais resumo mensal.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
E aê beleza?!

Um mês muito tumultuado, com tragédias e encerrando, os 50 anos do Golpe Militar.

Abraços.
Bola Furada d'Or 2013:
http://fcgols.blogspot.com.br/2014/03/bola-furada-dor-2013-confira-os.html