O mês em resumo: Artistas decepcionam fãs com proibição de biografias, ativistas atacam centro de pesquisa e Vettel entra pra história com tetra precoce

O mês de outubro termina tendo como destaque as polêmicas proibições de biografias, assunto que rendeu o que falar.




Nossos ídolos não são mais os mesmos. Artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos lideram o grupo Procure Saber. Esse grupo prefere se resguardar e proibir a publicação de biografias. No dia 16 em artigo publicado no jornal O Globo, Chico Buarque defendia o direito de proibir a divulgação das biografias, só que uma foto dele com Paulo César de Araújo, autor da biografia censurada sobre o Rei Roberto Carlos desmentiu Chico alegando que ele não havia dado entrevista. No dia 27 em entrevista ao Fantástico da Rede Globo, o Rei resolveu falar e divulgou que está preparando sua biografia oficial. Dois dias depois é divulgado um vídeo reforçando não aceitar as mudanças na lei que trata do assunto.



O Instituto Royal de São Roque foi alvo da fúria de ativistas na madrugada do dia 18. 178 cães da raça Beagle foram libertados. O grupo alegou maus tratos e a instituição teve seu alvará cassado por 60 dias. Os cachorros são usados para pesquisas em cosméticos. Dentre os ativistas envolvidos está a atriz e apresentadora Luísa Mell, defensora ativa dos animais.


A eleição presidencial começou. Depois que seu partido, o Rede Sustentabilidade não obter o número mínimo de assinaturas, a ex- senadora Marina Silva se filiou ao PSB e poderá ser a companheira de chapa do governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré candidato ao Palácio do Planalto. Apesar disto os números do Ibope apontam vitória e reeleição de Dilma Rousseff em primeiro turno.


O consórcio formado pela Petrobras e as petrolíferas Total e Shell ganhou a concessão para explorar o Campo de Libra, o maior campo do pré sal brasileiro. Os investimentos que serão aplicados superam US$ 200 milhões.


Na Argentina, Cristina Kirchner passa por uma operação para drenar um hematoma no crânio como consequência de uma queda.

Os Estados Unidos voltaram a se envolver em casos de espionagem, desta vez com a Alemanha. O celular da primeira ministra Angela Merkel foi espionado por agentes americanos.


A Ilha de Lampedusa foi palco de duas tragédias envolvendo barcos com imigrantes da África. Ao todo 350 pessoas morreram nesses dois acidentes no Mar Mediterrâneo.


Eike Baptista vê seu império ruir como um castelo de areia. A OGX pede recuperação judicial e suas ações no Bovespa nem valem um chiclete. Ele que seria bilionário voltou a ser apenas um milionário.


O Lago Paranoá acabou sofrendo um acidente ecológico. Uma mancha de óleo foi formada devido ao vazamento desse produto através das caldeiras do Hospital Regional da Asa Norte. A mancha ocupou 3 quilômetros e os ambietalistas levaram 15 dias para retirar a mancha das margens do lago.

A Copa do Mundo já tem 21 países classificados pro torneio. Em outubro mais 14 seleções carimbaram seu passaporte.


Diego Costa, jogador do Atlético de Madrid decide jogar pela Espanha irritando o técnico Luiz Felipe Scolari que o desconvoca para jogos da seleção brasileira.


O ginasta Arthur Zanetti conquistou o título mundial das argolas no mundial de ginástica artística em Antuérpia na Bélgica e consolida o status de melhor ginasta do mundo nesse aparelho. O título mundial vem um ano depois de se tornar campeão olímpico em Londres.




Aos 26 anos de idade Sebastian Vettel entra pra história como o mais precoce piloto a ganhar quatro campeonatos seguidos. Vettel conquistou o tetra ao vencer na Índia e ver Fernando Alonso ficar pra trás. Na Fórmula Indy o neozelandês Scott Dixon lidera a virada da Ganassi no campeonato e conquista o título na última corrida em Fontana. O brasileiro Hélio Castroneves ficou com o vice campeonato. Dario Franchitti sofreu grave acidente em Houston quando seu carro se chocou com Takuma Sato, levantou voo e bateu no alambrado. Franchitti teve de operar o tornozelo esquerdo, mas sem mais sustos.


Na terceira luta entre Cigano e Cain Velásquez, o norte americano manteve o cinturão dos pesados ao vencer o brasileiro por nocaute técnico.


O ator Giuliano Gemma fez sucesso nos filmes de faroeste rodados na Itália nas décadas de 60 e 70. Um acidente de carro matou o ator que tinha 75 anos.


A atriz Norma Benguell ganhou notoriedade ao posar nua no filme Os Cafajestes em 1962. Com sólida carreira no cinema, atuou na TV e teatro. Norma morre em 9 de outubro depois de lutar contra um câncer no pulmão.

Ele foi oficial da SS, a polícia nazista e condenado a 100 anos de prisão por matar mais de 300 italianos em 1935. Erick Priebke morre aos 100 anos em Roma e seu corpo ainda não foi enterrado. Miguel Colassuono foi prefeito de São Paulo entre 1973 e 75 e inaugurou a primeira linha do metrô paulistano. Uma septicemia o matou em 4 de outubro aos 75 anos.


O francês Bruno Metsu levou o Senegal às quartas de final da Copa de 2002 e sua vasta cabeleira chamou a atenção. Ele morre de cãncer aos 59 anos.


O compositor Paulinho Tapajós compôs a música Andança, um clássico da MPB cantado por artistas como Beth Carvalho e os Golden Boys. Ele sofria de câncer e morre em 25 de outubro aos 68 anos.


Ele era o poeta do rock e criador do grupo Velvet Underground apadrinhado por Andy Warhol. Lou Reed havia se submetido a um transplante de fígado em maio e vinha se recuperando, mas ele acabou morrendo no dia 27 de outubro aos 71 anos.

Em novembro tem mais retrospectiva mensal.

Postar um comentário

0 Comentários