Top 5: O terror no shopping de Nairóbi e o começo da movimentação eleitoral marca a semana

Dois assuntos são destaque na semana que termina: o ataque terrorista no shopping de Nairóbi e o início da movimentação dos partidos políticos rumo à eleição do ano que vem.



1 - Ataque em Nairóbi: Quatro dias de terror causados pela milícia islâmica al Shabab levaram à morte de 135 pessoas no shopping Westgate em Nairóbi, capital do Quênia. Segundo a milícia, forças do governo lançaram armas químicas dentro do recinto causando as mortes.



Pedro Ladeira/Folhapress

2 - Eleições 2014: Ás vésperas do fim do prazo para filiação mais dois partidos políticos foram criados. O Rede Sustentabilidade, partido da ex- senadora Marina Silva e o PROS, partido que quer filiar 20 deputados federais e dois governadores foram criados, extraoficialmente. Ainda sobre eleição os irmãos Ciro e Cid Gomes deixaram o PSB, pois eles são contra a provável candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. E em Brasília PT e PMDB reforçaram a aliança que foi eleita em 2010 e Joaquim Roriz que foi vetado pelo DEM se filiou ao PRTB, mas poderá não concorrer devido á Lei da Ficha Limpa.


3 - Caso Amarildo: Cinco PMs foram denunciados e indiciados pelo sequestro e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho. O relatório será entregue ao Ministério Público na semana que vem.


4 - Síria: O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução sobre o plano de eliminar todo o arsenal químico do país, mas não contém nenhuma ameaça punitiva ao ditador Bashar al Assad caso a exigência não seja cumprida.

O presidente dos EUA Barack Obama conversa por telefone com o presidente iraniano Hasan Rowhani, na Casa Branca, em 27 de setembro

5 - Diplomacia: 34 anos depois os presidentes dos Estados Unidos e do Irã dialogaram pela primeira vez. Barack Obama e Hasan Rohwani conversaram via telefone sobre a questão nuclear. O novo presidente iraniano tem estilo completamente inferior ao seu antecessor Mahmoud Ahmajinejad e moderadamente quer aliviar o efeito das diversas sanções impostas pela ONU.

Imagem da semana

Dilma Bolada, a famosa personagem fictícia da presidente da República (à esq.), conversa a verdadeira Dilma

Foi um encontro inusitado nesta sexta no Palácio do Planalto. A presidenta Dilma Rousseff conversou com seu alter ego Dilma Bolada marcando sua retomada ao Twitter. O simpatizante Jefferson Monteiro tirou a foto ao lado de Dilma e esta é a imagem da semana.

Sexta que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários