O mês em resumo: Dezembro agitado para fechar um ano de transformações

O quadro o mês em resumo chega com os fatos que marcaram o último mês de 2011. Dezembro foi agitado em todos os sentidos. Foi um mês cheio de reviravoltas.

O estado do Pará rejeitou a proposta de dividir o estado em três. Assim, os estados de Tapajós e Carajás não serão mais criados.


E caiu o sétimo ministro no governo Dilma. Carlos Lupi perdeu o emprego depois de tantas denúncias de corrupção no Ministério do Trabalho, principalmente enrolando o povo com suas explicações e declarações de amor à presidenta Dilma.


Covardia com animais. O caso foi em Formosa, cidade do Entorno de Brasília. Uma médica foi acusada de agredir e matar uma cadela da raça yorkshire. O crime foi registrado por um desconhecido. As cenas revoltaram o país e a médica responderá o processo em liberdade.


Na Coreia do Norte, o novo líder é Kim Jong Un. Ele sucede a Kim Jong Il, morto de ataque cardíaco no dia 17. Ele liderou o país mais fechado do mundo por 17 anos e acumulará a função com o cargo de comandante do exército. Ainda no mundo, um louco insano causou a morte de cinco pessoas na Bélgica e na Argentina, a presidenta Cristina Kirchner foi diagnosticada com um câncer na tireoide. E depois de nove anos terminou a Guerra no Iraque. Cumprindo promessa de campanha, o presidente Barack Obama declarou encerrada a guerra com o retorno dos soldados americanos.


A notícia mais surpreendente da TV veio logo no começo do mês. A jornalista Fátima Bernardes anuncia sua saída do Jornal Nacional depois de 14 anos para se dedicar ao projeto de um novo programa nas manhãs do canal a partir de abril. Para ocupar o lugar de Fátima, a Globo escolhe Patrícia Poeta que deixa o comando do Fantástico. No dia 5, as duas sentam juntas na bancada. Ainda sobre TV, a Record modifica de forma desastrosa sua programação vespertina. No dia 14 tira do ar o docudrama Marcas da Vida e lança a reprise de A História de Ester, mas dois dias depois cancela a exibição por falta de audiência. Já na Rede TV! o problema foi os salários atrasados. A jornalista Rita Lisauskas reclamou publicamente através das redes sociais e acabou sendo afastada da apresentação do Rede TV News.


O humorista Chico Anysio voltou a ficar internado devido à problemas de saúde. Chico teve sangramento no aparelho digestivo que foi controlado. Seu quadro clínico segue estável e o comediante respira com a ajuda de aparelhos. Já a ex- Miss Brasil Débora Lyra sofreu acidente de carro no Espírito Santo. Ela passou por cirurgia e seu estado é estável. A mãe de seu namorado morreu no acidente.


O Brasil é alvinegro. Depois de um eletrizante campeonato decidido apenas na última rodada, o Corinthians conquistou o pentacampeonato brasileiro graças ao empate sem gols com o Palmeiras. O Vasco ficou com o vice campeonato depois de empatar com o Flamengo que se classificou pra Libertadores. O Internacional ficou com a última vaga no torneio sul americano. O Cruzeiro escapou de cair pra Série B ao golear o Atlético Mineiro por 6 x 1. Ceará e Atlético Paranaense caíram pra Série B.


E o mundo é do Barcelona. O supertime de Messi e cia deu uma lição de bola no Santos de Neymar. O Barça passeou e goleou o Santos por 4 x 0 levando o título do Mundial de Clubes. Para Neymar, o Santos aprendeu a jogar futebol.


E Adriano se envolveu em mais uma polêmica na conturbada vida pessoal. O jogador do Corinthians chegou a ser acusado de dar um tiro em Adriene Cyrillo, só que Adriene confessou ter dado o tiro em si mesma.

 

27 de fevereiro de 2006 - Afastado do Carnaval desde 2004, em razão de um derrame, Joãosinho apareceu na Marquês de Sapucaí em um carrinho motorizado junto a outros cadeirantes no desfile da Vila Isabel, escola campeã daquele ano (Foto: Dida Sampaio/AE)


O mês foi repleto de perdas. No dia 4, dia em que o Corinthians foi campeão brasileiro morre o Doutor Sócrates. No dia 11 morre o ator Rodolfo Bottino, no dia 17 morrem o ator Sérgio Britto, a cantora Cesária Évora e o carnavalesco Joaosinho Trinta. No dia 18 morre o ex- presidente da Tchecoeslováquia Vaclav Havel. No dia 30, morre o jornalista Daniel Piza.

Em janeiro o quadro volta com o resumo dos fatos do mês.

Postar um comentário

0 Comentários