Declarada a morte encefálica de Gustavo Sondermann




O Hospital São Luiz emitiu na manhã desta segunda boletim anunciando a morte encefálica do piloto Gustavo Sondermann. O paulista se envolveu em um grave acidente durante a etapa de São Paulo da categoria de acesso à Stock Car. Ao chegar ao hospital onde foi atendido, o piloto teve constatadas várias fraturas em virtude do forte impacto: traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Mais de 12 horas após o anúncio da morte cerebral, Gustavo ainda continua respirando através de aparelhos e a família já deu entrada para a doação dos seus orgãos.
A doação envolve um processo burocrático e ainda deve demorar mais um dia. Portanto, o velório e o sepultamento do piloto devem apenas acontecer nesta quarta-feira, dia 6. A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou luto oficial de sete dias após a morte de Sondermann. Enquanto isso, os pilotos brasileiros - de Fórmula 1, Stock Car e outras categorias - prestaram sua solidariedade ao companheiro através do Twitter

Leia na íntegra o comunicado:


"O Hospital São Luiz informa que o piloto Gustavo Sondermann deu entrada na Unidade Morumbi às 14h25 de 03 de abril de 2011, após acidente durante prova automobilística, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos.


Ainda ontem, após exames clínico, neurológico, funcional e de imagem, foram constatados no paciente traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura de primeira vértebra cervical. Frente às lesões apresentadas, foi concluído pela equipe médica que não havia indicação para tratamento cirúrgico e que o quadro neurológico era irreversível. Imediatamente iniciou-se o protocolo de investigação de morte encefálica (Lei nº 9434 de 06 de fevereiro de 1997), que consta de dois exames clínicos realizados por equipes diferentes e um exame de método gráfico, no qual é utilizado o doppler transcraniano para avaliação de fluxo cerebral.

Hoje, 04 de abril de 2011, o protocolo foi concluído e às 10h00 foi declarada a morte encefálica do paciente.

Dr. Sebastião Cesar de Vasconcellos
Diretor Clínico do Hospital São Luiz - Unidade Morumbi

Dr. Jorge Pagura
Neurocirgião

Dr. Dino Altmann
Responsável Médico Stock Car

Postar um comentário

1 Comentários

Ministério disse…
Olá, blogueiro (a),

Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

Acesse http://doe.vc/mq e saiba mais.

Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude