O mês em resumo: O drama natural do Japão comove o planeta

Março chega ao fim e o grande fato do mês foi o maior desastre natural enfrentado pelo Japão.

Vilarejo de Rikuzentakata.

O governo japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima

No dia 11 de março, um terremoto seguido de tsunami varreu o litoral do Japão, o país mais preparado para esse tipo de desastre. O tremor atingiu 8,9 graus na Escala Richter e matou mais de 10 mil pessoas. O desastre acabou causando explosões na usina de Fukushima, provocadas pelao superaquecimento dos reatores. Uma fumaça branca, suspeita de ser radioativa, também foi vista na usina. Cerca de 50 funcionários se revezam para tentar resfriar os reatores. Também houve relatos de incêndio na usina de Onagawa, mas não foi detectado a emissão de radiação. O risco de contaminação deixou os moradores da região em estado de alerta. Foram detectados em análises das águas do mar próximas de Fukushima índices de iodo 131 e de césio 134 muito acima dos fixados pelo governo: 126,7 e 24,8 vezes mais elevados, respectivamente. A região fica a 250 km ao norte da megalópole de Tóquio e de seus 35 milhões de habitantes.

Ao menos 8 mil morreram em tentativa de derrubar Kadafi

Na Líbia, uma intervenção militar liderada pelos Estados Unidos combate as forças leais ao ditador Muammar Kadafi, que está no poder há 42 anos. Kadafi propôs o fim dos ataques, mas os rebeldes não aceitam dialogar com ele. Kadafi, fez um alerta às potências ocidentais que estão lançando ataques aéreos sobre seu país que elas desencadearam uma guerra entre cristãos e muçulmanos que pode fugir do controle.


O presidente americano Barack Obama veio ao Brasil em visita oficial de dois dias. Simpático, Obama discutiu questões cruciais com a presidenta Dilma Rousseff e discursou para uma plateia de 400 pessoas no Teatro Municipal do Rio afirmando que a democracia brasileira é um exemplo para o mundo árabe, além disso a badalada visita acabou marcada por acontecimentos paralelos à agenda oficial, como a presença da sogra do presidente na comitiva oficial, os vestidos coloridos de sua mulher, Michelle, e a saudação que ele fez aos times cariocas no Teatro Municipal. Mais notável, ainda, Obama estava no Rio quando deu sinal positivo para os EUA atacarem a Líbia.

Personagem do mês:


Rachel Sheherazade: A jornalista paraibana causou polêmica na web. Tudo por causa de um comentário sobre o carnaval que foi parar no YouTube e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. A jornalista criticou o apoio do governo à festa e disse que o carnaval é um grande “prejuízo” para o Brasil. O vídeo já tem mais de 300 mil visualizações e 3029 comentários. Grande parte dos internautas concordaram com a jornalista que acabou sendo contratada para atuar no SBT em rede nacional.


Na política, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab saiu do DEM e fundou o PSD. O novo partido se aproxima do governo Dilma Rousseff e além disso trouxe insatisfeitos do DEM como o ex - candidato a vice na chapa de José Serra, Índio da Costa e o vice prefeito Guilherme Afif Domingos.

A lei da Ficha Limpa só valerá nas eleições de 2012, foi a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal. O ministro Luiz Fux decidiu no seu voto que a lei não valeu nas eleições de 2010. Com a anulação da lei, todos candidatos barrados pela Ficha Limpa que tiveram votos suficientes para se eleger devem tomar posse, entre eles Jader Barbalho (PMDB-PA), João Capiberibe (PSB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).


E a Caixa de Pandora fez mais uma vítima. A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN - DF) foi flagrada ao lado do marido Manoel Neto recebendo dinheiro vivo de Durval Barbosa, o delator do Mensalão. A deputada foi notificada duas vezes e pediu mais tempo para se defender.

Fotomontagem sobre fotos de Fernando Donasci / UOL e Alessandro Shinoda/Folhapress


O carnaval deste ano foi da música. Em São Paulo, a Vai Vai foi a grande campeã com um enredo que homenageou o músico João Carlos Martins. No Rio, deu Beija Flor com enredo sobre o rei Roberto Carlos e em Brasília, a Aruc contou sua própria história e levou mais um troféu pra casa.

Divulgação/TV Globo

E o Big Brother foi de uma mulher. Maria Melilo foi a grande vencedora do reality. Ela levou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Apesar disso, o programa deu sinais de desgaste e terminou com média de 30 pontos, a mais baixa.


O cinema perdeu a atriz Elizabeth Taylor, morta aos 79 anos de idade, vítima de problemas cardíacos. Em sua carreira, Liz Taylor atuou em vários filmes e ganhou dois oscars, além de casar sete vezes.



 

E o guerreiro descansou em paz. Depois de 13 anos lutando contra um câncer, a doença derrotou José Alencar. O ex- vice presidente da República morreu no dia 29 de câncer e falência múltipla de órgãos. O ex- presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff lamentaram a morte do companheiro.


No esporte, o destaque é para o feito do goleiro Rogério Ceni que atingiu a incrível marca de 100 gols na carreira. O feito foi alcançado em partida contra o Corinthians no dia 27.

A Rede TV! venceu a licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012, mas o Clube dos 13 rachou. A novela segue e os dissidentes assinaram com a Rede Globo.

Em abril tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários