A última edição do quadro Semana em Resumo de 2025 destaca a dupla cassação de mandatos de deputados e o massacre contra judeus que fez a Austrália chorar.
1 - Cassados: A Câmara dos Deputados cassou nesta semana os mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, ambos do PL. Eduardo Bolsonaro foi cassado por excesso de faltas pois se autoexilou nos Estados Unidos e lá agiu contra o país gerando a crise diplomática que levou ao tarifaço de 50% a produtos brasileiros, já Ramagem condenado a pena de 16 anos por tentativa de golpe está foragido na Flórida. No início da semana Carla Zambelli pediu renúncia do mandato depois que o STF determinou a perda imediata do mandato após ser absolvida na Câmara. Carla Zambelli foi condenada, fugiu do país e está presa na Itália aguardando ser extraditada.
2 - Lei da Dosimetria: O Senado aprovou a Lei da Dosimetria que reduz penas aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro que pode ter o tempo de prisão em regime fechado reduzido. Agora a lei vai pra sanção, mas o presidente Lula deverá vetar o projeto.
3 - Massacre na Austrália: Um ataque contra judeus deixou 16 pessoas mortas na praia de Bondi em Sydney na Austrália. Os atiradores eram pai e filho, ambos ligados so Estado Islâmico e eles abriram fogo contra judeus, um deles morreu e o outro foi preso.
4 - Novo presidente no Chile: Jose Antonio Kast foi eleito presidente do Chile depois de sua terceira tentativa de chegar ao poder. Kast que é admirador do ditador Augusto Pinochet promete combater o crime e a imigração ilegal no país e ele tomará posse em 11 de março do ano que vem.
5 - Tragédia nos EUA: O ex-piloto da NASCAR Greg Biffle morreu em acidente aéreo na Carolina do Norte. Ele, a esposa e os dois filhos morreram no acidente. O avião que pertencia a ele retornava do aeroporto e caiu. As causas do acidente serão investigadas. Greg Biffle tinha 55 anos e foi piloto da NASCAR entre 2003 e 2016 vencendo 19 provas na Cup, a divisão principal.
Imagem da semana
Flores espalhadas na praia de Bondi, assim o povo da Austrália lembrou os 16 mortos no pior ataque terrorista em 30 anos. Que em 2026 o mundo possa ser menos intolerante com as pessoas e que tenha mais respeito às diferenças.
O quadro encerra a sua temporada e volta no dia 24 de janeiro de 2026.







Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.