Uma espera de 29 anos chegou ao fim neste domingo e uma semana depois de conquistar a América o Brasil agora é glorioso com o Botafogo campeão brasileiro de 2024.
Um ano glorioso coroado com o título
Rafael Arantes, Jorge Rodrigues Jorge/BP Filmes e Vitor Silva/Botafogo
Depois de perder o título ano passado quando caiu diante do Palmeiras muita gente duvidava se o time iria vencer e a resposta foi dada em 2024. Numa temporada mágica o Botafogo deu a volta por cima com um futebol de encher os olhos e neste domingo no Nilton Santos lotado venceu o São Paulo com gols de dois jogadores que foram fundamentais: o venezuelano Savarino e Gregore que uma semana atrás quase pôs tudo a perder quando foi expulso na final da Libertadores e hoje acabou se tornando o herói do terceiro título brasileiro da história. Uma festa no estádio e todos os traumas do passado enfim foram exorcizados e a taça foi erguida coroando a temporada histórica que pode terminar com mais festa já que disputa a Copa Intercontinental.
Eduardo Carmin/Photo Premium/Gazeta Press
O Palmeiras poderia ameaçar, mas acabou ficando com o vice campeonato ao perder pro Fluminense em pleno Allianz Parque. O gol de Serna significou mais que um alívio pro tricolor, significou o fim do pesadelo da queda da Série B pois o time se classificou pra Copa Sul Americana.
Luís Moura/Gazeta Press e Gilson Lobo/AGIF
Na briga contra o rebaixamento a tensão ficou evidente no começo, mas o Bragantino não quis saber do fantasma e sapecou uma goleada de 5 x 1 sobre o rebaixado Criciúma espantando de uma vez por todas o fantasma da Série B, já em Belo Horizonte o duelo entre os Atléticos terminou com a vitória do Galo Mineiro com gol de Rubens. A derrota rebaixou o Athlético Paranaense em pleno ano do centenário e pior o estado do Paraná não terá representantes na elite, fato que não acontecia desde 1990.
Marcelo Côrtes/Flamengo, Vinícius Saraiva da Rocha e Alexandre Durão/Zimel Press
Depois de 308 jogos, 13 títulos conquistados e 161 gols marcados com a camisa do Flamengo chegou ao fim a trajetória de Gabriel Barbosa, o Gabigol. A despedida do ídolo terminou empatada e Gabigol não poderia deixar sua marca e marcou o seu último gol com a camisa rubro negra. Ao ser substituído encerrava ali um capítulo glorioso na carreira dele. O Flamengo empatou com o Vitória por 2 x 2 e Alerrandro chegou a 15 gols no campeonato junto de Yuri Alberto. O atacante corintiano deixou o seu na vitória de 3 x 0 sobre o Grêmio, nona vitória consecutiva coroando a histórica reação do Corinthians no campeonato e ainda teve um golaço de Memphis Depay de bicicleta, já pelo lado do Grêmio a partida marcou a despedida de Geromel que se aposentou.
Rafael Rodrigues/Divulgação
A torcida do Bahia está em festa. Depois de 35 anos o Esquadrão de Aço volta a disputar a Libertadores com a vitória de 2 x 0 sobre o rebaixado Atlético Goianiense, o Cruzeiro venceu o Juventude por 1 x 0, mas não vai pra Liberta, o Fortaleza venceu o Internacional por 3 x 0 e terminou em quarto lugar repetindo a campanha de 2021 e o Vasco venceu o Cuiabá por 2 x 1 terminando na décima posição.
Ao final do campeonato a CBF divulgou a seleção do torneio e o Botafogo dominou o time com cinco jogadores: o goleiro John, a dupla de zaga Bastos e Alexander Barboza, o volante Marlon Freitas e o atacante Luiz Henrique que também foi escolhido o craque do campeonato. Artur Jorge foi escolhido o melhor técnico. Completam a seleção Wesley e Gerson do Flamengo, Bernabei e Alan Patrick do Inter, Rodrigo Garro do Corinthians e Estevão do Palmeiras que também foi escolhido a revelação.
O Blog de knunes saúda o Botafogo campeão brasileiro de 2024.
Nossa cobertura termina aqui, a partir de amanhã os times à exceção do Botafogo entram de férias, pois a temporada do futebol brasileiro termina aqui.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.