A semana termina e o Brasil anda tenta entender o que causou a queda do avião com 62 passageiros em Vinhedo.
1 - Tragédia com avião em Vinhedo: 62 pessoas morreram na pior tragédia aérea em solo brasileiro desde 2007. O avião saiu de Cascavel no Paraná com destino à São Paulo, mas a 70 km do destino o avião perdeu altitude e caiu num condomínio em Vinhedo. Imagens foram feitas pelos celulares mostraram o exato momento que a aeronave perde altitude e gira em parafuso até cair no chão. Os bombeiros já resgataram metade dos corpos dos passageiros para identificação no IML e as caixas-pretas foram enviadas ao Cenipa para analisar as causas reais da queda. Existe a hipótese de que houve o congelamento das asas, mas tudo será apurado.
2 - Conflito no Oriente Médio: Um ataque à uma escola na faixa de Gaza deixou o saldo de 100 mortos. O exército de Israel justificou o ataque alegando que o local era esconderijo de terroristas e comandantes do Hamas.
3 - Crise diplomática: O governo brasileiro decidiu expulsar a embaixadora da Nicarágua no Brasil Fúlvia Castro como represália à expulsão do embaixador brasileiro Breno da Costa no país. O governo de Daniel Ortega decidiu expulsar o embaixador pela ausência na festa dos 45 anos da Revolução Sandinista e aumentou ainda mais a crise entre os dois países num sinal que Lula e Daniel Ortega não falam a mesma língua e a relação dos dois se deteriorou.
4 - Venezuela em xeque: Enquanto cresce a pressão internacional para que as atas da votação de 28 de julho sejam divulgadas Nicolás Maduro foi até a Suprema Corte e pediu para que a sua reeleição questionada fosse aceita. Ele venceu a eleição segundo o Conselho Eleitoral, mas a oposição denunciou fraude e afirma que mais de 80% das atas comprovam a vitória do candidato González Urrutia e o chavismo rejeita tudo alegando que as atas são falsas. O fato é que o impasse deve seguir e a pressão tende a aumentar.
5 - MPOX: A Organização Mundial da Saúde decidiu convocar um comitê de emergência para discutir se a mpox pode representar uma nova emergência global de saúde devido ao surto da doença na República Democrática do Congo que até o mês passado registrou mais de 8 mil casos com 384 mortes.
Imagem da semana
Excepcionalmente não teremos em razão do ocorrido em Vinhedo e volta semana que vem junto com o quadro.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.