O Mês em Resumo: PL antiaborto mexe com a sociedade, fracassa golpe na Bolívia e Vini Júnior tem vitória contra racismo

O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de junho. 


O mês foi marcado pela polêmica de um projeto de lei que prevê o aborto pra mulheres vítimas de estupro até 22 semanas de gestação. O relator Sóstenes Cavalcanti teve seu texto aprovado em caráter de urgência no Congresso, mas ele será discutido apenas no segundo semestre. 

No dia 5 uma briga entre os deputados André Janones e Nikolas Ferreira leva o Congresso a adotar medidas que punirão os brigões. Janones era acusado de pagar rachadinha e foi absolvido pelo Conselho de Ética. 

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão e o chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa tiveram denúncia aceita pela Procuradoria Geral da República pelo envolvimento e por serem os mandantes do crime que terminou com o assassinato da vereadora Marielle Franco em março de 2018.

O presidente Lula faz duras críticas ao presidente do Banco Central Roberto Campos Neto dizendo que ele tem lado político e mesmo assim o Copom decide manter em 10,5% a Taxa Selic interrompendo o ciclo de cortes. Ainda na economia foi aprovada a chamada taxa das blusinhas no valor de 50 dólares em compras internacionais. 

O CEO das Americanas Miguel Gutierrez é preso na Espanha, pois ele é acusado de fraude contábil, mas é solto um dia depois. Relatório da Polícia Federal aponta que os ex-diretores lucraram com a fraude que causou um rombo de R$ 23 bilhões. 

O empresário Henrique da Silva Chagas morre durante processo de aplicação de peeling de fenol feito pela influenciadora Natalia Becker que acabou sendo indiciada por homicídio doloso.

O Ceará vive uma onda de violência com a morte em dois dias de 12 pessoas em duas chacinas. 

No México pela primeira vez uma mulher vai ocupar a presidência do país. Claudia Sheinbaum venceu a eleição e contou com o apoio do presidente Lopez Obrador.

Na Bolívia fracassa a tentativa de golpe militar. O chefe do Exército Juan Zuñiga liderou a invasão ao palácio presidencial de La Paz e acabou sendo preso pelo presidente Luis Arce.

No primeiro debate entre os candidatos a presidente nos Estados Unidos o democrata Joe Biden tem um desempenho desastroso enquanto Donald Trump destilou suas mentiras. 

Julian Assange, criador do site WikiLeaks entra em acordo com os EUA e é solto depois de ficar cinco anos preso. 

A apresentadora Eliana é a mais nova estrela da Rede Globo. Ela se despede do SBT no dia 23 e nodia 27 é oficialmente contratada pela Globo, ainda na TV o jornalista Zeca Camargo não tem seu contrato renovado e deixa a Band depois de quatro anos. 



O Real Madrid é campeão da Champions pela 15ª vez ao vencer o Borussia Dortmund na decisão em Wembley com Vinícius Júnior fazendo um dos gols da partida. O mesmo Vini colheu uma vitória pois os torcedores do Valencia que o xingaram com ofensas racistas foram condenados a 8 meses de prisão.

Na NBA o Boston Celtics conquista seu 18º título na liga profissional de basquete ao vencer o Dallas Mavericks por 4 jogos a 1. 

A economista Maria da Conceição Tavares foi referência no debate econômico nas últimas décadas. Morando no Brasil desde 1954 passou pelo BNDES, foi assessora e professora além de ser crítica ferrenha do Plano Real e foi formadora de vários economistas e líderes políticos dentre eles José Serra e Luiz Gonzaga Beluzzo. Maria da Conceição Tavares morre em 8 de junho aos 94 anos.

O ex-jogador de vôlei Pampa fez parte da seleção brasileira que conquistou o primeiro ouro olímpico em esportes coletivos nos jogos de Barcelona em 1992. Ele tratava de um câncer e não resistiu morrendo aos 59 anos em 7 de junho.

O cantor Nahim morre em 13 de junho aos 71 anos. Nahim fez muito sucesso nos anos 80 pois era figurinha carimbada nos programas de auditório e foi o maior vencedor do Qual é a música?, quadro de sucesso do programa Silvio Santos e dentre as músicas destaque pra Dá dá dá, a melô do coração, Taka Taka e Coração de Melão. Nahim acabou caindo da escada e morreu segundo relatório da Polícia Civil.

Jacqueline Laurence nasceu na França, mas adotou o Brasil como sua casa. Atuou em inúmeras novelas na TV Globo dentre as quais Dancin Days, Guerra dos Sexos, Cambalacho e tantas outras sempre interpretando mulheres sofisticadas. No teatro ajudou a implantar junto de Miguel Falabella e Mauro Rasi o besteirol. Jacqueline Laurence morre no dia 17 de junho vítima de parada cardíaca aos 91 anos.

O cantor Chrystian começou se destacando na música cantando em inglês na década de 70, depois começou a cantar junto de seu irmão Ralf se tornando uma das duplas mais queridas da música sertaneja. Os dois se separaram e em 2021 a dupla foi desfeita. Dentre os sucessos Saudade, Mia Gioconda e Nova York. Christian passou mal e acabou morrendo no dia 19 de junho aos 67 anos.




Outras mortes do mês: Françoise Hardy (11 de junho), cantora francesa de destaque nos anos 60, Ilva Niño (12 de junho), atriz que atuou em várias novelas sendo a de maior destaque Roque Santeiro onde interpretava a empregada Mina e fez longa carreira no teatro, Jerry West (12 de junho), ex-jogador de basquete que ganhou notoriedade ao inspirar o logotipo da NBA, Wandeko Pipoka (18 de junho), interpretou o primeiro Bozo da TV brasileira entre 1980 e 1985, Donald Sutherland (20 de junho), ator canadense de destaque atuando nos Estados Unidos ganhando vários prêmios Emmy e Globo de Ouro, jamais ganhou um Oscar e Dudu (28 de junho), ex-jogador de futebol que foi destaque na primeira academia do Palmeiras formando uma dupla genial com Ademir da Guia e era tio do técnico da seleção brasileira Dorival Júnior.

O primeiro semestre de 2024 chega ao fim e espero que o segundo semestre seja o semestre da retomada e da virada na minha vida e quem sabe troco de PC, portanto o quadro retorna em julho.

Postar um comentário

0 Comentários