A semana termina e os indígenas obtém uma importante vitória e o Brasil sofre com a onda de calor insuportável devido ao El Niño.
1 - Vitória dos indígenas: O STF barrou a aplicação do marco temporal na demarcação de terras por 9 votos contrários e 2 favoráveis. A tese prevê a demarcação de terras que vinham sendo ocupada pelos povos indígenas desde 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Faltam aos ministros definir a indenização a ser paga aos não-indígenas que ocupam áreas dos povos além da compensação nas áreas não reivindicadas.
2 - Calor que castiga: Durante esta semana o Brasil viveu uma onda de calor acima da média com temperaturas altas no fim do inverno e baixas umidades como em Brasília onde moro e a temperatura chegou a 35º no meio da semana. A onda de calor deve continuar até a semana que vem em 11 estados e no DF, tudo isso causado pelo El Niño.
3 - Crise na Saraiva: A livraria Saraiva em recuperação judicial desde 2018 fechou esta semana suas últimas unidades físicas e vai passar a funcionar em esquema de e-commerce, o comércio virtual pela internet. A medida acabou motivando as saídas do presidente e do vice da empresa. A livraria tem dívidas no valor de R$ 675 milhões com fornecedores e não conseguiu renegociar as dívidas.
4 - O susto de Faustão: O apresentador Fausto Silva recebeu alta neste sábado após ser internado às pressas durante a semana para realizar exames. Faustão passou por um transplante de coração mês passado e os médicos vão monitorar o quadro clínico durante a fase de reabilitação após o transplante.
5 - O golpe do octilhão: Mas como tem charlatão prometendo mundos e fundos. Nessa semana surgiu mais um, na verdade um grupo que enganou mais de 50 mil pessoas durante cinco anos e nesse grupo estavam pastores que induziam fiéis a serem abençoados a receberem grandes quantias e o valor era de R$ 1 octilhão, valor estranho viu?. Dois integrantes foram presos nessa semana em Brasília no âmbito da operação Nesara Ghesara.
Imagem da semana
Depois de idas e vindas e vaivéns finalmente Lula e Volodymir Zelensky se encontraram durante a Assembleia Geral da ONU onde Lula abriu com um discurso muito forte. A ocasião fez com que Lula também se encontrasse com o presidente americano Joe Biden.
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.