Athlético Paranaense, Atlético Mineiro e Fortaleza vão pra Liberta e Atlético Goianiense é o último rebaixado

Kleber Nunes
By -
1

Após 38 rodadas o Brasileirão chega ao fim. Tempo de despedidas, lamentos pra quem fracassou nas missões e de festa pros times que conseguiram seus objetivos. Agora um resumão de tudo que aconteceu na rodada final.

André Durão e Marcelo de Jesus/ge


Ontem no Maracanã o Flamengo se despediu da temporada de dois títulos com derrota. No dia que Diego Ribas encerrou a carreira e Diego Alves se despediu do time com emoção o rubro negro tomou a virada do Avaí que estragou a festa da despedida, mas de forma digna. Wellington fez contra, Marcinho e Felipe Silva marcaram os gols da equipe catarinense que se despede da Série A. Apesar da derrota o time festejou na manhã de hoje os dois títulos com trio elétrico e festa, mas que terminou em tumulto causado entre torcedores e policiais.

 Divulgação e Lauro Alves/RBS


Nove jogos agitaram o domingo. Um deles mero amistoso de formalidade de cumprimento de tabela pois Ceará e Juventude já estavam rebaixados e com portões fechados o Vozão se despediu vencendo o time de Caxias por 4 x 1. O Juventude fecha o campeonato com a quarta pior campanha dos pontos corridos desde 2006 quando o campeonato passou a ser disputado por 20 times. Foram 22 pontos somados e apenas 3 vitórias ao longo das 38 rodadas.  O Internacional carimbou a faixa do campeão Palmeiras e meteu 3 x 0 ficando com o vice campeonato. O Palmeiras teve apenas a terceira derrota em todo o campeonato, um recorde nos pontos corridos. O Fluminense terminou o campeonato em terceiro e com mais um gol dele Germán Cano venceu o Bragantino por 1 x 0. 44 gols no ano e 26 no Brasileirão, números impressionantes do argentino que se torna o maior artilheiro do campeonato de 20 times nos pontos corridos numa só edição ultrapassando Gabigol que em 2019 fez 25 gols. 

Gil Gomes/AGIF

Na briga contra o rebaixamento o Cuiabá se salvou ao vencer o Coritiba por 2 x 1 e vai pro terceiro ano seguido na elite. O Atlético Goianiense foi o último rebaixado e acabou empatando com o América Mineiro por 1 x 1.

Gabriel Machado/AGIF, Pedro Souza/Atlético Mineiro e Felipe Cruz/Fortaleza



Três vagas estavam em disputa pela Libertadores. No confronto direto pela vaga final na fase de grupos o Athlético Paranaense venceu o Botafogo por 3 x 0 e assegurou vaga direta no jogo que marcou a despedida de Luiz Felipe Scolari como treinador. O técnico que levou o Brasil ao penta 20 anos atrás encerra carreira colocando o Furacão na fase de grupos. Na fase de Pré Libertadores vão o Atlético Mineiro que venceu o Corinthians fora de casa por 1 x 0 e o Fortaleza que numa espetacular arrancada quando virou o turno na lanterna e praticamente era candidato ao rebaixamento fez um returno de cinema e arrancou pra conquistar uma vaga pra disputar sua segunda Libertadores seguida em mais um trabalho brilhante de Juan Pablo Vojvoda que será procurado pelos grandes times e é bom o Fortaleza blindá-lo e renovar o contrato pois ele é demais. O Leão do Pici venceu o Santos por 2 x 0 e o América Mineiro tava com a vaga na mão, mas bateu na trave terminando em décimo. O São Paulo goleou o Goiás por 4 x 0, mas jogará a Sul Americana assim como os goianos.

Depois de 38 rodadas veja como ficou a classificação final da Série A de 2022:

- Na fase de grupos da Libertadores: Palmeiras (campeão), Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo (campeão da Libertadores e da Copa do Brasil), Athlético Paranaense, Atlético Mineiro e Fortaleza (jogarão as fases preliminares e caso avancem chegam a fase de grupos)

- Na Copa Sul Americana: São Paulo, América Mineiro, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino

- No limbo: Coritiba e Cuiabá

- Rebaixados: Atlético Goianiense, Ceará, Avaí e Juventude

- Promovidos da Série B: Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia

E com isso coloco ponto final na cobertura do Brasileirão de 2022. A partir de amanhã os clubes entram de férias e voltam antes do fim do ano para a pré temporada pois os estaduais começarão em 15 de janeiro. Em 2023 tem mais Brasileirão.

Postar um comentário

1Comentários

Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.

  1. O campeonato acabou e o Timão ficou sem técnico pois Vitor Pereira não é mais técnico do Corinthians. Pesou os dias de indecisão e a vontade dele voltar pra terrinha.

    ResponderExcluir
Postar um comentário
MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MENSAGEM POR UM 2025 CHEIO DE ESPERANÇAS

MAIS UM ANO VAI EMBORA E OUTRO ANO CHEGA, É ASSIM E DEPOIS DE UMA VOLTA COMPLETA EM TORNO DO SOL O PLANETA TERRA COMEÇA…

By -

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência.Ver Agora
Ok, Go it!