O quadro Semana em Resumo destaca a tragédia das chuvas em Petrópolis e o clima cada vez mais tenso na Rússia e a ameaça de invasão na Ucrânia.
1 - A tragédia das chuvas em Petrópolis: A chuva que castigou a cidade de Petrópolis na terça feira já matou 140 pessoas na maior tragédia climática desde 1988. O temporal causou destruição de casas, levou tudo que vinha pela frente e choveu 230 milímetros em apenas 3 horas, toda a quantidade de chuva prevista para o mês no município e o maior registro de uma chuva desde 1932. Passados 5 dias já são quase 300 desaparecidos e milhares de famílias desabrigadas.
2 - Tensão na Rússia e Ucrânia: No começo da semana as tropas russas em parte se retiraram da fronteira com a Ucrânia, parecia que a guerra não iria rolar e ainda teve a visita do presidente Jair Bolsonaro ao colega Vladmir Putin. E na Ucrânia a guerra é entre separatistas e militares que se acusam entre si em ataques. E no meio de tudo isso a aposta dos americanos de que a Rússia está perto de invadir a Ucrânia tanto é que o exército russo voltou a fazer exercícios militares.
3 - Pandemia começando a recuar: A média de casos causados pela variante ômicron está começando a cair no Brasil. Já são 12 dias que os casos vem caindo, já a média de mortes ainda está em alta e tudo indica que logo logo começa a cair também.
4 - Eleições: O partido Cidadania aprovou neste sábado a federação partidária com o PSDB e mesmo com a decisão que permite com que as duas legendas atuem numa só a pré candidatura de Alessandro Vieira será mantida. A regra da federação partidária que havia sido vetada por Bolsonaro será aplicada nesta eleição pela primeira vez.
5 - Presa por invasão: A brasileira Letícia Vilhena Fernanda foi presa por ter entrado em edifício restrito e se envolver em ato para impedir funções do governo. Letícia é apontada pelo FBI por ter participado da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 num ato de apoiadores do ex- presidente Donald Trump.
Imagem da semana
Não poderia ser outra se não a imagem da destruição. Mais uma vez a natureza cobra a incompetência das autoridades que nada fizeram e permitiram construções irregulares que vitimaram pessoas nas chuvas. Até quando?
Sábado que vem o quadro retorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.