A série sobre os esportes do programa olímpico fala hoje do futebol.
* Postagem publicada originalmente em 2016 e republicada com adaptações em 2021.
Esporte mais popular do mundo o futebol em Olimpíadas é imprevisível. Antes da criação da Copa do Mundo o torneio de futebol olímpico era tão importante que o campeão olímpico tinha status de campeão mundial. Depois da criação da Copa o torneio perdeu status e passou a ser disputado por seleções amadoras, daí vantagem para os países do bloco socialista que ganharam quase tudo de 1952 à 1988. Em 1984 o COI muda uma das regras e permite a participação de profissionais e em 1992 limitou a idade para sub - 23 e três jogadores acima desta idade. Em razão da pandemia o limite de idade para Tóquio será de 24 anos.
A Hungria é a maior vencedora com três medalhas de ouro seguidas da extinta União Soviética e do Uruguai que teve o apelido de Celeste Olímpica por conta do bicampeonato conquistado em 1924 e 1928 além da Argentina.
O futebol feminino começou em Atlanta 1996 e os Estados Unidos são soberanos ganhando quatro medalhas de ouro em cinco participações.
Os locais dos jogos
O futebol das Olimpíadas será jogado nas arenas que foram usadas na Copa do Mundo de 2002 quando o Japão sediou o mundial em conjunto com a Coreia do Sul. O estádio Nacional será sede da final do futebol feminino, o estádio olímpico sediará a partida inaugural do futebol. As preliminares serão nas sedes de Miyagi, Sapporo e Ibaraki. Em Sapporo os jogos serão no Sapporo Dome, estádio coberto onde a grama é móvel e em dia que não tem jogo pode ser tratada, Ibaraki é a sede do estádio do Kashima Antlers, time onde Zico jogou no começo dos anos 90 e sediará uma das semifinais masculina. Miyagi sediará também além de jogos da primeira fase um jogo das quartas masculina. O estádio de Saitama sediará além das preliminares uma semifinal e a disputa da medalha de bronze masculina e o estádio de Yokohama que os brasileiros conhecem bem pois foi o palco do pentacampeonato sediará o primeiro jogo da seleção masculina e justamente em cima de quem, da Alemanha dia 22 de julho. O estádio sediará as semifinais do feminino e a decisão da medalha de ouro no masculino dia 7 de agosto.
O Brasil nos jogos
Campeão olímpico em 2016 o time masculino do Brasil dirigido por André Jardine iniciará a busca pelo bicampeonato olímpico contra a Alemanha, a mesma da final de 2016 e no estádio onde ganhamos o penta, quer coincidência? A equipe não terá Neymar pois o Paris Saint Germain não o liberou e o único veterano que estará jogando a Olimpíada é Daniel Alves, jogador do São Paulo. Já o time feminino comandado pela sueca Pia Sundhage, bicampeã olímpica com a seleção americana aposta na liderança de Marta e Formiga. A atacante Cristiane não foi convocada, o que gerou enormes controvérsias pois ela esteve nas últimas quatro Olimpíadas.
Amanhã a ginástica.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.