Semana em Resumo: O que esperar do governo de Joe Biden

A semana que termina é marcada pela eleição americana e a euforia mundial depois da vitória de Joe Biden e ainda tivemos um estado às escuras e a humilhação de uma mulher que foi estuprada em uma audiência virtual.



1 - Os EUA sob novo comando: Neste sábado depois de quatro dias de suspense o mundo assistiu aliviado à eleição de Joe Biden que será o novo presidente americano. A vitória veio neste sábado numa virada sensacional na Pensilvânia. O estado foi de fundamental importância e com os 20 delegados Biden passou do número de delegados que levam à eleição. Outro destaque é para a vice Kamala Harris que será a primeira mulher negra de ascendência asiática a ocupar o cargo. Do lado republicano o atual presidente Donald Trump demonstrando arrogância falou em fraude eleitoral, mas sequer apresentou uma prova contundente. O staff de campanha disse que a eleição não acabou, mas neste sábado Trump resolveu jogar golfe e depois se recolheu pros aposentos. Pelo jeito ele não deverá aceitar a derrota. Por todo o mundo líderes parabenizaram ao candidato democrata, exceção ao Brasil pois o presidente Jair Bolsonaro até agora sequer se manifestou, mas em um evento disse que nem ele é tão importante no Brasil como Trump é tão importante nos EUA. 


2 - Atentados em Viena: Quatro pessoas morreram em atentados coordenados em Viena, capital da Áustria no começo da semana. Os atentados foram atribuídos ao grupo terrorista Estado Islâmico e um dos agressores, nativo da Macedônia do Norte foi morto nos atentados.


3 - Caso Mariana Ferrer: O Brasil ficou estarrecido com o tratamento humilhante dado à jovem Mariana Ferrer durante o julgamento de um acusado de estuprá-la em Santa Catarina. Mariana acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018 e a conclusão do promotor foi de estupro culposo. A repercussão foi tanta que gerou revolta com as celebridades que apoiaram Mariana. O economista Rodrigo Constantino acabou dando declarações inaceitáveis sobre o caso e acabou sendo demitido da Rádio Jovem Pan e da RecordTV, mas mantido no jornal Gazeta do Povo.


4 - Amapá às escuras: O estado do Amapá enfrenta há cinco dias um apagão que deixou 16 cidades incluindo a capital Macapá às escuras. O apagão foi causado por um incêndio em uma subestação de energia e afetou serviços como o comércio, os bancos e as telecomunicações. Macapá acabou decretando estado de calamidade pública e o Ministério de Minas e Energia declarou que pretende restabelecer em dez dias a energia no estado, mas neste sábado a luz voltou em alguns bairros de Macapá.


5 - Pandemia de Covid: Nesta semana cinco países registraram recorde no número de casos confirmados da Covid-19. Só nos Estados Unidos mais de 123 mil infecções foram registradas em um único dia. Na Europa mais três países decretaram lockdown pra conter a segunda onda. No lado da ciência a Oxford anunciou que deverá divulgar os resultados da vacina até o fim deste ano e a Anvisa autorizou a retomada dos testes da vacina da Johnson & Johnson. O Brasil tem até aqui mais de 162 mil mortes pela Covid, mas segue em tendência de queda.

Imagem da semana


Para o mundo esta é a imagem que todos querem ver, a de Donald Trump saindo da Casa Branca e isso já tem data pra acontecer, dia 20 de janeiro de 2021 quando ele passa o comando do país mais poderoso do mundo à Joe Biden, ou ele vai brigar pra se manter no cargo na base do tapetão? 

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários