A semana que termina fica marcada pelo susto da ciência e de ânimo com a queda nas mortes no Brasil.
1 - O mundo em pandemia: No começo da semana a empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou a suspensão dos testes da fase 3 da tão sonhada vacina em conjunto com a Universidade de Oxford. O motivo: foi detectado um possível efeito colateral em uma voluntária, mas neste sábado a Oxford e a AstraZeneca anunciaram a retomada dos testes. Em todo o mundo mais de 18 mil pessoas testaram a vacina. E no Brasil completou - se um mês da queda na média móvel de mortes pela Covid-19. Já são mais de 130 mil mortos mas há tendência de queda. Ainda assim o feriado de 7 de setembro registrou aglomerações em praias, bares e parques sem distanciamento social.
2 - A volta dos coletes amarelos: Depois da pausa imposta pela quarentena o grupo Coletes Amarelos voltou às ruas da capital francesa neste fim de semana. Nos protestos deste sábado 200 pessoas foram detidas durante os protestos em Paris pois houve confronto com a polícia.
3 - Lutador executado no Irã: A imprensa do Irã anunciou a execução de Navid Akfari, lutador campeão olímpico. Ele foi executado por ter esfaqueado um segurança que acabou morrendo nos protestos contra o governo em 2018. A defesa alega inexistência de provas.
4 - Impeachment à vista no Peru: O caso Swing pode levar ao impeachment de Martin Vizcarra. A maioria dos parlamentares autorizoua abertura de processo de impeachment. O Ministério da Cultura do país é acusado de contratos suspeitos com um artista desconhecido no país e áudios foram vazados. Vizcarra assumiu o poder depois que Pedro Pablo Kuczynski renunciou em março de 2018 em meio ao escândalo com a Odebrecht.
5 - O mundo pega fogo: As queimadas estão acontecendo no Brasil. No Pantanal matogrossense mais de 2 milhões de hectares do bioma já viraram cinzas. Nos Estados Unidos 26 pessoas já morreram nos incêndios florestais que castigam a costa oeste. No estado do Oregon 10 mil pessoas deixaram suas casas.
Imagem da semana
Falando nisso nesta semana o dia virou noite cinzenta na Califórnia. O céu ganhou tonalidade laranja e encobriu a cidade de San Francisco numa cena que correu o mundo.
Semana que vem o quadro rtorna.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.