Semana em Resumo: Governo vive nova semana de pandemônio e a revolta americana após morte de negro por policial branco

Esta semana o governo voltou a cuspir fogo contra o Supremo e ao mesmo tempo o cerco se fecha para os disseminadores de fake news, ao mesmo tempo o país passa de 28 mil mortes pela Covid- 19 e nos Estados Unidos a morte de um negro por um policial branco gera revolta da população.



1 - Governo em pandemônio: Mais uma semana em que o governo provocou rebuliço por todos os lados. Na segunda feira insultos de militantes levou às empresas jornalísticas a suspenderem a cobertura do Alvorada por falta de segurança, na quarta a Polícia Federal fez buscas a um grupo de disseminadores de fake news entre eles o empresário Luciano Hang da Havan, blogueiros como Allan dos Santos, Sara Twister e outros. No fim do dia o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo dos investigados e o bloqueio dos perfis na internet. Na quinta o presidente atacou o Supremo de forma agressiva dizendo que decisões absurdas não se cumprem. 


2 - Mundo em pandemia: No mundo são mais de 5 milhões de casos com 357 mil mortes. O Brasil já passa de 28 mil mortes e ultrapassou a Espanha em número de óbitos. E no momento que a curva não se achata os governos estaduais começam a flexibilizar a quarentena. São Paulo começa nesta semana a reabertura gradual do comércio em cinco etapas, em Pernambuco a quarentena rígida chega ao fim amanhã e em Fortaleza já tem comerciantes furando o lockdown. Em Brasília o governador Ibaneis Rocha decretou neste sábado a reabertura de igrejas e parques para os próximos dias. No mundo o presidente do Uruguai Lacalle Pou entrou em quarentena após se reunir com uma diretora que foi diagnosticada com a Covid - 19 e o presidente americano Donald Trump rompeu com a OMS e culpou a China, país da origem da doença. 


3 - Economia em queda: A pandemia já começa a produzir os primeiros efeitos na economia do Brasil, pois o PIB teve retração de 1,5 % no primeiro trimestre e somente o agronegócio teve crescimento. As medidas de isolamento social e o fechamento do comércio influenciaram na queda e o cenário apontado por economistas é de novas retrações nos próximos meses.



4 - EUA em polvorosa: A morte do negro George Floyd por um policial branco em Minneapolis levou a população às ruas para protestar contra o racismo. O policial acusado de racismo foi detido e indiciado por homicídio culposo e sua esposa se divorciou. Nas principais cidades americanas houve protestos e quebra quebra. Na última noite 2 pessoas morreram nos protestos.


5 - De volta ao espaço: A nave espacial Space X teve seu lançamento adiado na quarta feira e transferido para este sábado, mas existe o risco de um novo adiamento. O foguete construído por Elon Musk pode não ser lançado pois o mau tempo persiste. O foguete Space X feito em parceria com a NASA terá dois astronautas americanos que irão viajar até a Estação Espacial Internacional na primeira missão tripulada desde 2011.

Imagem da semana


A morte do negro George Floyd explodiu a revolta em Minneapolis e revoltados os manifestantes atearam fogo e nesta foto em meio a um incêndio um manifestante com a bandeira dos Estados Unidos protestou em mais um caso triste de racismo.

Semana que vem o quadro retorna.

Postar um comentário

0 Comentários