O quadro O Mês em Resumo traz os principais acontecimentos do mês de maio.
O governo de Jair Bolsonaro enfrenta em maio os primeiros protestos populares. No dia 15 estudantes de 250 cidades resolvem se manifestar pelas ruas contra o corte de verbas da educação. Os atos se repetem no dia 30, já no dia 26 foi a vez de atos de manifesto à favor do governo e pela reforma da previdência.
Durante os primeiros atos dos estudantes o presidente faz declaração polêmica ao chamar de "idiotas úteis" os manifestantes.
A Câmara dos Deputados aprova o projeto de redução dos ministérios, mas o Centrão articulou e tirou das mãos do ministro da Justiça Sérgio Moro o controle do COAF que passa para o Ministério da Economia.
O risco de recessão faz com que o PIB do primeiro trimestre seja de apenas 0,2%. O número de desempregados segue na casa dos 13 milhões e assim aumenta a pressão para que seja aprovada a reforma da previdência,o que é reforçado pelo pacto entre os presidentes dos três poderes e o dólar ultrapassa a barreira dos 4 reais.
O ex- presidente Michel Temer voltou pra cadeia, mas por cinco dias. A 6ª Turma do STJ decide soltá- lo junto do Coronel Lima no processo em que ambos são acusados de corrupção. Em março Temer havia sido preso, mas solto cinco dias depois por um pedido de habeas corpus.
Um crime choca Paracatu. Na noite do dia 21 Rudson Guimarães mata a ex- namorada à golpes de canivete e depois invade uma igreja e atira contra os fiéis matando mais três. Ele é baleado pela polícia e segue internado.
No Chile uma família de turistas morre devido à um vazamento de gás em um dos apartamentos de um hotel. Eles iriam comemorar o aniversário de 15 anos da filha do casal e pra completar o clima trágico a mãe de um deles morre.
Em Manaus um massacre de presos deixa 55 mortos no mesmo presídio onde em janeiro de 2017 houve 56 mortes.
Diretor de teatro e criador do Centro de Pesquisa Teatral, Antunes Filho influenciou várias gerações de artistas nos palcos. Dentre suas peças de destaque destaca- se Macunaíma de Mário de Andrade e montagens de obras de Nelson Rodrigues e William Shakespeare. Após exames descobriu que tinha um câncer de pulmão em estágio avançado e no dia 2 de maio morre aos 89 anos.
O ator Lúcio Mauro fez parte de inúmeros humorísticos na TV Globo e trabalhou com Chico Anysio além de participar da criação destes humorísticos como Chico City, Os Trapalhões e Balança mas não cai. Dentre seus personagens marcantes destacam - se Fernandinho e Ofélia em duas ocasiões: primeiro com a atriz Sônia Mamede e depois numa releitura com Cláudia Rodrigues, o diretor do canastrão Alberto Roberto e na Escolinha deu vida ao bajulador Aldemar Vigário. Internado desde março Lúcio Mauro morre no dia 11 aos 92 anos devido à problemas respiratórios.
A atriz americana Doris Day foi destaque nos anos 50 e 60 onde atuou em filmes como Ama - me ou esquece - me, Volta meu amor e Confidências à meia noite, filme onde foi indicada ao Oscar em 1960. Ela era considerada como uma Marilyn Monroe alternativa. A atriz morre no dia 13 aos 97 anos.
Niki Lauda entrou no automobilismo financiando um empréstimo e começou a correr no começo dos anos 70 estreando na Fórmula 1 no GP da Áustria de 1971 pela March, depois foi pra BRM e em 1974 foi pra Ferrari, no ano seguinte foi campeão mundial pela primeira vez. em 1976 caminhava para um bicampeonato avassalador quando sofre um gravíssimo acidente no GP da Alemanha no longo circuito de Nurburgring. Lauda havia sido derrotado ao liderar um movimento para cancelar a corrida, mas a corrida aconteceu e ele sofreu o acidente. Lauda ficou internado por 40 dias e chegou a receber a extrema unção, mas se recuperou à tempo e voltou com o rosto quase desfigurado no GP da Itália e disputou o título de 1976 com James Hunt até a última corrida no Japão onde abandonou em razão de falta de segurança. Esta rivalidade foi reproduzida nas telas no filme Rush - No limite da emoção de 2013. Em 1977 chega ao bicampeonato e deixa a Ferrari, em 1979 decide se retirar das pistas, mas em 1982 voltou a correr e em 1984 agora pela McLaren conquista o tricampeonato superando por meio ponto o francês Alain Prost. Depois de se aposentar definitivamente em 1985 tocou a Lauda Air até vendê - la em 1999. Na Fórmula 1 foi consultor da Ferrari e Jaguar, mas em 2012 se torna presidente não executivo da Mercedes e tem um papel decisivo na negociação que trouxe para o time o inglês Lewis Hamilton que ganhou quatro dos últimos cinco campeonatos. Em agosto do ano passado sofre um transplante de pulmão ficando dois meses internado e voltou no começo deste ano a ficar internado. Niki Lauda morre no dia 20 aos 70 anos e a Fórmula 1 se despediu de uma lenda.
A atriz Lady Francisco em mais de 40 anos de carreira atuou em inúmeras novelas na TV sendo os papéis de destaque a secretária Rose na primeira versão de Pecado Capital, Gisela em Louco Amor e o último papel, Lorraine em Malhação: Vidas Brasileiras. A atriz havia fraturado o fêmur no final do mês passado e ficou internada, mas teve complicações falecendo no dia 25 aos 84 anos de falência múltipla de órgãos.
Gabriel Diniz vinha em carreira meteórica, bastante tocado no Nordeste, mas no verão deste ano ele deu uma virada graças ao hit Jenifer. A música estourou nas paradas e no streaming se tornando o hit do verão e o clipe que contou com a participação de Mariana Xavier que fez a Jenifer passou da marca de 280 milhões de visualizações. No dia 26 ele fez seu último show em Feira de Santana e no dia seguinte o avião em que ele e os dois pilotos cai em um povoado nas proximidades de Estância e aos 28 anos tem sua carreira violentamente interrompida.
Em junho o quadro volta.
Não serão aceitos comentários preconceituosos, racistas e ofensivos, pois os mesmos serão DELETADOS.