O Mês em Resumo: Um mês marcado por tragédias e perdas

O quadro O Mês em Resumo destaca os principais acontecimentos de fevereiro.

Resultado de imagem para uma forte chuva desaba no dia 6 e mata 7 pessoas no Rio de Janeiro


O Brasil ainda se recuperava da tragédia da lama em Brumadinho quando na noite do dia 6 a tragédia veio em forma de água. Uma forte chuva desaba no dia 6 e mata 7 pessoas no Rio de Janeiro. Na Ciclovia Tim Maia novas mortes e um deslizamento de terra mata três pessoas.


Resultado de imagem para o Ninho do Urubu pega fogo

Resultado de imagem para o Ninho do Urubu pega fogo

Dois dias depois a tristeza veio na forma do fogo entristecendo o futebol. Um dos alojamentos do CT do Flamengo, o Ninho do Urubu pega fogo e 10 jovens promessas das categorias de base do clube perdem a vida. O fogo começou com a explosão do aparelho de ar condicionado de um dos quartos do alojamento e rapidamente se alastrou. A comoção tomou conta do clube. A prefeitura determinou o fechamento do CT.


Quando parecia que a bruxa iria sossegar uma nova tragédia surgiu, desta vez pelo ar. Um acidente de helicóptero abrevia a carreira de Ricardo Boechat. O jornalista de 66 anos voltava de um evento em Campinas quando o helicóptero em que viajava começou a perder altitude e bater em um caminhão na Rodovia Anhanguera. Boechat e o piloto Ronaldo Castrucci morreram na hora. Ricardo Boechat começou carreira ao lado de Ibrahim Sued, depois passou a escrever no jornal O Globo entre 1983 e 2001 e durante esse período passou pela secretaria de Comunicação Social do governo de Moreira Franco. Ganhou três prêmios Esso e estreou na TV em 1997 na Rede Globo participando do Bom Dia Brasil, depois passou pelo SBT e desde 2004 atuava no Grupo Bandeirantes de comunicação participando inicialmente do Jornal da Band e desde fevereiro de 2006 na ancoragem do telejornal. Desempenhava no rádio a mesma função com competência nas manhãs da rádio Band News FM e era colunista da revista Istoé. Ironicamente o seu último comentário no dia em que morreu era justamente das tragédias que abalaram o país, horas depois seria vítima. 


Resultado de imagem para eleição do desconhecido Davi Alcolumbre

Fora as tragédias o mês ainda teve a posse do novo Congresso, mas não tão novo assim em relação á presidência da Câmara que segue com Rodrigo Maia, mas a eleição para a presidência do Senado foi bastante tumultuada com duas votações e a eleição do desconhecido David Alcolumbre foi uma vitória para o governo.

Gustavo Bebianno — Foto: José Cruz/Agência Brasil

Estourou a primeira grande crise do governo Bolsonaro com a demissão de Gustavo Bebianno da Secretaria geral da presidência da República. A exoneração ocorreu devido à reportagem da Folha de S. Paulo que denunciou a suspeita de que o PSL, partido do presidente usou candidatura laranja nas eleições do ano passado. No dia seguinte á exoneração foram divulgados áudios que desmentiram a versão de Carlos sobre as conversas do presidente Jair Bolsonaro com Bebianno. Foram três conversas através de mensagens de WhatsApp. 

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da casa civil Onyx Lorenzoni junto com os presidentes da Câmara e do Senado

Depois de se recuperar da cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia o presidente enviou ao Congresso a proposta do governo para a reforma da Previdência. A proposta prevê o aumento da idade mínima da aposentadoria sendo 65 anos para os homens e 62 para as mulheres e uma transição de 12 anos. 


Depois de polêmica o MEC desiste de pedir às escolas que os alunos enviem vídeos cantando o Hino Nacional à pedido do ministro Ricardo Vélez Rodriguez. Em Brasília o governo Ibaneis implanta a militarização em quatro escolas públicas de Brasília e o sistema rigoroso prevê regras rígidas e a transformação dos colégios militares. 

Resultado de imagem para tensão na Venezuela com o fechamento da fronteira com o Brasil.

Explode a tensão na Venezuela com o fechamento da fronteira com o Brasil. O presidente Nicolás Maduro decide fechar a fronteira impedindo a entrada de ajuda humanitária, por outro lado o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó tenta furar o bloqueio. Dois caminhões são queimados e dezenas de pessoas morreram.


Pela sexta vez na história o New England Patriots se sagra campeão do Super Bowl. O quarterback Tom Brady fez história aos 41 anos e liderou o seu time à mais uma conquista na NFL e na decisão contra o Los Angeles Rams foi registrada a menor pontuação da história num jogo decidido apenas no último período.

Resultado de imagem para vergonha na decisão da Taça Guanabara

Por aqui a vergonha na decisão da Taça Guanabara. Fora de campo uma confusão jurídica pra ver quem ficaria no setor sul gerou uma série de liminares e no dia da final o estádio com os portões fechados durante meia hora gerou revolta dos torcedores. Houve confusão do lado de fora do estádio do Maracanã e só depois da derrubada da liminar os torcedores entraram no estádio.

Bibi Ferreira — Foto: Acervo TV Globo

Considerada uma das mais completas atrizes do teatro brasileiro Bibi Ferreira também atuou como cantora e diretora durante décadas nos palcos do Brasil. Bibi era filha de Procópio Ferreira e com apenas 20 dias de vida iniciou carreira e recebeu inúmeros prêmios como o Moliére e Mambembe. Em setembro do ano passado se aposentou dos palcos e se recolheu até morrer no dia 13 aos 96 anos.


Imagem relacionada

Na Copa do Mundo de 1970 no México um lance antológico de Pelé entrou pra história das Copas. Na partida contra a Inglaterra a cabeçada que ele deu entraria, mas o goleiro Gordon Banks impediu que a bola entrasse e fez uma das defesas mais difíceis, naquela que é considerada a "defesa do século". Campeão mundial em 1966 pelo English Team Banks lutava contra um câncer nos rins que o matou no dia 12 aos 81 anos. 

Resultado de imagem para Karl Lagerfeld

No mundo da moda o estilista Karl Lagerfeld ficou conhecido como o Kaiser e deu uma nova cara á Chanel e a Fendi através da renovação de peças da marca. O designer morre no dia 19 aos 85 anos.


Roberto Avallone foi um dos jornalistas mais importantes da crônica esportiva em mais de 50 anos de carreira passando por vários órgãos de comunicação como o Jornal da Tarde onde ganhou dois Prêmios Esso e na televisão inovou a linguagem dos debates esportivos ao comandar durante 18 anos na TV Gazeta o Mesa Redonda Futebol Debate. Ainda passou por Band, Rede TV, CNT e até 2017 no Sportv onde era comentarista. Na manhã do dia 25 ele sofreu um infarto agudo do miocárdio e morreu aos 72 anos deixando bordões que ficaram na memória como Exclamação, interrogação e no pique.

O mês ainda teve as mortes de Albert Finney (8 de fevereiro), ator inglês que fez filmes como As Aventuras de Tom Jones e Peixe grande além de ser indicado cinco vezes ao Oscar, Deise Cipriano (12 de fevereiro), integrante do conjunto musical Fat Family que sofria de câncer no fígado, Bruno Ganz (16 de fevereiro), ator suíço que interpretou Adolf Hitler no filme A Queda, João Paulo dos Reis Velloso (19 de fevereiro), era economista e foi ministro do Planejamento nos governos militares de Médici e Geisel, Dartagnan Júnior (24 de fevereiro), ator que atuou em muitas novelas da Rede Globo e Tavito (26 de fevereiro), cantor e compositor. Foi autor de Casa no Campo, imortalizada na voz de Elis Regina e do jingle Coração verde Amarelo que foi usado pela Rede Globo na campanha do tetra.

O quadro retorna em março na esperança de que tenhamos dias melhores e que pintem melhores oportunidades de emprego. 

Postar um comentário

0 Comentários