Top 5: Venezuela mergulhada no caos e o fracasso da intervenção federal no Rio

O fato que marcou a semana foi o caos na Venezuela com o êxodo de venezuelanos e o corte de cinco zeros numa mostra de como o país chegou à esse estado. Por aqui o fato que marcou foi o fracasso evidente da intervenção federal no Rio de Janeiro.



1 - Venezuela mergulhada no caos: A Venezuela segue afundada no caos sob a ditadura desastrosa de Nicolás Maduro em todos os aspectos. No campo econômico o país caminha para uma inflação de mais de 1 milhão ao ano e como nova medida para conter a crise o governo fez no começo da semana o corte de cinco zeros da moeda virando Bolívar Soberano, no campo social há um êxodo de venezuelanos que buscam abrigo em outros países. Em Roraima houve confrontos e em Pacaraima um grupo de brasileiros interditou neste sábado uma rodovia protestando contra a entrada em massa de venezuelanos. O governo federal criou uma missão humanitária para receber os refugiados que fogem da ditadura assassina. 


2 - Intervenção que fracassou: A morte de três militares no começo da semana durante uma operação no Complexo do Alemão deixa claro que a intervenção federal no Rio de Janeiro é um tremendo fracasso. Na operação cinco jovens foram presos e libertados depois de quatro dias.


3 - Dólar em alta: A semana foi de alta e instabilidade na cotação do dólar. A valorização foi de 4,82% e a cotação ultrapassou a barreira dos R$ 4. Soma - se a isso o fervor da campanha eleitoral que ainda não decolou e a tensão elevada fazendo com que a moeda norte americana subisse de preço sucessivamente.


4 - Mais uma de Trump: Dois assessores confessaram que o presidente americano está envolvido em escândalos sexuais, o que pode levar à um pedido de impeachment. O ex- chefe de campanha Paul Manafort foi condenado por oito crimes e o ex- advogado Michael Cohen admitiu ter comprado o silêncio de duas mulheres que teriam relações extra conjugais com o presidente. 


5 - O papa visita a Irlanda: Quase 40 anos depois um pontífice volta a visitar a Irlanda, onde foram registrados casos de abuso sexual cometidos por padres católicos. O país se transformou da visita de João Paulo II em 1979 para a visita do Papa Francisco em 2018. Tradicionalista a Irlanda aprovou nos últimos anos a legalização do aborto e o casamento gay. Neste sábado o Papa Francisco se reuniu com vítimas de abuso sexual cometidas no passado.

Imagem da semana


A ousadia do tráfico de drogas não tem limites no Rio. Em Angra dos Reis técnicos de uma empresa de eletricidade foram rendidos por bandidos que o obrigaram a instalar interruptores e tomadas de três pinos em um poste de luz. É a mostra da falência da segurança pública no Rio de Janeiro.

Sábado que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários