O Mês em Resumo: Começa a campanha eleitoral, o dólar sobe e mês de perdas importantes

O quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de agosto.

Resultado de imagem para A campanha eleitoral esquentou e em agosto foram registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto

Resultado de imagem para registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto


Resultado de imagem para registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto

Resultado de imagem para registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto

A campanha eleitoral esquentou e em agosto foram registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto: Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Daciolo (Patriotas), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSol), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoedo (Novo), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC), Lula (PT), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU). No dia 15 Lula tem sua candidatura registrada. Houve dois debates na Band e Rede TV! e sabatina com os quatro mais bem posicionados no Jornal Nacional. O Ibope e o Datafolha divulgaram as primeiras pesquisas e Lula lidera em um cenário e Bolsonaro lidera outro cenário.

Resultado de imagem para A campanha eleitoral esquentou e em agosto foram registradas as candidaturas com 13 chapas na disputa pelo Palácio do Planalto

O dólar explodiu e em agosto a cotação ultrapassou a barreira dos 4 reais, isso foi devido às incertrzas da eleição presidencial. Ainda na economia novos dados sobre o deemprego apontam que 4 milhões de brasileiros desistiram de procurar emprego. São os chamados desalentados, aqueles que perderam a esperança. Já na vizinha Argentina o dólar alto faz com que o país aumente a taxa de juros para 60% ao ano e na Venezuela a moeda sofre corte de cinco zeros e passa a se chamar Bolívar soberano.

Resultado de imagem para Editora Abril demite mais de 800 funcionários e encerra dez publicações e no dia 15 entra em recuperação judicial

Resultado de imagem para fim dos canais Esporte Interativo

Atolada em dívidas que chegam á R$ 1,6 bilhão a Editora Abril demite mais de 800 funcionários e encerra dez publicações e no dia 15 entra em recuperação judicial. No dia 9 o Grupo Turner anuncia o fim dos canais Esporte Interativo e os eventos migram para os canais do grupo Turner. 

Resultado de imagem para quatro tiros mataram a corretora de imóveis Karina Garófalo

Resultado de imagem para Tatiane Spitzner foi morta depois de ser agredida pelo marido

No mês que se completam 12 anos da Lei Maria da Penha muitos casos de feminicídio pipocam pelo país: Em São Paulo a policial Juliane havia desaparecido no dia 1º e encontrada morta dias depois, no Rio de Janeiro quatro tiros mataram a corretora de imóveis Karina Garófalo, no Paraná a advogada Tatiane Spitzner foi morta depois de ser agredida pelo marido e em Brasília três casos numa semana, o mais chocante o de Carla Zandoná, morta depois de cair de um prédio.

O celular causou duas mortes depois de assaltos em São Paulo: Em Santo André a jovem Paula perdeu a vida mesmo tendo entregue o aparelho para os bandidos e em São Paulo o jovem Robert morreu pelo mesmo motivo.


No Rio três militares foram mortos em uma operação policial no Complexo do Alemão mostrando que a intervenção federal é um fracasso. 

Resultado de imagem para Uma caldeira de um gasômetro da Usiminas explodiu em Ipatinga

Uma caldeira de um gasômetro da Usiminas explodiu em Ipatinga causando pânico entre os moradores da região. 34 pessoas ficaram feridas.

Resultado de imagem para Em Gênova uma ponte caiu e matou 43 pessoas

Em Gênova uma ponte caiu e matou 43 pessoas. Chovia forte na região e a estrutura de concreto não resistiu a intempérie. O trecho de 200 metros desabou e a empresa responsável disse que indenizará as famílias das vítimas.




Na cidade de Pacaraima na fronteira com a Venezuela um grupo de brasileiros atacou um grupo de imigrantes venezuelanos gerando caos e confusão. A crise social explodiu e o país segue atolado na ditadura de Nicolás Maduro que escapou de um atentado durante evento militar em Caracas. 

Resultado de imagem para Donald Trump atacou a imprensa

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump atacou a imprensa que por sua vez contra atacou alegando que Trump ataca a liberdade de expressão.

Resultado de imagem para Aretha Franklin

Ela ficou conhecida como a rainha da soul music e dentre seus grandes sucessos destacam - se Respect, o hino do feminismo e dos direitos civis da mulher e Say I Little Prayer. No ano passado se aposentou dos palcos e no dia 13 foi divulgado seu agravamento do estado de saúde, no dia 16 Aretha Franklin nos deixava aos 76 anos. 


Kofi Annan foi diplomata e secretário geral da ONU durante dez anos se tornando o primeiro negro a alcançar tal feito. No dia 18 é divulgada sua morte em um hospital da Suíça e as causas da morte não foram reveladas.

Resultado de imagem para Otávio Frias Filho

Otávio Frias Filho implantou na Folha de S. Paulo onde foi diretor de redação por 34 anos o Projeto Folha, um projeto de jornalismo crítico e apartidário que revolucionou o jornalismo brasileiro. Criou no jornal a figura do ombudsman que criticava o próprio jornal. Ao mesmo tempo a Folha ganhou credibilidade ao revelar os desmandos dos políticos. Ele também era dramaturgo e publicou dezenas de livros. Diagnosticado com um câncer no fim de 2017 ele sucumbe e morre no dia 21 aos 61 anos.

Resultado de imagem para John McCain

O senador americano John McCain foi prisioneiro da guerra do Vietnã e depois se dedicou á política. Foi candidato do partido Republicano na eleição presidencial de 2008 quando foi derrotado por Barack Obama e desde o ano passado foi diagnosticado com cãncer no cérebro, no dia 24 sua família anunciava que ele terminaria o tratamento e morre no dia 25 aos 81 anos.

Resultado de imagem para Henrique Martins

Henrique Martins nasceu na Alemanha e veio para o Brasil com três anos e depois de testes estreou como ator na extinta TV Tupi. Dentre seus trabalhos como ator destacam - se O Sheik de Agadir (Globo) onde foi o personagem título, A Selvagem (Tupi) e Eu Compro esta mulher. Como dietor dirigiu vários trabalhos pelas redes Globo, Tupi, Manchete, Band e SBT, o último deles na novela Carrossel. Depois de sofrer uma queda foi internado e depois de ter deixado a UTI morre no dia 26 por falência múltipla de órgãos aos 84 anos.


Resultado de imagem para Zé Béttio

Outras mortes do mês: Mário Cravo (1º de agosto), artista plástico e fotógrafo, Cláudio Weber Abramo (12 de agosto), jornalista e fundador da Transparência Brasil, ONG que combate a corrupção, Paulo Casé (26 de agosto), artista plástico e Zé Béttio (27 de agosto), radialista, músico e compositor passando por várias rádios e lançou a dupla Milionário e José Rico.

O quadro retorna em setembro.

Postar um comentário

0 Comentários