Personagens das Copas: Zidane e Materazzi

Hoje a série Personagens das Copas será em dobro e vamos relembrar a treta entre dois jogadores na final da Copa do Mundo de 2006.

Resultado de imagem para Zidane e Materazzi


O francês Zinedine Zidane e o italiano Marco Materazzi protagonizaram na final da Copa da Alemanha uma treta daquelas. Dia 9 de julho de 2006, Estádio Olímpico de Berlim. Itália e França decidiram a Copa do Mundo. O time francês saiu na frente com Zizou cobrando penalidade sofrida por Malouda. A Itália empatou com Materazzi de cabeça. O jogo seguia tenso até que no segundo tempo da prorrogação o mundo assiste à um lance bizarro da agressão. Zidane deu uma cabeçada no peito de Materazzi e o juiz Horácio Elizondo expulsou Zidane de campo encerrando de forma melancólica uma carreira vitoriosa e por onde passou desfilou elegância com as camisas de times como Juventus e Real Madrid, time que treinou até a semana passada onde ganhou três títulos seguidos da Champions. Sem seu maestro que liderou os Bleus à uma sensacional arrancada com direito à vitória sobre o badalado Brasil nas quartas a França perdeu a decisão por pênaltis e a Itália chegou ao tetra.

Breve histórico da Copa do Mundo de 2006 - disputada entre 9 de junho e 9 de julho nas cidades de Berlim, Munique, Dortmund, Stuttgart, Gelsenkirchen, Hamburgo, Hannover, Frankfurt, Colônia, Kaiserslautern, Nuremberg e Leipzig
  • Campeã: Itália. 24 anos depois de ganhar na Espanha por ironia a Itália se tornava tetracampeã da mesma forma que o Brasil em 1994 ganhando nos pênaltis. O time dirigido por Marcello Lippi tinha jogadores como o goleiro Buffon, o zagueiro e capitão Cannavaro e os meio campistas Pirlo, Totti e Zambrotta levou a Copa com quatro vitórias e três empates.
  • Vice - campeã: França
  • Brasil: O time mais badalado da época chegou com favoritsmo absoluto e um elenco recheado de estrelas, mas as coisas começaram a dar errado na preparação final em Weggis onde os treinos eram festa para a torcida numa verdadeira balbúrdia. O tal quadrado mágico revelou - se falho. Os Ronaldos vinham de fases distintas: o Ronaldo Nazário estava gordo e fora de forma enquanto o Ronaldinho Gaúcho voava no Barcelona. Diante disto o que seria um elenco de superstars se revelou um bando e o técnico Parreira não conseguiu extrair o máximo do elenco. Depois de uma primeira fase sem empolgar veio uma vitória enganosa contra Gana e nas quartas de final caiu de forma apática pra seleção da França pondo fim à uma geração de jogadores vitoriosos, mas que juntos não formaram um time.
  • Países participantes: 32
  • Gols: 147 - média de 2,3 por partida
  • Jogos: 64
  • Artilheiro: Miroslav Klose (Alemanha) - 5 gols
Na terça feira o penúltimo capítulo da série relembrando personagens esquisitos e bizarros da Copa do Mundo da África do Sul como a vuvuzela, a Jabulani e o Polvo Paul.

Postar um comentário

0 Comentários