Grupo A: Rússia quer evitar vexame, Arábia volta, Uruguai aposta em ataque poderoso e Egito volta apostando em Salah

A Copa do Mundo se aproxima, pois estamos à 13 dias do pontapé inicial. De hoje até o dia 8 vamos apresentar um raio x das 32 seleções da Copa em cada um dos grupos da primeira fase. Começamos nosso giro pelo Grupo A.


A Rússia ocupa a 63ª posição no ranking da FIFA e deve repetir o fiasco da África do Sul que até agora foi o único anfitrião a cair na fase de grupos isso porque a geração que chegou à semifinal da Eurocopa de 2008 dá claros sinais de envelhecimento. O mais talentoso daquela equipe, o meia Arshavin está longe da seleção desde 2012 e o seu sucessor Dzagoev tem como semelhança o bom passe.

- Participações: 11 (8 como União Soviética)
- Melhor resultado: 4º lugar em 1966
- Campanha nas Eliminatórias: Não participou por ser o país sede


A Arábia Saudita volta a jogar um mundial depois de estar ausente em 2010 e 2014, mas se depender dos resultados a participação na Copa acabará bem mais cedo do que o esperado. O país mudou seus costumes e desde janeiro os jogadores fazem intercâmbio com outros países, mas a federação de futebol mantém o hábito de demitir treinadores a cada derrota. No último ano passaram pelo comando da seleção o holandês Bert van Marwiljk e os argentinos Edgardo Bauza e Juan Antonio Pizzi.

- Participações em Copas: 5
- Melhor campanha: Oitavas de final em 1994
- Campanha nas Eliminatórias: 18 jogos, 12 vitórias, 3 empates e 3 derrotas 


O Uruguai tem como sua grande arma o ataque. Sua dupla de atacantes é a mais mortal na atualidade. Luís Suarez, atacante do Barcelona e Edinson Cavani do Paris Saint Germain estão entre os melhores na posição. A Celeste com sua camisa tradicional busca o tricampeonato apostando no entrosamento do grupo. A defesa titular formada por Godín e Gimenéz joga junto no Atlético de Madrid. O técnico Oscar Tabarez vai pra sua quarta participação em Copas pois dirige a seleção desde 2006 e durante esse período o país ganhou uma Copa América e chegou às semifinais da Copa de 2010. A missão do Uruguai é passar de fase e provavelmente encontrará Portugal de Cristiano Ronaldo ou a Espanha nas oitavas.

- Participações em Copas: 13
- Melhor campanha: Campeão em 1930 e 1950
- Campanha nas Eliminatórias: 18 jogos, 9 vitórias, 4 empates e 5 derrotas


De volta à uma Copa do Mundo depois de 28 anos o Egito chega à Copa da Rússia apostando todas as fichas no atacante Salah. O jogador do Liverpool foi artilheiro da última Premier League e herói da classsificação egípcia, mas ficará de fora da estreia devido à contusão no ombro sofrida na final da Champions e levará três semanas para se recuperar. O ataque formado por ele e os companheiros Said e Hassan marcara juntos 10 gols nas Eliminatórias. O técnico Héctor Cúper comanda o time desde 2015.

- Participações em Copas: 3
- Melhor campanha: Primeira fase em 1934 e 1990
- Campanha nas Eliminatórias: 8 jogos com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas

Tabela dos jogos do Grupo A

Quinta-feira, 14/06 – 12h – Rússia x Arábia Saudita - Estádio Luzhinik (Moscou)
Sexta-feira, 15/06 – 9h – Egito x Uruguai - Ekaterinburgo
Terça-feira, 19/06 – 15h – Rússia x Egito - São Petersburgo
Quarta-feira, 20/06 – 12h – Uruguai x Arábia Saudita - Rostov - on - Dor
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Uruguai x Rússia - Samara
Segunda-feira, 25/06 – 11h – Arábia Saudita x Egito - Volgogrado

Postar um comentário

1 Comentários

Jean Marcos disse…
E tá chegando a Copa! Vamos aprender o futebol das 32 seleções, hehe.. apesar das dificuldades e do futebol medonho (pelo que vi não ganhou nenhum amistoso, e tomou 3x0 do Brasil), acho que a Rússia classifica para as oitavas, pelo menos em segundo, porque o Uruguai deve ficar em primeiro. O jogo-chave dos anfitriões deve ser contra o Egito de Salah.
Vou começar a escrever sobre o evento a partir de hoje. Abraços, Kleber!