Grupo E: Brasil renovado sonha com hexa, Suíça aposta no ataque, Costa Rica quer fazer história de novo e Sérvia aposta em tradição

Hoje é dia de falarmos do Grupo E, o Grupo do Brasil e os nossos primeiros adversários na caminhada rumo ao hexa.


Durante os últimos quatro anos ecoou nos brasileiros um forte trauma, bem maior que o Maracanazzo de 1950. O devastador Mineiratzen traduzido no infame 7 x 1 da Alemanha virou motivo de piadas e memes se tornando símbolo e marca registrada de chacota da maior derrota em Copas do maior vencedor em todos os tempos. Logo após o desastre a CBF deu uma chacoalhada e trouxe de volta Dunga que na sua passagem anterior teve forte atrito com a imprensa e que voltava com o discurso de amor à camisa. Na segunda passagem o futebol continuou feio e sua trajetória foi abreviada com uma derrota vergonhosa na Copa América Centenário para o Peru e deixou o país fora da zona de classificação para as eliminatórias. A solução encontrada foi trazer alguém que entendesse do assunto e a solução veio. Tite assumiu com dois anos de atraso e deu um novo padrão de jogo à seleção e da água pro vinho mudou o time e o Brasil foi o primeiro país do mundo a se classificar para a Copa. Em pouco tempo voltou o respeito e o carinho pela seleção. Tite manteve alguns jogadores que eram convocados por Dunga e confiar em jogadores que andavam em baixa como Paulinho que começou titular e amargou o banco em 2014. O meio campo que joga no Barcelona reeditou com Tite as grandes atuações do Corinthians e nessa fase já marcou 9 gols. A esperança do hexa está nos pés de Neymar que está recuperado de fratura, mas Tite já traçou uma estratégia com alternativas caso ele não jogar.

- Participações em Copas: 21 - é o único país do mundo a estar presente em todas as Copas
- Melhor participação: Campeão em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002
- Campanha nas Eliminatórias: 18 jogos com 12 vitórias, 5 empates e 1 derrota


A Suíça é conhecida por jogar fechada na defesa num ferrolho irritante e a equipe toma poucos gols, só que nas eliminatórias europeias o time marcou 24 vezes e disputou a repescagem porque perdeu o confronto direto contra Portugal. Para que o time tenha sucesso o bósnio Vladimir Petkovic aposta no trio de estrangeiros Ricardo Rodríguez, Granit Xhaka e Haris Seferovic.

- Participações em Copas: 11
- Melhor resultado: Quartas de final em 1934, 1938 e 1954
- Campanha nas Eliminatórias: 12 jogos com 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota


Há quatro anos na Copa do Mundo disputada no Brasil a Costa Rica caiu no Grupo da Morte com outros três campeões mundiais, mas surpreendeu e foi primeiro colocado na chave, foi bem longe e chegou às quartas de final perdendo nos pênaltis pra Holanda. Agora com um time pouco modificado promete repetir na Rússia o sucesso. Dentre os jogadores destaque para o goleiro Keylor Navas, titular do Real Madrid e um dos destaques da campanha de 2014 e o meio campista Bryan Ruiz que reencontrou seu bom futebol no Sporting de Portugal.

- Participações em Copas: 5
- Melhor resultado: Quartas de final em 2014
- Campanha nas Eliminatórias: 16 jogos com 9 vitórias, 5 empates e 2 derrotas


Herdeira da antiga Iugoslávia a Sérvia fez duas participações ruins nas copas de 2006 e 2010 e agora está de volta. O time obteve a classificação na repescagem ao eliminar a Geórgia e ainda trocou de técnico pois quem dirige o time é o auxiliar Krstajic que jogou a Copa de 2006. Dentre as referências destaque para o zagueiro Ivanovic que joga no São Petersburgo, o capitão Kolarov que joga na Roma e o meia atacante Tadic.

- Participações em Copas: 12 (incluindo a época da antiga Iugoslávia)
- Melhor resultado: 4º lugar em 1930 e 1962
- Campanha nas Eliminatórias: 10 jogos com 6 vitórias, 3 empates e 1 derrota

Tabela dos jogos do Grupo E

Domingo, 17/06 – 9h – Costa Rica x Sérvia - Samara
Domingo, 17/06 – 15h – Brasil x Suíça - Rostov - on - Don

Sexta-feira, 22/06 – 9h – Brasil x Costa Rica - São Petersburgo
Sexta-feira, 22/06 – 15h – Suíça x Sérvia - Kaliningrado
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Sérvia x Brasil - Arena Spartak (Moscou)
Quarta-feira, 27/06 – 15h – Suíça x Costa Rica - Ninji Novgorod

Postar um comentário

0 Comentários