O Mês em Resumo: Paulo Maluf é preso, Trump polemiza e incita violência em Israel, Brasil pega grupo fácil na Copa e o adeus para Mayrink Veiga e Eva Todor

Em sua última edição de 2017 o quadro O Mês em Resumo traz os principais fatos do mês de dezembro.


Um fim de ano agitado na política com prisões e solturas. Marcelo Odebrecht e Anthony Garotinho foram soltos e Paulo Maluf foi preso e se entregou sendo transferido depois pro presídio da Papuda em Brasília. Ele foi condenado por lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público.


Já na Lava Jato a condução coercitiva passa a ser determinada por convocação prévia, para procuradores a decisão enfraquece as investigações. E numa derrota política a presidente do STF Cármen Lúcia suspende parte do indulto decretado por Temer atendendo a pedido de Raquel Dodge.

A Odebrecht confessa que formou cartel nas obras do Rodoanel de São Paulo e em mais sete estados brasileiros.


Geraldo Alckmin assume a presidência do PSDB e e discurso atacou o PT. O PMDB muda de nome e passa a se chamar MDB e o ex- presidente Lula tem a data de seu julgamento marcada pra 24 de janeiro, quando os desembargadores decidem se mantém e condenam em segunda instância ou não o ex- presidente no caso do tripléx, caso seja condenado Lula será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e impedido de disputar a eleição.

A Taxa Selic atinge seu menor patamar da história com os juros à 7% ao ano, ainda na economia um estudo do IBGE aponta que mais de 13 milhões de pessoas vivem em condição de pobreza extrema e o desemprego atinge 12 milhões de pessoas e em novembro o país perde 12 mil postos de trabalho interrompendo sete meses de alta.



No Rio Grande do Norte a PM entra em greve durante uma semana causando transtornos à população. No Rio de Janeiro o traficante Rogério 157 que ordenou a guerra na Favela da Rocinha é preso e o ano terminará com 134 PMs mortos.


O presidente Donald Trump armou mais uma polêmica e reconheceu Jerusalém a capital de Israel. O ato gerou revolta e protestos violentos no Oriente Médio.

Em Nova York um atentado frustrado na região de Times Square deixou quatro feridos e no oeste do país um descarrilamento de trem mata seis pessoas.



O presidente do Peru Pedro Pablo Kuczynski escapa de sofrer impeachment pois ele era acusado de envolvimento no esquema de propina da Odebrecht. Por oito votos ele não sofre impeachment devido ao racha entre deputados da oposição e logo depois concede indulto natalino ao ex- presidente Alberto Fujimori que havia sido condenado em 2009 à 25 anos de prisão por crimes de direitos humanos.


Na Venezuela o embaixador do Brasil foi expulso e considerado persona non grata. O troco veio na mesma moeda pois o governo brasileiro expulsou o embaixador do país.

Quase oito anos depois o Jornal do Brasil voltará as bancas do Rio de Janeiro a partir de fevereiro. O jornal havia deixado de existir na versão impressa ficando na plataforma digital. O novo dono do jornal é Omar Peres.

O jornalista William Waack foi demitido da Rede Globo depois do caso de suposto racismo. O vídeo divulgado em novembro mostrava Waack falando supostas palavras racistas. Sua vaga no Jornal da Globo foi assumida por Renata Lo Prete. Ainda na telinha a Band trocou sua parte administrativa e a apresentadora Cátia Fonseca assina contrato de dois anos para estrear em março um novo programa.


O Brasil deu sorte no sorteio dos grupos da Copa do Mundo na Rússia e caiu no Grupo E. A estreia será contra a Suíça em 17 de junho, no dia 22 enfrentaremos a Costa Rica e no dia 27 será a vez da Sérvia. Um possível reencontro com a Alemanha pode acontecer nas oitavas caso os alemães terminem em segundo, mas se não houver surpresas o reencontro pode ocorrer na final.


O Flamengo perde a decisão da Copa Sul Americana pro Independiente e a nota triste fica por conta do vandalismo e da violência de torcedores que invadiram o Maracanã sem ingresso. A Conmebol deixou pro próximo ano a decisão de aplicar uma punição ao clube brasileiro.


O atacante da seleção peruana e do Flamengo Paolo Guerrero teve sua pena reduzida para seis meses no caso de suposto doping e poderá jogar a Copa do Mundo pela sua seleção.Os advogados de defesa irão recorrer para reverter a pena para a absolvição. Guerrero havia sido condenado à 1 ano de suspensão, mas a pena foi reduzida pela metade.




O Real Madrid derrotou o Grêmio na decisão do Mundial de Clubes em Abu Dhabi com gol de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo frustrando a torcida tricolor. Este é o sexto título da história do time merengue.


Aos 35 anos o jogador Kaká anuncia sua aposentadoria. Último jogador fora CR7 e Lionel Messi a ganhar a Bola de Ouro da FIFA ele decidiu deixar os gramados depois que não teve seu contrato com o Orlando City renovado.



José Maria Marin foi condenado em seis dos sete crimes em que se envolveu e Marco Polo del Nero foi banido e suspenso por 90 dias.




Na Stock Car o título da temporada ficou com Daniel Serra que na corrida final em Interlagos foi o terceiro e na Copa Truck Felipe Giaffone ficou com o título da Copa Sul Sudeste e o título da temporada.


Símbolo de elegância a socialite Carmen Mayrink Veiga esteve no centro da alta sociedade durante a época de ouro do Rio de Janeiro e entrou na lista das pessoas mais bem vestidas pela revista Vanity Fair. Carmen morre no dia 3 aos 88 anos.


Estilista de sucesso Ocimar Versolato assinou figurinos para Ney Matogrosso e lançou em 2005 o livro Vestido em chamas que retratava os bastidores da moda. Ocimar morre no dia 8 aos 56 anos vitimado por um AVC hemorrágico.


Nascida na Hungria Eva Todor se descobriu no teatro onde fez inúmeras peças e se destacou na televisão onde fez inúmeras novelas, a última, Salve Jorge de 2012. Internada devido ao mal de Parkinson a atriz morre no dia 10 aos 98 anos deixando enorme saudade.

Outros mortos do mês: Luís Carlos Maciel (9 de dezembro), ícone da contracultura e esteve em redações importantes da nossa imprensa, Bernard Francis (20 de dezembro), cardeal norte americano que esteve envolvido em casos de pedofilia na igreja católica americana, Bruce McCandless (22 de dezembro), astronauta americano que foi o primeiro a voar no espaço em voo da Challenger, Aracy Cardoso (26 de dezembro), atriz de várias novelas e José Louzeiro (29 de dezembro), roteirista e escritor, autor de Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, livro que depois virou filme e A Infância dos Mortos que virou argumento para o filme Pixote, a lei do mais fraco e na TV escreveu as novelas Corpo Santo, Guerra sem fim e O Marajá (que não foi ao ar) todas na extinta Rede Manchete.

O quadro termina a temporada 2017 e retorna em janeiro de 2018.

Postar um comentário

0 Comentários