Top 5: A queda de Eduardo Cunha e os próximos capítulos do impeachment

A crise política que arrasta há meses o Brasil teve nesta semana capítulos importantes, dentre eles a queda de Eduardo Cunha.



1 - Crise política: O fato que agitou a semana foi a determinação do ministro do STF Teori Zavascki que suspendeu o mandato de Eduardo Cunha que foi afastado da presidência da Câmara dos Deputados por ser réu na Lava Jato. Os ministros por decisão unânime decidiram tirar o parlamentar da presidência e Dilma comentou "Antes tarde do que nunca". Com a queda assume temporariamente a casa o vice Waldir Maranhão. Na Operação Lava Jato o procurador da República Rodrigo Janot denunciou Lula e mais 29 pessoas. Para Janot, a organização criminosa não existiria sem a participação de Lula, pois segundo a denúncia ele tentou comprar o silêncio de Nestor Cerveró. E neste sábado Janot denunciou a ex- ministra da Casa Civil e atual senadora Gleisi Hoffmann e seu marido Paulo Bernardo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Gleisi é acusada de receber R$ 1 milhão em propina no esquema do Petrolão. E ontem a comissão do impeachment aprovou por 15 votos à favor e 5 contra o parecer do senador Antonio Anastasia que acusa Dilma de cometer pedaladas fiscais. O parecer vai pra votação na quarta e caso seja aprovado pela maioria Dilma é afastada e Michel Temer assume o governo. Ontem Dilma disse que não vai renunciar e ir para debaixo do tapete.


2 - Bloqueio ao WhatsApp: No começo da semana o aplicativo de mensagens WhatsApp foi bloqueado por determinação do juiz Marcel Montalvão da Vara Criminal de Lagarto (SE) sob a alegação de não fornecerem informações sobre um suposto tráfico de drogas. O aplicativo voltou a funcionar na terça depois que uma liminar derrubou o bloqueio.


3 - Estudantes em revolta: Após uma semana os estudantes que ocuparam o Centro Paula Souza em São Paulo desocuparam o prédio. A reintegração de posse só foi possível graças à intervenção da Polícia Militar que enfrentou a resistência dos rebeldes. O governador Geraldo Alckmin prometeu fornecer marmitas para os alunos matriculados no ensino técnico.


4 - Eleição americana: Com as desistências de Ted Cruz e John Kasich o bilionário Donald Trump será o candidato do Partido Republicano á sucessão de Barack Obama, mas ele já encontra resistência dentro do partido, pois a família Bush dos ex- presidentes George H. W .Bush (avô) e George W. Bush (pai) não apoia Trump.


5 - Ciclovia da morte: A Prefeitura do Rio decidiu fechar parte da ciclovia Tim Maia contrariando decisão da justiça que determinou a interdição total da via. O prefeito Eduardo Paes disse que vai recorrer da decisão. O acidente ocorrido no feriado de 21 de abril causou a morte de duas pessoas. Um laudo feito pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli apontou a falta de um estudo de impacto sobre a atuação das ondas e a falta de fixação nos pilares de sustentação.

Imagem da semana



Num clique do fotógrafo do Estadão Dida Sampaio a presidente Dilma Rousseff aparece sob a chama olímpica e muita gente achou que ela estava em chamas. O fotógrafo ganhou no ano passado o Prêmio Esso de fotografia por retratar Dilma pedalando com um cartaz escrito Lava Jato ao fundo. A semana que se inicia será decisiva pois a presidente pode terminar afastada no julgamento do impeachment no senado.

Semana que vem tem mais.

Postar um comentário

0 Comentários