O Mês em Resumo: Nova prisão abala governo e zika segue sem controle

O quadro O Mês em Resumo traz hoje os principais fatos do mês de fevereiro.






A Operação Acarajé, 23ª fase da Operação Lava Jato prendeu o marqueteiro João Santana e sua mulher Mônica Moura por não declararem US$ 3 milhões da Odebrecht, empreiteira envolvida no esquema do petrolão. Na chegada ao Brasil, Mônica sorriu debochadamente para as câmeras. E o tripléx juntamente com o sítio seguem dando dor de cabeça para o ex- presidente Lula. A imprensa divulga que logo após deixar a presidência 37 caixas de bebidas e outros pertences foram para o sítio de Atibaia. Lula, indignado decidiu partir para o ataque contra o Ministério Público,a imprensa e a Polícia Federal durante o aniversário de 36 anos do PT. E José Eduardo Cardozo deixou o Ministério da Justiça para assumir um lugar na AGU.


E o mosquito Aedes Aegypti segue dando dor de cabeça. Foi descoberta a ligação com o vírus zika nos seres humanos através da saliva. No dia 13 um mutirão por todo o país mobilizou a população no combate ao mosquito. A OMS decretou estado de emergência em todo o mundo e atletas ameaçam não vir para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Uma descoberta que revoluciona a ciência. Um grupo de pesquisadores anuncia a detecção de ondas gravitacionais através da fusão entre dois buracos negros. A descoberta havia sido prevista por Albert Einstein na Teoria da Relatividade Geral há um século.


Na Síria a onda de violência prossegue. No dia 15 um ataque à escolas e hospitais deixa 50 mortos. A guerra civil já dura cinco anos.



Começou a campanha presidencial nos Estados Unidos. As primeiras primárias deixam Hillary Clinton e Donald Trump como favoritos à serem indicados pelos partidos Democrata e Republicano.


Reveladas cartas que relatam o envolvimento do Papa João Paulo II com uma filósofa polonesa que duraram 30 anos. As correspondências não apontam se o papa quebrou o celibato, já o Papa Francisco realizou visita de cinco dias no México e se encontrou em Cuba com o patriarca Cirilo, da Igreja Ortodoxa da Rússia.


Após 28 anos, Jô Soares anuncia que o Programa do Jô terá sua última temporada. O talk show sairá do ar em dezembro. A decisão havia sido tomada há dois anos. Para o lugar de Jô, o humorista Marcelo Adnet deverá estrear um talk show semanal. Já Fábio Porchat foi anunciado como novo reforço no cast da Rede Record e deverá estrear seu talk show logo após a Olimpíada.


O Denver Broncos conquistou seu terceiro título na NFL ao vencer o Super Bowl 50 contra o Carolina Panthers. O destaque foi Von Miller, eleito melhor jogador da partida.


O suíço Gianni Infantino foi eleito o novo presidente da FIFA. Infantino era secretário -geral da UEFA na gestão de Michel Platini e foi eleito em segundo turno na mais disputada eleição da história.


Anderson Silva decepciona o público no seu retorno ao octógono. O Spider perdeu para o inglês Michael Bisping por decisão unânime e adiou o sonho de retomar o título dos médios.



O carnaval de Brasília mais uma vez foi marcado pelos blocos de rua, pois pelo segundo ano seguido não teve desfile das escolas de samba. Em São Paulo a Império de Casa Verde conquistou seu terceiro título no carnaval paulista com um enredo sobre os mistérios. No Rio a Mangueira volta a comemorar um título no carnaval com uma homenagem à cantora Maria Bethânia quebrando um jejum de 14 anos sem títulos, o último havia sido em 2002.



O escritor Umberto Eco conjugava em suas obras o estudo dentro da arte e seu best seller mais famoso foi O Nome da Rosa que vendeu milhares de exemplares e foi adaptado para o cinema. Escreveu outros romances, o último, Número Zero no ano passado. Umberto Eco morre no dia 19 aos 84 anos.

O mês ainda teve as mortes do embaixador e ex-ministro das Relações Exteriores no governo FHC Luis Felipe Lampréia, a escritora americana Harper Lee, autora de O Sol é para todos, o cantor sertanejo Chico Rey que formava dupla com seu irmão Paraná e o diplomata Boutros Boutros - Ghalli, ex- secretário geral da ONU.

O quadro retorna em março com mais um resumo mensal.

Postar um comentário

0 Comentários