Globo 50 Anos: O Top 10 dos programas marcantes e o mago das vinhetas Hans Donner

Para fechar esta semana especial sobre os 50 anos da TV Globo uma homenagem ao mago das vinhetas Hans Donner e os 10 programas mais marcantes em todos os tempos.


Resultado de imagem para logo globo-1968

A identidade visual da Globo antes de Hans Donner era simples. O primeiro logotipo era um catavento na forma do número 4 e que durou um ano. Em 1966 o cartunista Borjalo criou a logomarca da emissora, um globo terrestre cortado ao meio pela linha do Equador e pelos meridianos sofrendo acréscimo de cinco argolas simbolizando as emissoras que integraram a Rede Globo: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Essa marca ficou no ar até 1975.
 





Naquele ano um jovem austríaco chamado Hans Donner vinha ao Brasil em busca de um emprego e ao voltar para a Europa desenhou num guardanapo o que viria a ser o novo logotipo da Rede Globo que só foi adotado em 1976. Dentro de uma tela de TV o mundo em terceira dimensão. A logomarca sofreu alterações ao longo dos anos. Em 2008 o logo ganhou adaptação à TV digital e tons metálicos. A mais recente alteração foi no ano passado quando o logo perdeu o metal e ficou branco e em movimento, simbolizando a nova era da emissora.



Hans Donner então passou a produzir vinhetas e aberturas de programas e novelas. Dentre as mais marcantes destacam - se as duas aberturas que ele produziu para o Fantástico nos anos 80. A primeira em 1983 foi pioneira no uso da computação gráfica. Figuras geométricas como cones e pirâmides eram cortadas por feixes de laser coloridos formando plataformas para o balé executar a coreografia. Quatro anos depois Hans e sua equipe recriaram no Brasil as principais paisagens do planeta. A cena inesquecível em que Isadora Ribeiro saía da água ficou marcante na memória de todos. Ele acabou se casando com ela. Anos mais tarde uma outra mulher que participou de vinhetas acabou se casando com ele. Valéria Valenssa ficou conehcida como a mulata Globeleza nas transmissões do carnaval.

E chegamos ao Top 10 dos programas mais marcantes dessas cinco décadas:


1 - Jornal Nacional (jornalístico no ar desde 1969). O telejornal foi o primeiro programa de rede e se tornou referência na vida dos brasileiros, de Cid Moreira e Sérgio Chapelin à William Bonner e Renata Vasconcellos já ouvimos muitos boa noites em mais de 45 anos de história.


2 - Os Trapalhões (humorístico que ficou no ar de 1977 à 1995). As noites de domingo nunca mais foram as mesmas depois do fim do grupo, mas durante muito tempo Didi, Dedé, Mussum e Zacarias fizeram fir crianças e adultos de várias gerações.


3 - Cassino do Chacrinha (musical que foi ao ar de 1982 à 1988). O Velho Guerreiro comandava a massa nas tardes de sábado com calouros, convidados e as inesquecíveis chacretes numa salada musical que agitou os anos 80.



4 - Fantástico, o Show da Vida (jornalístico no ar desde 1973). Uma mistura ousada de entretenimento e jornalismo com o melhor da TV numa fórmula que foi exportada e até virou plágio na Itália.


5 - Domingão do Faustão (programa de auditório no ar desde 1989). Fausto Silva trouxe para as tardes de domingo muita diversão com irreverência e quadros marcantes.


6 - Xou da Xuxa (programa infantil no ar de 1986 à 1992). Xuxa Meneghel se tornou a Rainha dos Baixinhos com um programa infantil repleto de brincadeiras, atrações variadas e desenhos animados.


7 - Sítio do Picapau Amarelo (versão exibida entre 1977 e 1986). A obra de Monteiro Lobato encantou gerações e fez história com seus personagens inesquecíveis.


8 - Sai de Baixo (humorístico que ficou no ar de 1996 à 2002). A sitcom que era gravada ao vivo foi uma coqueluche nas noites de domingo com personagens hilários e engraçados.


9 - TV Mulher (programa feminino que foi ao ar de 1980 à 1986). Primeiro programa feminino que ganhou destaque na TV brasileira com Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias e Marta Suplicy.


10 - Esporte Espetacular (esportivo no ar desde 1973). O programa traz histórias de superação dos atletas e os bastidores das competições.

E aqui termina a semana especial dos 50 anos da Globo dando os parabéns à essa emissora que é admirada e odiada, mas tem sua importância na cultura brasileira.

Postar um comentário

0 Comentários