Globo 50 Anos: As emoções do esporte que ficaram marcadas pra sempre

No quinto capítulo da série sobre os 50 anos da Rede Globo o destaque é para o esporte.

No ano de sua inauguração a emissora produziu os programas esportivos Por dentro da jogada e Em cima do lance. No ano seguinte o destaque ficou com a resenha Facit, a primeira mesa redonda da emissora. João Saldanha teve um programa de dois minutos que ia ao ar antes do Jornal Nacional até 1974. A primeira transmissão de um jogo de futebol aconteceu em 21 de novembro de 1965 em amistoso entre Brasil e URSS no Maracanã.








Em 1973 estreava o Esporte Espetacular que tinha como objetivo abrir espaço para as mais diversas modalidades esportivas com apresentação de Léo Batista. Depois ganhou linguagem própria e passou pelas tardes de sábado e desde 1996 nas manhãs de domingo. Muitos apresentadores deixaram sua marca no programa dentre eles Isabela Scalabrini, Fernando Vanucci e Mylena Ciribelli que recentemente foram ignorados na festa dos 40 anos do programa. Atualmente o programa é apresentado por Glenda Koslowski e Ivan Moré.









Em 1977 o Copa Brasil era o noticiário diário sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol. Foi o embrião para o lançamento em 78 do Globo Esporte, o programa esportivo da hora do almoço. Léo Batista estava lá e foi ele o primeiro a apresentar o programa. No ar há 36 anos o programa passou por várias fases. Em 2008 chegou a lançar uma dupla para apresentar o noticiário, mas em 2009 com a chegada de Tiago Leifert ao comando da edição de São Paulo o programa passou por uma nova fase com a notícia de forma descontraída, seguida depois com a regionalização do programa que tem edições locais como no Rio de Janeiro com apresentação de Alex Escobar, Minas Gerais com Maíra Lemos, Brasília com Viviane Costa e a edição de rede comandada por Cristiane Dias com Fernanda Gentil sendo eventual apresentadora. Além do GE e do EE outro programa esportivo de destaque é o Corujão do Esporte atualmente comandado pelo ex- judoca Flávio Canto. Além de Flávio Canto e Glenda Koslowski o ex- atleta e campeão olímpico Tande é outro nome de destaque no esporte.


O Planeta Extremo que começou como quadro no Esporte Espetacular, depois no Fantástico ganhou vida própria este ano. Apresentado pelos repórteres Clayton Conservani e Carol Barcellos o programa mostra os lugares mais sensacionais do mundo vistos de um jeito diferente.


Em toda sua história a Globo transmitiu 11 Copas do Mundo e 10 Olimpíadas. A primeira Copa transmitida foi a do México em 70, num pool com as redes Tupi, REI e Bandeirantes. A voz que acompanhou a seleção na conquista do tri foi Geraldo José de Almeida na primeira Copa do Mundo transmitida no país. Aliás quando é Copa do Mundo o país para para acompanhar a seleção brasileira e os índices de audiência são muito altos, mesmo quando tivemos Copa em 2002 quando os jogos do outro lado do mundo atingiam altos índices mesmo na madrugada.


Em 1971 Luciano do Valle chegava à Globo e em 1974 se tornava o narrador titular da emissora. Nesse período que vai até 1982 transmitiu as Copas de 1978 e 1982 onde foi a voz dos jogos do Brasil e as Olimpíadas de Montreal e Moscou.

A paixão do brasileiro pela Fórmula 1 surgiu na Globo. A partir de 1972 com uma pequena interrupção em 1980 a Globo fez com que a categoria ganhasse fãs e claro torcer pelos brasileiros. Os oito títulos conquistados por Emerson Fittipaldi, Nélson Piquet e Ayrton Senna foram documentados pela emissora. A trágica morte de Senna em Ímola foi acompanhada de perto e no exato momento da morte do brasileiro o repórter Roberto Cabrini foi o encarregado de dar a notícia. As vitórias brasileiras ficaram pra sempre marcadas com o Tema da Vitória, composição de Eduardo Souto Neto que era tocada no Grande Prêmio do Brasil para os vencedores, mas a partir de 86 ficou exclusiva para as vitórias brasileiras.


Galvão Bueno é um capítulo à parte. O narrador esportivo que é amado e odiado ao mesmo tempo estreou na Globo em 1981. Logo no primeiro ano narrou a conquista do Mundial Interclubes pelo Flamengo. A partir de 1982 passou a transmitir a Fórmula 1. Seus bordões caíram no gosto do povo: Bem Amigos da Rede Globo, Sai que é sua Taffarel, Haja Coração e Ayrton Senna do Brasil ficaram marcados na nossa memória. Na conquista do tetra em 94 quem não se lembra na hora em que o Baggio isolou a bola e Galvão gritando É Tetra junto de Pelé e Arnaldo César Coelho num momento marcante da carreira, ou no ano passado no sofrivel Mineiratzen alemão. Seja em Copa do Mundo ou Olimpíadas a voz de Galvão Bueno ficará marcada pela emoção, mesmo que fale besteiras.

Amanhã o destaque é para a dramaturgia com as dez novelas que ficaram pra sempre e as séries e seriados.

Postar um comentário

0 Comentários