Top 5: Sai a lista do Petrolão e dólar chega a R$ 3

E saiu a tão aguardada lista do Petrolão. A semana que termina também fica marcada por mais uma atrocidade do Estado Islâmico e o dólar nas alturas.

Saiba quem são os investigados com cargo e partido político de cada (Editoria de Arte/G1)

1 - Petrolão: O Procurador Geral Rodrigo Janot entregou a lista dos políticos que estão envolvidos no escândalo ao STF e na noite de ontem o ministro Teori Zavascki atendeu o pedido do procurador e abriu inquérito quebrando o sigilo dos envolvidos. Na lista estão 54 políticos de 5 partidos. O Partido Progressista é o partido com mais indiciados com 31. Entre os envolvidos estão os presidentes do Senado Renan Calheiros e da Câmara Eduardo Cunha. O PT, partido governista tem entre os envolvidos o tesoureiro João Vaccari Neto, a ex- ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann, o senador Lindberg Farias e o ex- ministro Humberto Costa. Outro nome envolvido é do ex- presidente e senador pelo PTB Fernando Collor de Mello. A lista é um duro golpe contra o governo pois 35 deles integram a base aliada. Nem Dilma Rousseff nem Aécio Neves foram indiciados e por isso mesmo tiveram seus processos arquivados.


2 - Dólar: A moeda norte americana teve uma semana cheia de altas e terminou cotado a R$ 3,05. A alta foi de 1,49% no dia e durante a semana aumentou 7%. Este foi o maior valor desde agosto de 2004.


3 - Estado Islâmico: Cada vez mais o grupo extremista choca o mundo com suas atitudes insanas. Depois de destruírem estátuas e relíquias em Mossul, o grupo jihadista voltou a atacar o Iraque, desta vez a cidade de Nimrod, antiga cidade assíria e sede de sítios arqueológicos que são fundamentais para entender a história cultural da civilização. Para a ONU o ato foi um crime de guerra. Ainda no Iraque o grupo foi expulso pelo exército iraquiano da cidade de Al Baghdadi que havia sido controlada desde setembro do ano passado.

Avião caiu em campo de golfe nos EUA com ator Harrison Ford (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)

4 - Harrison Ford: O ator norte americano de 72 anos, astro de filmes como Indiana Jones e Guerra nas Estrelas escapou da morte ao sofrer acidente aéreo com um avião da Segunda Guerra Mundial na quinta feira. Ele avisou à torre de controle que o motor falhou e ele tentou pousar, mas acabou fazendo um pouso forçado em um campo de golfe sendo resgatado por golfistas que o encontraram ensanguentado entre os destroços. Apesar disto ele está fora de perigo.

Zuenir Ventura de fardão (Foto: Daniel Silveira/G1)

5 - Zuenir Ventura: O escritor e jornalista de 83 anos tomou posse na cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele substitui o poeta Ariano Suassuna, morto em julho do ano passado. O mais novo imortal escreveu vários livros, dentre eles 1968 - O ano em que não terminou sobre o agitado ano que teve passeatas pela liberdade no mundo e no Brasil da ditadura aconteceu o AI - 5, o maior ato repressivo que marcou a vida do país por dez anos.

Imagem da semana

Corpo mumificado é visto nesta quinta-feira (5) no vulcano Citlaltepetl, no México (Foto: REUTERS/Hilario Aguilar)

No México foram encontrados corpos mumificados de dois alpinistas que tentavam escalar o vulcão Pico de Orizaba entre as cidades de Puebla e Veracruz. Os dois alpinistas haviam desaparecido após uma avalanche em 1959. Os corpos foram encontrados à mais de 5 mil metros de altura e o resgate não foi possível devido às péssimas condições metereológicas da região.

Sábado que vem tem mais.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
Kléber Nunes,

O Brasil vive um tempo complicado. A alta do dólar o Petrolão e o possível Impeachment vem trazendo instabilidade ao nosso país.

Abraços.
Participe do Super Quiz:
Sexto desafio