O Mês em Resumo: O inferno astral da Petrobras, a insanidade promovida pelo Estado Islâmico e o doping que derrubou Spider

O quadro O Mês em Resumo traz hoje o que foi notícia no mês de fevereiro.




A Petrobras segue seu inferno astral. Quase um ano depois da deflagração da Operação Lava Jato o governo decidiu trocar a direção da empresa. Graça Foster e toda a cúpula renuncia a seus cargos no começo do mês. No dia 6 a presidenta Dilma Rousseff nomeia o novo comandante, Aldemir Bendine, ex- presidente do Banco do Brasil. Como se não bastasse o novo mandatário da empresa é acusado de ser favorecido em um empréstimo feito para a socialite Val Marchiori. No dia 11 um navio plataforma explode no Espírito Santo. Oito operários morreram na maior tragédia desde 2001 quando a P-36 explodiu e 11 pessoas morreram. A crise não sai da empresa e no dia 24 a agência de investimento de risco Moody's rebaixa a nota de crédito que desce para grau especulativo. No mesmo dia um protesto na sede da ABI no Rio de Janeiro se transforma em ato de pancadaria. Realmente foi um mês terrível para a Petrobras.


O Congresso abriu sua nova legislatura e foram eleitos os presidentes das duas casas legislativas. No Senado Renan Calheiros foi reeleito e na Cãmara dos Deputados o deputado Eduardo Cunha impõe uma derrota humilhante ao governo e se elege presidente da Câmara. E nesse primeiro mês ele deu mostras de que vai trabalhar de forma independente, mas uma de suas medidas causou indignação na sociedade ao lançar um pacote de benefícios para os deputados enquanto o país sofre com o duro ajuste fiscal.


Um país parado: os caminhoneiros decidem protestar nas estradas por conta do aumento no preço dos combustíveis.


O PT comemorou seus 35 anos de fundação com uma festa modesta e um ato de defesa ao tesoureiro João Vaccari Neto, acusado de receber propina de R$ 200 milhões. Já o ex- ministro da Fazenda Guido Mantega foi covardemente agredido verbalmente no hospital Albert Einstein por um grupo que o xingou veemente. E Henrique Pizzolato será extraditado em breve. Ele resolveu se entregar à justiça italiana onde vivia em liberdade. Ele é um dos envolvidos no escândalo do mensalão. E Joaquim Barbosa atacou o partido pelo Twitter ao sugerir que a presidenta demitisse o ministro da justiça José Eduardo Cardozo que foi acusado de receber donos de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato.


Agnelo Queiroz sofre uma dupla derrota e tem seus bens bloqueados na Justiça por improbidade administrativa. A Justiça decide indiciar o ex- governador do DF por irregularidades na assinatura do contrato para a realização da etapa brasileira da Fórmula Indy que aconteceria em 8 de março, mas a corrida foi cancelada pelo GDF atendendo recomendação do MP. Uma semana depois ele teve seus bens bloqueados de novo desta vez por novas irregularidades no Centro Administrativo de Taguatinga.


O mês de fevereiro trouxe alívio para o Sistema Cantareira. As chuvas que caíram fizeram com que os reservatórios recuperassem os níveis de dezembro do ano passado, mas ainda não é o suficiente pra espantar a ameaça de racionamento.

O brasileiro Rodrigo Gularte teve sua execução adiada pelo governo da Indonésia. Enquanto isso o governo brasileiro negou credencial para o novo embaixador do país. Pelo jeito essa crise vai longe.



O empresário Eike Batista teve boa parte de seu patrimônio confiscada pela justiça. Seis carros importados, e outros objetos de valor foram confiscados, mas uma cena deixou todo mundo indignado. O juiz Flávio Roberto de Souza é flagrado dirigindo um dos carros apreendidos, um Porsche Cayenne pelas ruas do Rio de Janeiro.


O carnaval na Vila Madalena foi violento e 15 pessoas ficaram detidas em confrontos com a Polícia. Os PMs atiraram bombas de gás contra os foliões.




O mundo em alerta: O Estado Islâmico voltou a promover barbáries no Oriente Médio. São divulgadas imagens terríveis do piloto jordaniano Mutah Al Kaasebeh sendo queimado vivo em uma jaula. Ele havia sido sequestrado pelos extremistas no fim do ano passado quando a aeronave caiu na Síria. Em outro vídeo o grupo executa de forma sumária 21 cristãos egípcios na Líbia. O festival de atrocidades não parou por aí. Os extremistas destruíram relíquias e obras de arte do século VII a.C em Mossul no Iraque numa prova de fanatismo louco e exagerado. Na Dinamarca um suspeito de pertencer ao grupo é morto depois de cometer dois ataques numa cafeteria e em uma sinagoga matando duas pessoas.




Na Venezuela a repressão atinge níveis extremos. O prefeito de Caracas Antonio Ledezma é preso de forma arbitrária. Cada vez mais a repressão autoritária de Nicolás Maduro causa revolta na população. Na Argentina milhares de pessoas vão até a Plaza de Mayo protestar contra o governo de Cristina Kirchner. O governo é acusado de conspiração na morte misteriosa do promotor Alberto Nisman.




O carnaval de Brasília não teve desfile das escolas de samba, por isso mesmo os blocos é que deram conta do recado. Em São Paulo a grande campeã foi a Vai Vai que conquista seu 15º título com um enredo sobre a cantora Elis Regina. No Rio a Beija Flor de Nilópolis conquistou seu 13º título e o oitavo no Sambódromo com um enredo sobre a Guiné Equatorial, bancado pela ditadura que controla o país há 35 anos. O filho do ditador esteve no país.


Após 29 anos de Rede Globo a apresentadora Xuxa Meneghel deixa a emissora e assina contrato com a Rede Record de Televisão por três anos. Xuxa estava afastada desde o ano passado e foi dispensada pela emissora no fim do ano. O motivo alegado é a falta de espaço da programação infantil.


Um doping que caiu como uma bomba: Anderson Silva é flagrado duas vezes em exame antidoping por usar substãncias proibidas antes e depois da luta contra o americano Nick Diaz em 31 de janeiro. Ele venceu o duelo, mas não levou. O caso abala o MMA. Spider é suspenso pela Comissão Atlética de Nevada por tempo indeterminado ao não comparecer à uma audiência.


Com grande atuação do quarterback Tom Brady o New England Patriots desbanca o Seattle Seahawks e é campeão do Super Bowl pela quarta vez.


Ciência desvenda mistério do vestido que ‘muda de cor’

Dois memes da internet deram o que falar este mês: Anna Clara Mansur de apenas 9 anos se torna musa fitness ao expor nas redes sociais sua rotina de exercícios logo cedo, já outro meme foi o de um vestido bicolor que causou um debate intenso: afinal quais eram as cores desse vestido?


Tomie Ohtake veio para o Brasil em 1936 e começou tarde sua carreira, mas se tornou em mais de 50 anos a grande dama do abstracionismo com obras que buscavam uma aproximação com as pessoas. Aos 101 anos Tomie Ohtake morre no dia 12 devido à complicações pulmonares.


O músico Renato Rocha, conhecido como Negrete fez parte da primeira formação da banda Legião Urbana ao lado de Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Depois que saiu do grupo em 1989 nunca mais obteve o mesmo sucesso. Há três anos atrás ele foi encontrado nas ruas e fumando drogas. Tentou se recuperar, mas no dia 22 é encontrado morto misteriosamente em uma casa no Guarujá.


O ator Leonard Nimoy ficará marcado para sempre pelo Dr. Spock da série de TV Jornada nas Estrelas que virou uma trilogia filmada no cinema. Aos 83 anos ele sofria de problemas pulmonares e no dia 27 sai de cena definitivamente.

O quadro volta em março.

Postar um comentário

0 Comentários