Vai começar os estaduais 2015

Amantes do futebol, vibrem. A partir deste fim de semana a bola voltará a rolar nos quatro cantos do país. O futebol brasileiro inicia mais uma temporada e os campeonatos estaduais dão o pontapé inicial. Mas a bola já está rolando em Brasília desde a semana passada. As equipes pela primeira vez tiveram uma pré temporada decente com amistosos e jogos preparatórios e o mercado da bola se agitou com muitas idas e vindas de jogadores. Aqui um mini guia dos torneios regionais mais importantes.

Meia Jorge Wagner é apresentado pelo Vitória na Toca do Leão (Foto: Eric Luis Carvalho)

Começando pelo Nordeste e pelo campeonato baiano que terá nova fórmula de disputa com a dupla Ba Vi em campo. Rebaixados no último Brasileirão a dupla tenta iniciar o ano com mais um estadual na conta. O Bahia trouxe sete reforços e o Vitória trouxe cinco reforços. O destaque é Jorge Wagner, jogador experiente com passagem por Cruzeiro e São Paulo. No campeonato cearense a dupla Ceará e Fortaleza deverão dar as cartas novamente. No campeonato pernambucano o trio de grandes mais o Salgueiro já entra sem risco de queda, pois o campeonato começou no final do ano passado. No Centro Oeste o Candangão já começou e duas rodadas foram disputadas. O campeonato goiano começa neste fim de semana e a dupla Goiás e Atlético Goianiense devem dividir a atenção e o Vila Nova estã na divisão de acesso. O campeonato paranaense terá o duelo entre os times do interior contra os times da capital que querem ir à forra. No campeonato catarinense a disputa estadual ganha ares de glamour pois os quatro times que jogam a Série A estarão em campo.

Lucas Pratto, atacante do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG)

O futebol de Minas Gerais, dominante no cenário nacional em 2014 terá um estadual recheado de campeões. Atlético Mineiro e Cruzeiro, campeões da Copa do Brasil e da Série A mais o Tombense, campeão da Série D estão na briga junto de América Mineiro e Boa Esporte que brigaram pelo acesso na última Série B. O Cruzeiro sofreu desmanche e perdeu dez jogadores, entre eles Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, a espinha dorsal do meio campo além de Lucas Silva que foi para o Real Madrid. No Galo a única baixa foi a saída do atacante Diego Tardelli, por outro lado chegou para suprir a ausência no ataque o argentino Lucas Pratto, que era do Vélez Sarsfield. Já no Gauchão o Internacional vai tentar o pentacampeonato consecutivo sob o comando de Diego Aguirre, mas terá de dividir as atenções com a Libertadores e o Grêmio trouxe reforços pontuais como Douglas e aposta no carisma de Felipão, que mesmo depois do vexame com a seleção na Copa conseguiu ressurgir no comando do time.

Clayton de Souza/Estadão

O Campeonato Paulista vem repleto de reforços dos grandes e o interior mais forte. O Ituano, atual campeão terá uma missão espinhosa para defender o título. Dos quatro grandes o time que mais se reforçou foi o Palmeiras que num processo de reformulação do elenco trouxe 17 reforços, dentre eles o volante Arouca, o experiente Zé Roberto e Dudu além de um novo patrocinador master. O Santos passou por uma grave crise financeira que levou jogadores a entrarem na justiça, mas trouxe o reforço de Ricardo Oliveira e a volta de Elano. Corinthians e São Paulo vão dividir as atenções com a Libertadores. No Timão a base foi mantida e Cristian retorna ao time além da volta de Tite que treinou o clube no período vitorioso entre 2011 e 2013 ao comando do time. No São Paulo seis jogadores reforçam o time e a base foi mantida. Rogério Ceni disputará seu último Paulistão e quer se despedir com um título que não vem desde 2005.


No campeonato carioca o equilíbrio entre os times grandes e os do interior deve prevalecer. O Botafogo tenta usar o estadual como trampolim para se reerguer. O goleiro Jefferson, único ídolo do time permanece no elenco reformulado que será dirigido por Renê Simões. O Vasco tenta acabar com um jejum de 12 anos sem ganhar o estadual e com Eurico Miranda de volta se reforçou com 14 jogadores. A dupla Fla - Flu manteve os técnicos e fora de campo se manifestaram contra os ingressos a preços promocionais. O Flamengo manteve a base e o técnico Vanderlei Luxemburgo quer o título como obrigação. Para manter a hegemonia no estado o clube trouxe novas caras como o zagueiro Bressan e o lateral direito Pará, vindos do Grêmio, Arthur Maia, que foi destaque nos amistosos e Marcelo Cirino, vindo do Atlético Paranaense para o ataque. O clube ainda busca um medalhão e um camisa 10. No Fluminense o fim do patrocínio com a Unimed fez com que a torcida ficasse com a pulga atrás da orelha. Apenas sete reforços foram contratados e pra piorar o argentino Conca foi vendido. Fred segue sendo o destaque no ataque tricolor.

E é claro o Blog de knunes vai acompanhar todas as emoções dos estaduais com muita rivalidade e emoção.

Postar um comentário

1 Comentários

Patryck Leal disse…
Kléber Nunes,

Apesar de serem criticados, os Estaduais possuem uma grande história e são amados por boa parte dos torcedores!

Abraços.
Participe do Super Quiz:
Primeiro desafio