Pular para o conteúdo principal

O Mês em Resumo: EUA e Cuba reatam parceria diplomática, cai avião na Ásia e Gabriel Medina faz história

O quadro O Mês em Resumo fecha 2014 trazendo os principais fatos que marcaram o mês de dezembro.



No dia 17 de dezembro o mundo viveu um dia histórico. Estados Unidos e Cuba anunciam o reatamento das relações diplomáticas após 53 anos. Intermediado pelo Papa Francisco os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram a retomada. Obama em seu discurso afirmou que Somos todos americanos.





No dia 28 um avião da companhia AirAsia desapareceu levando 162 pessoas a bordo. Dois dias depois os destroços foram localizados no mar. A tragédia foi mais uma num ano terrível para a aviação mundial.





Em Sydney um refugiado iraniano causou pânico e terror em um café no centro da cidade por 17 horas. Suspeitava - se que ele era integrante do Estado Islâmico, mas não era. Ele acabou sendo morto pela polícia com outros dois reféns. No dia 16 um massacre dentro de uma escola no Paquistão por integrantes da milícia talibã mata 148 pessoas, a maioria crianças.



Surge uma nova personagem no escândalo do Petrolão. Venina Velosa da Fonseca, ex- gerente executiva da Petrobras revela em entrevista ao jornal Valor Econômico que avisou a presidente da empresa Graça Foster de que havia irregularidades. Ela acabou virando alvo de ataques diretos e acabou sendo afastada.

Brasília na penúria: O fim de ano do cidadão brasiliense não foi fácil. Setores importantes como saúde e transporte pararam suas atividades por causa da crise financeira no GDF que não paga no prazo os salários dos servidores. A festa de reveillón na Esplanada correu sério risco de não ser realizada, mas ela será realizada, mas com desvio de dinheiro, é o que aponta o Ministério Público.

A presidenta Dilma Rousseff fecha sua equipe para o segundo mandato. 13 ministros foram mantidos, dentre eles Aloízio Mercadante na Casa Civil. Juca Ferreira assumirá a pasta da Cultura e dos novos ministros destaques para Cid Gomes que será ministro da Educação, Gilberto Kassab na pasta das cidades e Ricardo Berzoíni nas Comunicações.



Um monstro aterroriza a Baixada Fluminense. Saílson José das Graças é preso e confessa ter matado 42 pessoas e mesmo confessando os crimes anuncia que voltará a matar quando sair da cadeia.

Em Praia Grande um raio matou quatro pessoas. A forte chuva causou a descarga elétrica que foi fatal.



A modelo e apresentadora Andressa Urach fica 22 dias internada por conta do excesso de hidrogel que causou uma infecção ns pernas. Ela recebe alta no dia 23.



A chef Elisa Fernandes é a vencedora do reality MasterChef. Ela ganhou um curso de três meses na escola Le Cordon de Paris, R$ 150 mil e um carro zero km. Os índices chegaram a 10 pontos garantindo à Bandeirantes o primeiro lugar no Ibope.



Desemboca a crise no vôlei brasileiro. O Banco do Brasil anuncia a suspensão do patrocínio à CBV depois de 23 anos. A CGU aponta irregularidades no uso de dinheiro do patrocínio. Em sinal de protesto os jogadores entraram em quadra com nariz de palhaço. E pra piorar a CBV abre mão de sediar a fase final da Liga Mundial em 2015. Bernardinho é suspenso por dez jogos.



Leandro Totti conquista o bicampeonato brasileiro da Fórmula Truck ao chegar em segundo lugar na prova de Goiânia. Totti conquistou seis vitórias no ano e também levou o bicampeonato sul americano.



O Palmeiras escapa de ser rebaixado para a Série B do Brasileiro ao empatar com o Atlético Paranaense por 1 x 1 e graças à vitória do Santos Bahia e Vitória foram rebaixados junto de Botafogo e Criciúma.



O Real Madrid conquista o título do Mundial de Clubes ao bater na final o San Lorenzo por 2 x 0 coroando uma temporada fantástica onde levou a Liga dos Campeões.





Um momento histórico pro esporte brasileiro: Gabriel Medina, de 21 anos se torna campeão mundial de surfe. O título veio na etapa final em Pipeline, no Havaí onde ele contou com a ajuda de Alejo Muniz que despachou Kelly Slater e Mick Fanning contribuindo para o feito histórico. Ao chegar no Brasil o novo ídolo do esporte mostrou também seu lado solidário. Por ocasião das chuvas que inundaram sua casa em Maresias a carreata foi suspensa e ele pediu a solidariedade do povo brasileiro com doações e depois partiu para o descanso em Floripa.


Ele cantou com alma no festival de Woodstock um cover dos Beatles que virou clássico. Sua voz rouca encantou gerações, mas Joe Cocker perdeu a batalha contra um câncer no pulmão que o matou no dia 22 aos 70 anos.

O mês ainda teve as mortes de Roberto Porto, jornalista e torcedor do Botafogo, Jorgeh Ramos, dublador que ficou famoso por conta de anunciar o bordão Breve nos cinemas, o engenheiro Ralph Baer, o criador do videogame Odyssey, a prostituta Hilda Furacão que inspirou o livro e a minissérie homônima que foi exibida pela Rede Globo em 1998 e a atriz italiana Virna Lisi.

O quadro retorna em janeiro de 2015 com a retrospectiva do mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Bela do Domingo: Flávia Alvarenga

Em sua penúltima edição, o quadro A Bela do Domingo traz hoje a jornalista Flávia Alvarenga.



Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Flávia Alvarenga está há dez anos na Rede Globo de Brasília e começou sua carreira sendo produtora de reportagem no DF TV 1ª edição em 2002, ano em que se formou.









Em 2004 o formato da previsão do tempo foi mudado e Flávia assumiu a apresentação do quadro nos telejornais locais. Em 2005 passa a fazer reportagens de rua e acumula ainda a apresentação do bloco local do Globo Esporte até outubro de 2008. A jornalista também pode ser vista eventualmente na previsão do tempo do Jornal Nacional e nos outros telejornais. Atualmente está à frente do Bom Dia DF, telejornal que vai ao ar às 6:30 da manhã.

No domingo que vem tem a última Bela do Domingo da temporada de 2011.

A Bela do Domingo: Cecília Malan

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Cecília Malan.



Maria Cecília Malan nasceu em 16 de abril de 1983 e se formou em jornalismo pela PUC do Rio. Filha do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan já morou em Nova York, Washington, Paris e Brasília quando decidiu voltar ao Brasil em 2002.









Em 2005 inicia carreira como estagiária do Bom Dia Brasil e depois virou trainee. Em 2007 se torna editora do noticiário internacional e desde 2011 atua no escritório da Globo em Londres. Primeiramente como produtora e depois passou a dividir reportagens. Dentre as coberturas mais importantes destaca - se a dos atentados ocorridos em janeiro de 2015 ao jornal Charlie Hebdo quando foi alvo de críticas nas redes sociais devido à sua demonstração de ficar com medo ao ouvir disparos de armas de fogo. E desde então participa do Bom Dia Brasil e dos demais telejornais da casa com entradas ao vivo da capital inglesa.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Izabella Camargo

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Izabella Camargo.



Seu nome de batismo é Izabella Spaggiari Brazil Camargo, nascida em Apucarana em 1º de fevereiro de 1981. Aos 16 anos deixou sua cidade natal e veio para São Paulo onde foi uma das garotas do programa de games Fantasia no SBT entre 1997 e 1999.





Fez curso no Senac de rádio e TV, fez jornalismo na Faculdade São Judas Tadeu e pós graduação e marketing na Faculdade Cásper Líbero. Em 2003 fez programas de entretenimento na rádio Energia 97, depois na Jovem Pan. Em 2005 integrou o time de apresentadores do canal Shop Tour e em janeiro de 2006 passou a integrar o time de locutores do canal de notícias Band News onde ficou até 2009. Voltou ao SBT onde apresentou por uma semana o extinto Olha Você. Em junho do mesmo ano passou a fazer parte da equipe de jornalismo da Rede Bandeirantes.





Durante os três anos em que esteve na emissora participou do rodízio de apresentadores do Jornal da Band e ao mesmo tempo cobrindo as férias…

A Bela do Domingo: Lana Canepa

O quadro A Bela do domingo de hoje traz a jornalista Lana Canepa.


Lana Karine Prieto Canepa Mundim iniciou carreira no jornalismo como produtora, repórter e editora em uma emissora afiliada da Rede Globo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul cobrindo assuntos de Brasília.









Em 2005 apresentou o programa independente Beleza em Foco na TV Brasília. Em 2007 se forma em Ciência Política na UnB, em 2010 se torna repórter da Globo Brasília cobrindo acontecimentos locais. Em 2012 em sua primeira passagem pela Band se torna editora e repórter do Jornal da Band, logo depois se mudou pra Curitiba onde foi professora da PUC e trabalhou para o jornal Gazeta do Povo até 2016 quando passou pela TV Justiça e depois retornou para a Band voltando a atuar como repórter de política do Jornal da Band. O seu desempenho fez com que a direção de jornalismo do canal a escolhesse para cobrir recentemente as férias de Paloma Tocci e possivelmente a licença maternidade em breve.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Bruna Roma

O quadro A Bela do Domingo está de volta e para abrir a temporada 2014 a primeira homenageada é a jornalista Bruna Roma.



Bruna Silva Roma nasceu em 23 de fevereiro de 1988 em Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo onde viveu até os 20 anos. Cursou Comunicação Social com habilitação para Jornalismo em Taubaté e em 2009 participa do programa de estagiários da Rede Globo. Durante o estágio dividiu o trabalho na capital paulista e a universidade no interior onde se forma em 2010.















Em 2010 logo que se formou passou a fazer parte da equipe de repórteres da Globo de São Paulo e ficou durante dois anos. Em janeiro de 2012 se muda pra Fortaleza onde começa a trabalhar na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo na capital cearense, três meses depois apresentou um quadro de diversão e arte no telejornal CE TV 1ª edição e em julho do mesmo ano assumiu a apresentação do Encanta Ceará que homenageia os artistas que se destacam no estado. Em julho do ano passado deixa a Verdes Mares e reto…

A Bela do Domingo: Marisy Idalino

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz e apresentadora Marisy Idalino.



Nascida em 10 de maio de 1984 em Osasco, Marisy Idalino iniciou no balé e aos 15 anos inicia carreira no teatro. Aos 17 anos se muda pra São Paulo onde tenta fazer a faculdade de Direito, mas faltando dois anos desiste e retorna para o teatro.









Fez testes publicitários e passou para um deles na TV Gazeta onde ficou por três meses fazendo merchandising no programa Todo Seu com Ronnie Von. Depois passou por Mega TV, Record e Bandeirantes até que em 2012 ela retornou à Gazeta, primeiro no TV Culinária e depois como stand by nos programas Você Bonita, Mulheres e Revista da Cidade. Chegou a namorar com o ator Rodrigo Phavanello, mas o casamento foi cancelado a poucos dias de ser realizado.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Williane Rodrigues

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Williane Rodrigues.



Nascida na capital federal em 10 de junho de 1981, Williane Rodrigues queria ser atriz, chegou inclusive a encenar peças, mas acabou indo para o jornalismo e antes mesmo de se formar já exercia a profissão estagiando na TV Bandeirantes e na Radiobras. Em 2002 já formada pelo CEUB inicia carreira como repórter na TV Brasília.











Poucos meses depois começou a apresentar telejornais na casa. Três anos mais tarde se muda pro SBT onde se torna editora e apresentadora do Cidade Viva. Em 2007 se torna repórter de rede para o SBT Brasil onde trazia reportagens sobre política. No fim de 2008 assume o projeto de revitalização do jornalismo local da emissora apresentando o Jornal do SBT Brasília e desde agosto de 2013 assume o comando do SBT Brasília substituindo Neila Medeiros trazendo interatividade e levando a notícia de uma forma diferenciada. Ano passado ao comentar uma notícia de que uma adolescente jogou um gato da jane…

A Bela do Domingo: Lizandra Trindade

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Lizandra Trindade.



A carioca Lizandra Trindade começou a atuar no jornalismo em 2007 quando iniciou carreira como repórter do programa Agenda na Globo News.









Foram quatro anos fazendo reportagens e entrevistas com artistas. Em maio de 2010 se tornou repórter do Globo Universidade no lugar de Bianca Rothier que se mudou pra Suíça. Foram três anos apresentando reportagens sobre as profissões e o mercado de trabalho. Ano passado começou a trabalhar com esporte e atualmente é uma das repórteres da equipe da Globo no Rio de Janeiro e na maioria das vezes tem reportagens suas no Globo Esporte.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Mariana Becker

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a jornalista Mariana Becker.


Há 18 anos na Rede Globo, a jornalista gaúcha de 41 anos já viajou por 34 países desde 2007 quando passou a acompanhar o mundo da Fórmula 1.













Com carreira iniciada em 1995 na área geral, depois passando para o esporte a repórter chegou a participar de três edições do Rali dos Sertões, sendo duas delas pilotando. A sua experiência acabou levando a jornalista ao mundo da F1 a partir de 2007 quando foi escalada pela primeira vez. Desde então ela superou preconceitos e mesmo assim recebeu poucas cantadas por parte de colegas do mundo. Hoje em Interlagos, Mariana estará com o time da Globo na transmissão do Grande Prêmio do Brasil, prova que encerra a temporada 2013. Ela é casada com o produtor Jayme Britto e mora em Mônaco desde 2008.

Semana que vem tem mais.

A Bela do Domingo: Fernanda de Freitas

O quadro A Bela do Domingo de hoje traz a atriz Fernanda de Freitas.



Nascida em São José do Rio Preto em 25 de fevereiro de 1980 Fernanda de Freitas foi professora de balé por cinco anos e aos 19 anos deixou a academia onde lecionava para tentar a sorte no Rio de Janeiro e seu começo de carreira foi como uma das Garotas do Zodíaco no extinto Planeta Xuxa. A partir daí ela não deixou mais de aparecer na telinha.





Em 2002 fez sua primeira novela, Coração de Estudante no papel de Heloísa e no ano seguinte foi uma das apresentadoras da TV Globinho e fez participação em Kubanacan como Consuelo. Em 2004 fez o papel de Amanda em Como uma onda. Em 2005 fez o papel de Cathy mc Gould em Bang Bang, depois fez Pé na Jaca e Negócio da China.



A partir de então se dedica a participar de séries e programas como A Turma do Didi, S.O.S Emergência e Tapas e Beijos num papel de destaque além de reencarnar a personagem Marina da Glória que foi interpretada por Tássia Camargo na releitura da Escolinha do Pr…