O Mês em Resumo: EUA e Cuba reatam parceria diplomática, cai avião na Ásia e Gabriel Medina faz história

O quadro O Mês em Resumo fecha 2014 trazendo os principais fatos que marcaram o mês de dezembro.


No dia 17 de dezembro o mundo viveu um dia histórico. Estados Unidos e Cuba anunciam o reatamento das relações diplomáticas após 53 anos. Intermediado pelo Papa Francisco os presidentes Raúl Castro e Barack Obama anunciaram a retomada. Obama em seu discurso afirmou que Somos todos americanos.



No dia 28 um avião da companhia AirAsia desapareceu levando 162 pessoas a bordo. Dois dias depois os destroços foram localizados no mar. A tragédia foi mais uma num ano terrível para a aviação mundial.



Em Sydney um refugiado iraniano causou pânico e terror em um café no centro da cidade por 17 horas. Suspeitava - se que ele era integrante do Estado Islâmico, mas não era. Ele acabou sendo morto pela polícia com outros dois reféns. No dia 16 um massacre dentro de uma escola no Paquistão por integrantes da milícia talibã mata 148 pessoas, a maioria crianças.


Surge uma nova personagem no escândalo do Petrolão. Venina Velosa da Fonseca, ex- gerente executiva da Petrobras revela em entrevista ao jornal Valor Econômico que avisou a presidente da empresa Graça Foster de que havia irregularidades. Ela acabou virando alvo de ataques diretos e acabou sendo afastada.

Brasília na penúria: O fim de ano do cidadão brasiliense não foi fácil. Setores importantes como saúde e transporte pararam suas atividades por causa da crise financeira no GDF que não paga no prazo os salários dos servidores. A festa de reveillón na Esplanada correu sério risco de não ser realizada, mas ela será realizada, mas com desvio de dinheiro, é o que aponta o Ministério Público.

A presidenta Dilma Rousseff fecha sua equipe para o segundo mandato. 13 ministros foram mantidos, dentre eles Aloízio Mercadante na Casa Civil. Juca Ferreira assumirá a pasta da Cultura e dos novos ministros destaques para Cid Gomes que será ministro da Educação, Gilberto Kassab na pasta das cidades e Ricardo Berzoíni nas Comunicações.


Um monstro aterroriza a Baixada Fluminense. Saílson José das Graças é preso e confessa ter matado 42 pessoas e mesmo confessando os crimes anuncia que voltará a matar quando sair da cadeia.

Em Praia Grande um raio matou quatro pessoas. A forte chuva causou a descarga elétrica que foi fatal.


A modelo e apresentadora Andressa Urach fica 22 dias internada por conta do excesso de hidrogel que causou uma infecção ns pernas. Ela recebe alta no dia 23.


A chef Elisa Fernandes é a vencedora do reality MasterChef. Ela ganhou um curso de três meses na escola Le Cordon de Paris, R$ 150 mil e um carro zero km. Os índices chegaram a 10 pontos garantindo à Bandeirantes o primeiro lugar no Ibope.


Desemboca a crise no vôlei brasileiro. O Banco do Brasil anuncia a suspensão do patrocínio à CBV depois de 23 anos. A CGU aponta irregularidades no uso de dinheiro do patrocínio. Em sinal de protesto os jogadores entraram em quadra com nariz de palhaço. E pra piorar a CBV abre mão de sediar a fase final da Liga Mundial em 2015. Bernardinho é suspenso por dez jogos.


Leandro Totti conquista o bicampeonato brasileiro da Fórmula Truck ao chegar em segundo lugar na prova de Goiânia. Totti conquistou seis vitórias no ano e também levou o bicampeonato sul americano.


O Palmeiras escapa de ser rebaixado para a Série B do Brasileiro ao empatar com o Atlético Paranaense por 1 x 1 e graças à vitória do Santos Bahia e Vitória foram rebaixados junto de Botafogo e Criciúma.

 
O Real Madrid conquista o título do Mundial de Clubes ao bater na final o San Lorenzo por 2 x 0 coroando uma temporada fantástica onde levou a Liga dos Campeões.



Um momento histórico pro esporte brasileiro: Gabriel Medina, de 21 anos se torna campeão mundial de surfe. O título veio na etapa final em Pipeline, no Havaí onde ele contou com a ajuda de Alejo Muniz que despachou Kelly Slater e Mick Fanning contribuindo para o feito histórico. Ao chegar no Brasil o novo ídolo do esporte mostrou também seu lado solidário. Por ocasião das chuvas que inundaram sua casa em Maresias a carreata foi suspensa e ele pediu a solidariedade do povo brasileiro com doações e depois partiu para o descanso em Floripa.


Ele cantou com alma no festival de Woodstock um cover dos Beatles que virou clássico. Sua voz rouca encantou gerações, mas Joe Cocker perdeu a batalha contra um câncer no pulmão que o matou no dia 22 aos 70 anos.

O mês ainda teve as mortes de Roberto Porto, jornalista e torcedor do Botafogo, Jorgeh Ramos, dublador que ficou famoso por conta de anunciar o bordão Breve nos cinemas, o engenheiro Ralph Baer, o criador do videogame Odyssey, a prostituta Hilda Furacão que inspirou o livro e a minissérie homônima que foi exibida pela Rede Globo em 1998 e a atriz italiana Virna Lisi.

O quadro retorna em janeiro de 2015 com a retrospectiva do mês.

Postar um comentário

0 Comentários